ARTE

Apresentação teatral e debate sobre obra Shakespeariana marcam sábado letivo no Câmpus

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2024, 12h56 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2024, 08h28

Espetáculo foi realizado pela Companhia de Arte Anthropos

No último sábado, 21 de setembro, os estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Tempo Integral (Análises Clínicas, Nutrição e Dietética e Vigilância em Saúde) e também os alunos do curso Técnico em Enfermagem, modalidade Educação de Jovens e Adultos prestigiaram as atividades artísticas e culturais preparadas para o sábado letivo pelos professores Aelton Leonardo Santos Barbosa, Constantino Isidoro, Mabel Pettersen Prudente e Janaína Cristina de Jesus em parceria com a Seção Sindical Local do Sintef-GO.

O grupo Anthropos, Companhia de Arte, sob direção do professor Constantino Isidoro, apresentou o espetáculo "Hamlet na Rua". Após a apresentação, os atores do elenco - Luana Borges, Kleber Alves, Arilton Rocha e Robson Parente - juntamente com os professores Mabel Pettersen, Constantino, da área de Linguagens e suas Tecnologias,  e Aelton Barbosa, da área de Ciências Humanas, debateram sobre "Shakespeare e o ressoar de sua obra em nós e na atualidade".

Após a apresentação teatral e a mesa-redonda, alunos e professores participaram de um lanche coletivo. Na sequência, os discentes construíram um painel com mensagens e ilustrações que expressavam a experiência artística e cultural vivenciada por eles. “Trazer manifestações culturais para o chão da escola contribui, de forma indiscutível, para a formação de nossos estudantes, especialmente quando se trata de experienciar Shakespeare”, afirmou a professora da área de linguagens, Mabel Pettersen.

Para o professor de Ciências Humanas, Aelton Barbosa, “o texto shakespeareano não envelhece, e dialoga com questões atuais e extremamente relevantes para os alunos e todos nós. A montagem e apresentação realizada no câmpus valorizou essas questões, pondo em primeiro plano os dilemas éticos e existenciais vividos por Hamlet e outros personagens criados pelo bardo renascentista”.

“A hesitação de Hamlet em cumprir seu propósito é um efeito cênico que nos faz compreender que em nosso cotidiano agir implica tomar iniciativa, imprimir um movimento a alguma coisa, liga-se diretamente à prática da liberdade, à possibilidade intrínseca do ser humano de inserir-se no mundo e começar uma história própria”, ressaltou o professor de teatro e diretor do espetáculo teatral, Constantino Isidoro.

Parceria Sindical

Janaina Cristina, professora do Câmpus Goiânia Oeste e representante da  Seção Sindical Local do Sintef-GO destacou a relevância da parceria do sindicato para a realização da atividade: “A parceria do sindicato no planejamento e apoio à atividade parte da compreensão de que a Seção Sindical Local mantém o compromisso de participação na vida acadêmica do câmpus. Assim como antes e durante a greve muitos momentos foram realizados coletivamente, no pós-greve seguimos com o mesmo compromisso de contribuir na formação integral dos estudantes, debater e lutar pelo que é público e direito de todos, inclusive o direito à fruição das artes!Que venham outros momentos formativos como esse!”.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Goiânia Oeste.