Departamento de Áreas Acadêmicas I
Departamento de Áreas Acadêmicas I
Sala S2 - 802
Contato: (62) 3227-2865
A Equipe Gestora do Departamento de Áreas Acadêmicas I é composta pela Chefia de Departamento, Coordenação Acadêmica, Coordenação de Apoio Administrativo e Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente. É ela a responsável por assessorar e viabilizar o trabalho das demais coordenações vinculadas ao Departamento. Abaixo, seguem os responsáveis por cada setor, bem como o contato respectivo.
Chefia de Departamento
Chefe: Rafael Gonçalves Borges
Contatos: (62) 3227-2830 (fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação Acadêmica
Coordenadora: Rebeca Elster Rubim
Contato: (62) 3227-2754 (fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Apoio Administrativo
Coordenadora: Marilena Menezes Bandeira Neiva
Contatos: (62) 3227-2842 (fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação de Apoio Administrativo do Teatro do IFG
Coordenador: Marcos Antônio da Silva
Contatos: (62) 3227-2742
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenações de Áreas
Coordenação da Área de Artes
Coordenadora: Ana Lara Vontobel Fonseca
Contatos: (62) 3227-2722 (fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Almoxarifado de Música:
Contato: (62) 3227-2789
Coordenação da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
Coordenadora: Ema Marta Dunck Cintra
Contatos: 62) 3227-2718 (Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório de Linguagens
Contato: (62) 3227-2733
Coordenação da Área de Turismo e Hospitalidade
Coordenadora: Sandra Santos Faria
Contatos: (62) 3227-2825 (Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório de Turismo e Hospitalidade
Coordenadora: Selma Maria da Silva
Contatos: (62) 3227-2740
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório Gastronômico
Coordenadora: Poliana Cristina Mendonça Freire
Contatos: (62) 3227-2866
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação da Área de Ciências Humanas e Filosofia
Coordenadora: Iarle Sousa Ferreira
Contatos: (62) 3227-2854 (Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação da Área de Educação Física
Coordenador: Marcelo Costa de Paula
Contatos: (62) 3227-2752 (Fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenações de Cursos
Coordenação do Curso de Bacharelado em Turismo
Coordenadora: Fernanda Rodrigues Vieira
Contatos: (62) 3227-2741 (Fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso de Licenciatura em História
Coordenadora: Maria Abadia Cardoso
Contatos: (62) 3227-2813 (Fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Laboratório de História
Flávia Pereira Machado (Coordenadora)
Contato: (62) 3227-2888
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras
Coordenadora: Camila Leopoldina Batista dos Santos
Contatos: (62) 3227-2703 (Fixo e Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso de Licenciatura em Música
Coordenadora: Natália Bueno de Oliveira
Contatos: (62) 3227-2824 (Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso Técnico Integrado em Cozinha / Gastronomia (EJA)
Coordenadora: Lisandra Lavoura Carvalho Passos
Contatos: (62) 3227-2839 (Whatsapp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação do Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical
Coordenadora: Carina da Silva Bertunes
Contatos: (62) 3227-2847 (WhatsApp)
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenadora da Especialização em Gestão dos Serviços de Hospitalidade
Coordenadora: Clarinda Aparecida da Silva
Contatos: (62) 3227-2740
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Coordenação da Especialização em Política e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica
Coordenador: Rogério dos Santos Bueno Marques
Contatos: (62) 3227-2816
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horários de Atendimento
A equipe de gestão do DAA 1 atualiza semestralmente seus horários de atendimento presencial que podem ser conferidos na planilha disponível no link abaixo:
HORÁRIO DE ATENDIMENTO – GESTÃO DAA I
Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente
A Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente é responsável pelo acompanhamento, orientação e atendimento dos discentes dos diversos cursos ligados ao departamento, visando a melhoria do seu desempenho acadêmico e estudantil.
Dentre outras ações a Coordenação também conduz semestralmente a Reunião de Pais e bimestralmente os Conselhos de Classe.
Equipe:
Andresa Cristina Silva Moreno (Pedagoga)
Horário de trabalho: 7h -13h
Humberto Paixão (Técnico em Assuntos Educacionais)
Horário de trabalho: 15h - 21h
Contato: (62) 3227-2724
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Conselho Departamental
O Conselho Departamental é presidido pelo chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas I, sendo composto pelos coordenadores de cursos e áreas, coordenador acadêmico, coordenador de apoio administrativo, além de representantes docentes, discentes e de servidores técnico-administrativos. Compete ao Conselho:
- Aprovar os planos de atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito do Departamento;
- Julgar questões de ordem pedagógica, didática, administrativa e disciplinar no âmbito do Departamento;
- Emitir parecer sobre projetos de capacitação lato sensu e stricto sensu de docentes e técnico-administrativos, demandados por servidores ou propostos no âmbito do Departamento e das Pró-Reitorias;
- Indicar representantes do Departamento nas comissões internas e outras demandadas pela Instituição;
- Zelar pelo cumprimento de dispositivos estatutários e regimentais;
- Exercer outras competências que lhe sejam atribuídas pelos regulamentos do IFG ou delegadas pelo Conselho Superior.
Membros do Conselho Departamental
Metodologia de Análise de Processos pelo Conselho Departamental do DAA-I
Corpo Docente e Administrativo
O Departamento de Áreas Acadêmicas I conta atualmente com 128 docentes efetivos e 12 servidores técnico-administrativos, além de um número variado de docentes substitutos. Abaixo seguem as listagens dos docentes e técnico-administrativos, bem como seus contatos.
Matrizes Curriculares e Conteúdos Programáticos dos Cursos
Curso de Bacharelado em Turismo
Curso de Licenciatura em História
Curso de Licenciatura em Letras
Curso de Licenciatura em Música
Curso Técnico Integrado em Instrumento Musical
Curso Técnico Integrado em Gastronomia (EJA)
Diárias e Visitas Técnicas
Em conformidade com a Portaria Normativa 2/2020- Reitoria/IFG de 20 de fevereiro de 2019, todas as viagens, no interesse da Administração, no âmbito do IFG, devem ser registradas no Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP, mesmo nos casos de afastamento sem ônus ou com ônus limitado.
Requerimento de Diárias e Auxílio Financeiro para Visitas Técnicas
Em conformidade com a Resolução do Conselho Superior do IFG n. 55, de 13 outubro de 2014, e Portaria Normativa n. 2 de 2020, que regulamentam o trâmite de visitas técnicas nesta Instituição, informamos que o requerimento do referido auxílio deverá ser encaminhado à Coordenação de Apoio Administrativo do Departamento instruído com os documentos a seguir:
1. Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens do(s) docente(s);
2. Formulário de Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (se for o caso);
3. Comprovante do Evento (folder, inscrição, termo de aceite, ofício, cronograma em papel timbrado, etc.), caso a viagem seja para participação em congressos, encontros, eventos, etc.;
4. Planilha de Concessão de Auxílio Financeiro a Estudantes constando nome e CPF do aluno, além dos valores do auxílio, em caso de visita com ajuda de custo;
5. Plano de Ensino das Disciplinas contempladas na visita técnica (na falta do plano de ensino ou, havendo, ele não tenha previsto as visitas, é necessário que o docente emita JUSTIFICATIVA – que deverá ser assinada pelo professor, a Chefia de Departamento e a Diretoria Geral, externando a importância da viagem para aquela turma específica);
6. Autorizações de Viagem Assinadas pelos Pais ou Responsáveis, no caso de alunos menores de 18 anos;
Quando a viagem for concretizada, os docentes deverão encaminhar, no prazo de 05 dias, à Coordenação de Apoio Administrativo:
7. Relatório da Visita Técnica;
8. Relatório de Prestação de Contas;
9. Lista de Presença dos Alunos.
Observações:
a) A fim de viabilizar o pagamento do auxílio financeiro aos estudantes ANTES da realização da viagem, deverão ser observados os respectivos prazos:
- Para visitas a serem realizadas com início nos dias 01 a 15 do mês corrente, o processo deverá ser formalizado com 20 dias de antecedência;
- Para visitas a serem realizadas com início nos dias 16 a 31 do mês corrente, o processo deverá ser formalizado até o dia 25 do mês anterior.
b) Caso o servidor tenha efetuado a viagem em veículo aéreo ou rodoviário não oficial, deverá apresentar, além do relatório elencado no item "9", documentos comprobatórios da prestação do serviço ou da participação do beneficiário nas atividades previstas e os comprovantes dos cartões de embarque e desembarque;
c) Conforme o Memorando Circular n. 012/PROAD/IFG/2013, não há pagamento de diárias quando a visita for realizada na Região Metropolitana desta Capital;
d) Em caso de viagem em veículo oficial do IFG, o agendamento deverá ser feito por intermédio do Coordenador de Apoio Administrativo.
Abaixo seguem os modelos de documentos para preenchimento.
- Formulário de Solicitação de Diárias e Passagens (.docx 24 kB)
- Formulário de Informações do Colaborador Eventual ou Convidado (.doc 196 kB)
- Planilha para Concessão de Auxílio Financeiro a Estudantes (.xls 103 kB)
- Autorização de Viagem de Menor (.doc 59 kB)
- Relatório de Visita Técnica (.doc 74 kB)
- Relatório de Prestação de Contas (.docx 24 kB)
- Lista de Presença dos Alunos (.xls 60 kB)
Horário de Atendimento de Monitoria
Semestralmente são selecionados através de edital as/os monitores de disciplinas ofertadas no DAA I. No arquivo disponível no link abaixo é possível consultar o horário de atendimento das/dos monitores do Departamento de Áreas Acadêmicas I, que atendem presencialmente nos locais indicados.