Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Cidade de Goiás > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Grupo Corpo Composto apresenta espetáculo “Relicário de Fracassos” no Teatro do Pontão de Cultura Cidade Livre
Início do conteúdo da página
ARTES CÊNICAS

Grupo Corpo Composto apresenta espetáculo “Relicário de Fracassos” no Teatro do Pontão de Cultura Cidade Livre

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 19h55 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 20h09

O grupo do IFG Aparecida também divulgará inscrições para novos integrantes

imagem sem descrição.

Na próxima quinta-feira, 29 de agosto, no período vespertino, o grupo cênico Corpo Composto realizará duas apresentações especiais do espetáculo "Relicário de Pequenos Fracassos" especialmente para os/as alunos/as do Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia. O evento será no teatro do Pontão de Cultura Cidade Livre, em Aparecida de Goiânia. As duas sessões são fechadas aos/às estudantes da instituição, para que seja possível atender ao maior número de discentes do câmpus, mas já há uma agenda prevista para o mês de setembro, que contempla a distribuição de ingressos gratuitos ao público em geral.

 

Com humor, casos de fracassos reais também entram em cena

"Relicário de Pequenos Fracassos" é o mais novo trabalho do Grupo Corpo Composto, e teve sua estreia em junho de 2024, durante o Festival de Teatro para Infância e Juventude, onde integrou a programação oficial nas cidades de Goiânia e Catalão. Além das apresentações, o grupo conduziu oficinas voltadas ao processo criativo por trás do espetáculo, compartilhando técnicas e inspirações com os participantes daquele evento.

O espetáculo aborda, de forma humorada e intensa, os fracassos cotidianos, oferecendo uma reflexão crítica sobre as aparências nas redes sociais e a solidão resultante da busca por conexões em um mundo filtrado digitalmente. 

Segundo a diretora do grupo, a professora Giovana Consorte, antes do espetáculo começar, o público é convidado a escrever seus próprios fracassos em pedaços de papel, que são depositados em um relicário transparente, sendo que algumas dessas histórias anônimas são incorporadas à narrativa, criando um vínculo entre os espectadores e as memórias compartilhadas em cena.

 

 

Sobre as andanças de quase 10 anos de Corpo Composto

Uma conquista recente do Corpo Composto foi o reconhecimento do seu trabalho através do edital de multilinguagens da Lei Paulo Gustavo de Aparecida de Goiânia, recebendo o 'Prêmio para Coletivos' por sua trajetória desde 2016, atuando na comunidade local com diversas atividades culturais.

Sobre esse trabalho, de quase uma década, a professora Giovana Consorte, que coordena o projeto, comenta: “É um privilégio poder estar à frente de uma iniciativa tão bacana, frutífera e duradoura. No início, a gente pensava em trabalhar ‘para’ juventudes, com o tempo percebemos que trabalhar ‘com’ elas nos levaria mais longe, nos aproximaria mais do nosso público e permitiria que tocássemos em pontos realmente importantes na discussão sobre juventudes. Já produzimos dança, teatro, cinema, já publicamos um livro, e sempre olhamos pro futuro com olhos curiosos, imaginando aonde esse sonho pode nos levar. Esse sonho é continuar existindo. O Corpo Composto é um projeto sobre gentes, seus dramas, histórias e sonhos. E exatamente por ter esse horizonte, nos aproximamos do público, sejam jovens ou adultos, nos conectamos com o adolescente que vive dentro de cada um.”

Segundo a professora, uma outra novidade é que nos próximos meses ocorrerá a criação de um repositório de imagens e textos, contendo tudo que já foi produzido pelo Corpo Composto desde a sua criação, no IFG Aparecida. Sobre essa disponibilização desses conteúdos, Giovana comenta: “Um repositório é um espaço que pode reunir imagens, sons, produções textuais, currículos de integrantes, tudo que conte essa história de maneira formal. O objetivo é historicizar essa trajetória e servir de inspiração para mais e novos projetos com essas características.”

 

Novas vagas para o elenco

Durante o evento no Pontão de Cultura Cidade Livre, o grupo também aproveitará a oportunidade para lançar uma convocatória para novos integrantes, dando continuidade ao seu trabalho de formação e expansão artística.

Segundo a professora Giovana Consorte, não há pré-requisitos ou perfil específico para ser parte do núcleo do Corpo Composto. Também não há um número delimitado de vagas, porque a primeira etapa para buscar mais estudantes dispostos a participar desse trabalho é feito através de um processo de reconhecimento, que dura aproximadamente dois meses. 

Portanto, o/a estudante que quiser saber se tem inclinação para ser parte desse movimento cênico de dança, teatro, musicalidade, poesia, criação, pode descobrir suas habilidades durante esses dois meses, sem necessariamente já se tornar parte do elenco. 

 

SERVIÇO:

Apresentações do espetáculo “Relicário de Pequenos Fracassos”

Grupo Corpo Composto


Data: 29/08/2024 (5ª feira)

Local: Teatro do Pontão de Cultura Cidade Livre

Público: alunos do Ensino Médio do IFG Aparecida

Mais informações: www.instagram.com/corpocomposto

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página