ENSINO

Mostra Gastronômica de Sabores das Regiões do Brasil apresenta diversidade cultural para intercambistas

Publicado: Segunda, 23 de Setembro de 2024, 12h45 | Última atualização em Segunda, 23 de Setembro de 2024, 12h56

Atividade teve como objetivo promover intercâmbio cultural e valorizar a diversidade alimentar

Na última sexta-feira, dia 20 de setembro, os estudantes do segundo ano do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética do Câmpus Goiânia Oeste do IFG realizaram a Mostra Gastronômica de Sabores das Regiões do Brasil. A atividade teve como objetivo promover o conhecimento e a valorização da diversidade cultural e alimentar brasileira e incentivar os estudantes do curso a explorarem os hábitos alimentares de diferentes regiões do país. A mostra foi executada pelos alunos do segundo ano com supervisão das professoras do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética, Camilla Bôtega Aguiar Kogawa, Daianna Lima da Mata e Jullyana Borges de Freitas, e faz parte das atividades da disciplina de Projeto Integrador I.

“A execução dessa atividade proporcionou aos estudantes uma valiosa oportunidade de entender os múltiplos fatores que influenciam os hábitos alimentares no Brasil. Ao considerar a presença de duas intercambistas na turma, uma italiana e uma chinesa, a atividade teve o objetivo também de promover um intercâmbio cultural enriquecedor e uma maior integração com os estudantes. Com a apresentação de pratos típicos de cada região do país, os alunos desenvolveram pesquisas aprofundadas sobre os aspectos históricos, culturais, sociais e nutricionais de cada receita, o que ampliou a compreensão das múltiplas influências que moldam a alimentação brasileira. A mostra incluiu a exposição dos pratos preparados pelos alunos, apresentações orais sobre suas características nutricionais e culturais, além de uma degustação, o que permitiu que as intercambistas conhecessem e vivenciassem as tradições alimentares brasileiras, o que fortaleceu o entendimento sobre a diversidade e riqueza da culinária local”, explicou Daianna Lima da Mata, professora do curso Técnico Integrado em Nutrição e Dietética do Câmpus Goiânia Oeste do IFG.

“Eu gostei muito, achei muito interessante conhecer a cultura de todas as partes do Brasil mesmo estando aqui em Goiás. Eu não conhecia esses alimentos, o que eu mais gostei foi o cuscuz paulista e a chipa”, afirmou a intercambista italiana Rita Puca. Já a chinesa Man Hei Judith Lo elegeu o arroz com feijão-de-corda, carne de sol e pirão de carne como seu prato preferido da mostra: “Algumas regiões têm comidas mais doces, outras mais salgadas. O cupuaçu, eu gostei, mas não esperava que fosse tão azedo. A comida que eu mais gostei foi a do meu grupo, da Região Nordeste”.

Judith ficou encantada e grata com a realização da mostra: “Foi uma experiência muito interessante e muito legal para todos os estudantes. Fiquei muito impressionada como meus colegas conseguiram fazer tudo, a comida, os cartazes, as apresentações em tão pouco tempo. Fiquei muito feliz. Quero agradecer a turma por terem feito isso por mim".

Veja aqui as fotos da Mostra Gastronômica de Sabores das Regiões do Brasil

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.