Diversidade

Dia Nacional do Surdo e Setembro Azul serão celebrados no IFG Aparecida com arte e reflexões

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 08h18

Apresentações de poesia e do premiado filme CODA, reflexões sobre a cultura surda e debate sobre o filme serão realizados na quinta-feira, dia 26 de setembro, no miniauditório B, às 19 horas

O Dia Nacional do Surdo, 26 de setembro, será celebrado no Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) com uma programação que envolverá poesia, filme, reflexões e debate sobre o tema. A data é a mais importante do Setembro Azul, mês da visibilidade surda, que inclui outros momentos alusivos às lutas e conquistas do povo surdo, como o Dia da Libras (10) e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21). 26 de setembro é a data da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), a primeira escola de surdos do Brasil, em 1857.

A programação do Dia Nacional do Surdo no IFG Aparecida será realizada a partir das 19 horas, no miniauditório B. O evento terá início com uma exposição do professor Diego Leonardo Pereira Vaz, sobre o Setembro Azul. Diego é surdo e vai apresentar também uma poesia com tema voltado ao Dia do Surdo. Momento de destaque da noite será a apresentação do filme CODA, a ser precedida por uma resenha descritiva feita pelo professor Thiago Cardoso Aguiar, para apresentar o contexto do filme e facilitar aos surdos que tenham mais dificuldade de acompanhar legendas. Após a exibição do filme, haverá debate conduzido pela coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes.

O evento é uma realização do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, com apoio do Núcleo de Estudos em Educação e Linguagem do IFG Aparecida.

CODA

O termo CODA é originário do Inglês - Child of Deaf Adults, que significa “filho/a de pais surdos”. CODA é uma pessoa ouvinte que possui pai ou mãe surdo/a, ou ambos os pais surdos. O filme CODA é um longa metragem que conquistou o Oscar de Melhor Filme em 2022 e também as estatuetas do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado e de Melhor Ator Coadjuvante (Troy Kotsur). O ator foi também o primeiro surdo a receber o prêmio. O enredo do filme CODA é a história da jovem Ruby, de 17 anos, única pessoa que ouve em uma família de surdos.

DIA NACIONAL DO SURDO - SETEMBRO AZUL

IFG Aparecida

• Dia 26/09 (quinta-feira)
  • 19 horas