Coordenação de Relações Internacionais
Apresentação
A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) é um órgão subordinado à Diretoria Executiva e tem por objetivo promover o desenvolvimento de Relações Internacionais e a internacionalização do IFG. É organizada para assessorar o Instituto na realização das atividades de cooperação internacional.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Carolina Terra Heberlein
Contato: (62) 3612-2202
E-mail: cri@ifg.edu.br
Compete à CRI:
- Propor, induzir e viabilizar ações para o desenvolvimento da política institucional de cooperação internacional, promovendo o intercâmbio com outros países na perspectiva da inclusão social, do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e inovação de interesse público e do fortalecimento do caráter público e gratuito do Instituto Federal de Goiás;
- Promover atividades de cooperação internacional, com vistas a possibilitar a participação democrática de alunos, professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Goiás;
- Promover e estabelecer relações com instituições e agências de cooperação técnica, científica e cultural do Brasil e de outros países, na perspectiva de viabilização de intercâmbio, dentro das diretrizes estabelecidas para a cooperação internacional do Instituto Federal de Goiás;
- Propor, promover, induzir, desenvolver projetos e constituir processos que viabilizem acordos e convênios internacionais, dentro das diretrizes estabelecidas pela politica de cooperação internacional do Instituto Federal de Goiás;
- Elaborar projetos de cooperação internacional para apresentação à Diretoria Executiva, formatados, quando for o caso, para encaminhamentos aos órgãos de fomento nacionais e internacionais, na perspectiva de apoio financeiro as programas de intercâmbio de interesse do Instituto Federal de Goiás;
- Orientar, acompanhar e apoiar os estudantes e servidores na elaboração de projetos de intercâmbio, na organização da documentação necessária e nas demais providências antes e durante a realização do intercâmbio;
- Coordenar os processos de admissão, acompanhar, orientar e apoiar os estudantes estrangeiros no Instituto Federal de Goiás;
- Acompanhar e prestar assistência aos participantes e às delegações estrangeiras que se encontrarem desenvolvendo atividades em cooperação com o Instituto Federal de Goiás, no Brasil;
- Propor, apoiar, organizar e realizar eventos internacionais em conjunto com a Coordenação-Geral de Comunicação e Eventos e com a estrutura organizacional dos Câmpus do Instituto Federal de Goiás;
- Prestar apoio e assessoria aos câmpus e aos demais órgãos do Instituto Federal de Goiás em assuntos relativos à cooperação internacional.
Coordenação de Relações Internacionais
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Carolina Terra Heberlein
Telefone: (62) 3612-2202 E-mail: cri@ifg.edu.br
Endereço: Reitoria - Avenida C-198, Qd. 500 - Setor Jardim América - Goiânia/GO – CEP 74270-040
Representantes de Relações Internacionais nos Câmpus (RRICs)
CÂMPUS |
SERVIDOR |
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Águas Lindas de Goiás |
Júnio Bezerra dos Santos |
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Anápolis |
Maria Aparecida Mineiro |
|
Aparecida de Goiânia |
Douglas Xavier de Andrade |
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Cidade de Goiás |
Raquel de Paula Ribeiro |
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Formosa |
Ana Paula Melo Saraiva Vieira |
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Goiânia |
Lisandra Lavoura Carvalho Passos |
|
Goiânia Oeste |
Fernanda da Silva Oliveira |
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Inhumas |
Ana Paula Martins Oliveira Braga |
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Itumbiara |
Pauliana Duarte Oliveira |
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Jataí |
Luciana Rezende Fernandes |
|
Luziânia |
André Luiz dos Santos |
|
Senador Canedo |
Ricardo Fouad Rabahi |
|
Uruaçu |
Juliana Paula Squinca |
|
Valparaíso de Goiás |
Juan Filipe Stacul |
Portaria - Representantes Locais de Relações Internacionais do IFG
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CHAMADA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL NO INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA (IPB)-PORTUGAL - 2025
A Coordenação de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás torna públicos os requisitos e as informações referentes à seleção interna de estudantes para a chamada de Mobilidade Internacional no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal.
Os interessados devem:
- Ler atentamente as Orientações Gerais para chamada de Mobilidade Acadêmica Internacional no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) – Portugal - 2025;
- Preencher e assinar o Formulário de Inscrição, Termo de compromisso e Acordo de Estudos e encaminhá-los, juntamente com os documentos solicitados, em um único arquivo em formato pdf, para o e-mail: cri@ifg.edu.br até 30.04.2025.
Não serão aceitas inscrições realizadas fora do prazo estabelecido.
Os arquivos devem estar em formato PDF.
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Bolsa de intercâmbio High School (curta duração) no Japão -
O AFS Brasil irá selecionar um estudante brasileiro para viver essa experiência imersiva no 2º semestre de 2025, em outubro. Este é um programa patrocinado pelo governo Japonês e destinado a estudantes do ensino médio de diversas nacionalidades. O selecionado terá a oportunidade de estudar no ensino médio japonês e conviver em uma família hospedeira local, com o intuito de entender o Japão e a cultura japonesa.
Inscrições até 15/05/25!
Para mais informações, acesse: https://www.afs.org.br/bolsa-japao-2025/
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Fundação Botín Lança a XVI Edição do Programa de Fortalecimento da Função Pública na América Latina
A Fundação Botín abre as inscrições para a XVI edição do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, que será realizado de outubro a novembro de 2025. O objetivo do programa é impulsionar o desenvolvimento da região por meio de uma rede de servidores públicos com vocação de serviço íntegra e proativa.
A Fundação Botín selecionará universitários que atendam aos seguintes requisitos, entre outros:
- Possuam um bom expediente acadêmico e demonstrado compromisso com a transformação da função pública em seus países.
- Sejam capazes de trabalhar em rede em prol do bem-estar da região.
Benefícios: A Fundação Botín cobre todos os custos de transporte, alojamento e manutenção durante o programa.
Objetivos:
- Contribuir para o fortalecimento das instituições públicas da América Latina, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região.
- Criar redes de servidores públicos altamente capacitados e comprometidos com o interesse geral.
- Valorizar o exercício da função pública por meio da formação, estudo e trabalho em equipe.
- Impulsionar o talento criativo de universitários com potencial de liderança.
Requisitos para Participação:
- Ser nacional de algum país da América Latina.
- Ser estudante de qualquer curso universitário em uma instituição latino-americana e ter completado mais de 50% do curso até 30 de setembro de 2025, sem ter concluído a graduação.
- Ter nascido entre 1 de janeiro de 2001 e 31 de dezembro de 2005.
- Possuir bom expediente acadêmico.
- Contar com o aval da universidade para a candidatura.
- Domínio do idioma espanhol (para candidatos do Brasil).
- Preencher o formulário de inscrição e anexar toda a documentação solicitada.
As inscrições serão realizadas por meio do formulário de postulação, disponível até o dia 20 de maio de 2025.
Para mais informações, acesse:
PEC-G
O Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) é um programa desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores em conjunto com o Ministério da Educação com o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
Inscrição:
Deve ser feita junto às Missões diplomáticas brasileiras ou Repartições Consulares no país de origem. A data é definida pelo Ministério das Relações Exteriores.
Como funciona:
A seleção é feita pela Divisão de Temas Educacionais DCT/MRE e a Coordenação-Geral de Relações Estudantis SESu/MEC, assessoradas por uma comissão de representantes das instituições participantes.
Quando o edital é publicado:
O edital é publicado anualmente.
Quando é o ingresso:
De acordo com o calendário informado pela universidade.
Quais os cursos oferecidos:
Cada edital estabelece a lista de cursos oferecido
Quantas vagas:
O total de vagas ofertadas por curso é estabelecido pelo MEC, após a indicação da disponibilidade das IES participantes.
Requisitos:
Ser cidadão dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural e Educacional;
Diploma de Ensino Médio ou equivalente;
Cidadão Estrangeiro entre 18 e 25 anos de Idade;
Ter proficiência em língua portuguesa, no caso dos alunos de nações fora da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Seleção:
A Embaixada realiza a pré-seleção dos candidatos. O julgamento dos estudantes é feito com base em seu currículo escolar de ensino médio ou equivalente e em suas condições de manutenção financeira. A relação dos pré-selecionados e dos respectivos cursos pretendidos é encaminhada ao Ministério das Relações Exteriores, que junto à SESu, assessorada por uma Comissão indicada pelo FORGRAD, procede à seleção final. Os resultados são divulgados pelas missões ou representações diplomáticas.
Para mais informações, acesse:
Informações ao aluno selecionado pelo PEC-G
O aluno selecionado pelo PEC-G deverá observar o calendário do câmpus do IFG onde se realizará sua matrícula, e apresentar-se na coordenação do seu curso duas semanas antes do início das aulas com a documentação listada abaixo para providências quanto à matrícula.
Documentos:
Carta de apresentação (MRE);
Declaração de compromisso;
Termo de responsabilidade financeira;
Histórico escolar/ Diploma equivalente ao ensino médio carimbado e reconhecido pela Embaixada Brasileira;
Certidão de nascimento carimbado e reconhecido pela Embaixada Brasileira;
Atestado médico;
Passaporte;
Pedido de Visto Consular;
1 (uma) foto 3×4.
Regulamentação do programa.
Resolução 56/2021
Aprova a Política de Internacionalização do IFG
Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018
Estabelece medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo, com vistas à capacitação tecnológica, ao alcance da autonomia tecnológica e ao desenvolvimento do sistema produtivo nacional e regional. Art.18
Decreto 5.151/204
Dispõe sobre os procedimentos a serem observados pelos órgãos e pelas entidades da Administração Pública Federal direta e indireta, para fins de celebração de atos complementares de cooperação técnica recebida de organismos internacionais e da aprovação e gestão de projetos vinculados aos referidos instrumentos.
Parâmetro Nacional de Internacionalização para a Educação Básica
Orientações para Estudo ou Missão no Exterior:
PORTARIA Nº 2055 - REITORIA/IFG, DE 19 DE SETEMBRO DE 2024
Representantes de Relações Internacionais
Protocolo de Intenções SANTANDER/IFG
Objetivo: Estabelecer bases para parcerias entre as instituições vinculadas ao CONIF e ao Santander
Vigência: 03.12.2024
ARGENTINA:
Protocolo de Intenções ACAPA/IFG
Objetivo: Desenvolvimento de ações de cunho acadêmico, técnico e cultural no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, incluindo intercâmbios, conferências, painéis, cursos ou outras atividades de interesse mútuo.
Vigência: 2025
ESPANHA
Acordo de Cooperação Internacional CIMNE/IFG
Objetivo: implementar ações para desenvolver, conjuntamente, projetos de caráter acadêmico, científico e cultural de interesse comum para ambas as instituições.
Vigência: 05.10.23
Protocolo de Intenções Santiago da Compostela e IFG
Objetivo: promover a cooperação acadêmica, científica e cultural nas áreas de suas especializações.
Vigência: 21.10.25
Acordo de Cooperação Internacional Universidade de Santiago da Compostela e IFG
Objetivo: Facilitar intercâmbio de até no máximo quatro (4) estudantes de cada universidade por ano acadêmico
Vigência: 03.11.25
FRANÇA
Acordo de Cooperação Internacional SIGMA CLERMONT/IFG
Objetivo: Estabelecimento de cooperação mútua, visando à execução do projeto CAPES/BRAFITEC
Vigência: Enquanto o programa CAPES/BRAFITEC estiver em desenvolvimento
Protocolo de Intenções SIGMA CLERMONT/IFG
Objetivo: Estabelecimento de normas de procedimento entre os partícipes, visando ao desenvolvimento de ações no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão nas áreas de química, mecânica e engenharia industrial
Vigência:04.09.2025
PORTUGAL
Protocolo de Intenções Instituto Politécnico de Bragança e IFG
Objetivo: Estabelecimento de contatos e entendimentos mútuos, enfatizando desenvolver intercâmbio acadêmico e cultural nas formas de ensino, extensão, pesquisa e transferência de tecnologia.
Vigência: 06.04.27
Protocolo de Intenções Instituto Politécnico da Guarda e IFG
Objetivo: Desenvolver intercâmbio acadêmico e cultural nas formas de ensino, extensão, pesquisa e transferência de tecnologia
Vigência: 16.10.26
Protocolo de Intenções Instituto Politécnico do Porto e IFG
Objetivo: Desenvolver intercâmbio acadêmico e cultural nas formas de ensino, extensão, pesquisa e transferência de tecnologia
Vigência:07.04.27
Coordenação de Relações Internacionais do IFG participa do 21st Hands-on Science, em Pirenópolis-GO
A Coordenação de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), representada pela Profa. Maria Carolina Terra Heberlein, participou do evento 21st Hands-on Science, realizado em Pirenópolis. O evento, que reuniu docentes e pesquisadores de diversas nacionalidades, promoveu discussões sobre temas fundamentais para a educação e a ciência no cenário global.
Um dos destaques foi a mesa redonda intitulada “Diálogos internacionais: conexões para além do Atlântico”, que contou com a participação de professores de diferentes partes do mundo. Durante o debate, foram discutidas questões centrais como a formação de professores, a internacionalização do ensino e a divulgação científica, destacando a importância de uma educação conectada globalmente.
A participação da Coordenação de Relações Internacionais do IFG reforça o compromisso da instituição com o fortalecimento de laços internacionais e com a promoção de iniciativas que contribuam para o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre diferentes culturas e contextos educacionais.
The future of English: Global Perspectives.
Em 19/07/2024, foi realizada, no teatro CCBEU, palestra presencial e gratuita com Mina Patel, chefe de pesquisa do British Council no Reino Unido. Na oportunidade os resultados de sua mais recente pesquisa sobre os principais temas que moldam o futuro da língua inglesa e seu papel no mundo atual foram divulgados. O Instituto Federal de Goiás foi um dos colaboradores do evento por meio da Coordenação de Relações Internacionais.
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Marco de Inovação TVET: Promovendo a excelência no Brasil - Missão PALOPs
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participou, entre os dias 08 e 12 de julho de 2024, do evento Marco de Inovação TVET: Promovendo a excelência no Brasil - Missão PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). O evento foi realizado em Brasília/ DF. A Coordenadora de Relações Internacionais, Maria Carolina Terra Heberlein, representou o IFG na ocasião.
O objetivo do evento foi a apresentação do Projeto Centros de Competências para a Inovação (I-hubs, em inglês) aos dez representantes de países lusófonos da África. Durante a ocasião, o câmpus Luziânia, representado pelo Diretor Geral Reinaldo de Lima Reis Junior, recebeu a visita dos representantes PALOPs no intuito de apresentar os projetos de inovação desenvolvidos no câmpus, estreitar laços e prospectar oportunidades institucionais. A visita ao câmpus Luziânia também contou com a presença da Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Lorena Rosa.
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PEC-G
No 1º semestre de 2024, o IFG recebeu 4 estudantes estrangeiros do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Franck Mesach-Tsika da República do Congo, Erasmo Inhanda, Wilson Barros de Guiné-Bissau e Carlos Gunza da Angola
O objetivo do PEC-G é oferecer oportunidade de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais.
A inscrição no Programa é feita via embaixada ou consulado do Brasil. Para participar é preciso apresentar diploma de ensino médio ou equivalente, ter entre 18 e 23 anos de idade, possuir Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e ter um ou mais responsáveis financeiros que comprovem condições de enviar recursos para o estudante durante todo o período de estudos.
Mais informações: https://www.gov.br/mre/pt-br/assuntos/cultura-e-educacao/temas-educacionais/programas-de-estudo-para-estrangeiros/pec-g
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1ª Reunião anual de 2024 - FORINTER
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participou, entre os dias 11 e 15 de março, da 1º Reunião anual do Fórum de Relações Internacionais (FORINTER), que aconteceu em Rio Branco, no Acre. A coordenadora de Relações Internacionais, Maria Carolina Terra Heberlein representou o IFG na ocasião.
O evento teve como objetivo a formação continuada dos gestores de Relações Internacionais da Rede Federal, além de contar com uma extensa programação que incluiu discussões acerca de estratégias de internacionalização e, também, o acompanhamento das atividades do Fórum previstas para o ano de 2024.
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Lançamento do e-book "Vozes da Internacionalização"
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participou, no dia 07 de dezembro de 2023, do lançamento do e-book: “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores (as) da educação profissional, científica e tecnológica”, que ocorreu em Brasília.
O e-book evidencia de que maneira o processo de internacionalização instalado na Rede Federal tem transformado a vida de estudantes e servidores, bem como impactado a realidade de comunidades.
A Coordenadora de Relações Internacionais, profª Maria Carolina Terra Heberlein, integra a banca de organizadores do projeto de autoria do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF).
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Embaixada Americana
O Instituto Federal de Goiás ( IFG) recebeu membros da Embaixada dos Estados Unidos da América no dia 07.11.23. Do IFG, participaram a assessora de Relações Institucionais, Gerley Lopes Cardoso e a servidora da Coordenação de Relações Internacionais, Kamilla Mendes. Da Embaixada dos EUA, participaram: Sylvie Young, Diretora do Programa dos Espaços Americanos no Brasil e Paraguai; Moema Brito, assistente do Programa dos Espaços Americanos no Brasil, Helmara Moraes, vice-diretora do Escritório Regional de Língua Inglesa e Elisabeth Detmeister, conselheira para Assuntos de Cultura, Educação e Imprensa. A reunião teve a finalidade de estreitar as relações entre as Instituições.
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Reditec 2023
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participou entre os dias 06 e 09 de novembro da 47º Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica - Reditec/2023, que ocorreu em Natal-RN.
Na oportunidade, os gestores do IFG puderam acompanhar apresentações culturais, conferências, palestras, mesas-redondas, compartilhamento de experiências exitosas, reuniões de fóruns e oficinas que discutiam temáticas comuns às Redes Federais.
A Coordenadora de Relações Internacionais, profª Maria Carolina Terra Heberlein passou a integrar a Coordenação do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal (Forinter) na ocasião.
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2ª Reunião anual de 2023 - FORINTER
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participou entre os dias 12 e 14 de setembro de uma reunião do Fórum de Relações Internacionais (FORINTER)- setembro de 2023, que ocorreu em Brasília-DF. A coordenadora de Relações Internacionais, Maria Carolina Terra Heberlein representou o IFG na ocasião.
O evento contou com uma extensa programação, incluindo palestras, mesas redondas e oficinas. Dentre as atividades, destacaram-se os temas relacionados às perspectivas e estratégias de internacionalização das Redes Federais.
O encontro proporcionou a oportunidade de participação dos gestores em dinâmicas de formação da equipe de RI e, também, possibilitou a construção de propostas para a internacionalização da Rede Federal em 2024.
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1ª Reunião anual de 2023 - FORINTER
Ocorreu entre os dias 23 e 25 de maio de 2023, a 1ª Reunião anual do Fórum de Relações Internacionais da Rede Federal – FORINTER, que foi sediada pelo Instituto Federal Catarinense, em Blumenau, Santa Catarina. O evento oportunizou inúmeras ações de formação e articulação interinstitucional em Rede, além de fomentar discussões de suma importância para a construção de projetos para a Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica. A coordenadora de Relações Internacionais do IFG, Profa. Maria Carolina Terra Heberlein, participou do evento a fim de discutir temáticas relacionadas aos panoramas, desafios e rumos da internacionalização da Rede Federal e, também, estabelecer diálogos com parceiros sobre as ações de internacionalização do IFG.
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FAUBAI 2023
O Instituto Federal de Goiás (IFG) participou entre os dias 15 e 19 de abril de uma conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), que ocorreu em Belo Horizonte (MG). Representantes do IFG participaram do evento: o assessor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Luciano Perilo, e a coordenadora de Relações Internacionais, Maria Carolina Terra Heberlein.
O evento contou com uma extensa programação, incluindo workshops, palestras e plenárias sobre internalização. Dentre as atividades, tiveram destaque temas relacionados à inclusão, cooperação Sul-Sul (modalidade de cooperação técnica internacional entre países em desenvolvimento) e internacionalização com identidade latino-americana.
No encontro, os representantes do IFG puderam estreitar laços com parceiros internacionais e prospectar novas tratativas com outras instituições.
II Seminário de Internacionalização do IFG
O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Coordenação de Relações Internacionais, realizou o seu 2º Seminário de Internacionalização no dia 17.10.23. Com o tema central “A internacionalização da Rede Federal como vetor de transformação social e desenvolvimento institucional”, o evento apresentou oportunidades e experiências de mobilidade acadêmica internacional e discutiu sua importância para as instituições de ensino. O evento ocorreu nos três turnos, matutino, vespertino e noturno e seguiu a seguinte programação.
Programação:
8h30 - Abertura
Reitora do IFG, professora Oneida Cristina Barcelos Irigon
Diretor-executivo, professor Tauã Carvalho de Assis
Coordenadora de Relações Internacionais, professora Maria Carolina Terra Heberlein
8h50 – Apresentação Cultural
9h – Palestra de abertura
“Transformação como premissa de internacionalização”
Palestrante: Ana Carolina Oliveira Batista - Assessora de Relações Internacionais do Conif
10h15 – Palestra
“Em busca de uma cultura de línguas adicionais no IFC: trilhando caminhos a partir da Internacionalização”
Palestrante: Professora Gicele Vergine Vieira - IFCatarinense
13h30 – Painel “Mobilidade em pauta”
“Rumo a novas descobertas” - Bayush Iacopino
“Um verão em Houston” - Lívia Santini Bessa
“O impacto do intercâmbio na vida dos adolescentes” - Arianna Panico
“Entre a poesia e a religião: a aproximação do Caminho de Cora Coralina com o Caminho de Santiago de Compostela pela internacionalização do IFG” - Professora Lisandra Lavoura Carvalho Passos
15:15 – Painel “Quer estudar fora? AFS e Education USA: oportunidades de mobilidade”
"Conheça as vantagens de fazer um intercâmbio cultural com a AFS" - Yara Santos - Voluntária AFS
“Education USA - Quem somos e o que fazemos?” - Elisa Machado - Education USA Adviser
16:25 – Oficina de intercâmbio: “Como se preparar?” - Yara Santos - Voluntária AFS
19h – Apresentação cultural
19:15 - Mesa-redonda: “Vivências linguístico-culturais: mobilidade acadêmica em foco”
Professor Kelio Junior Santana Borges - IFG
Professora Rejane Maria Gonçalves Maia - IFG
Professora Tatiana do Nascimento Cavalcante – Rede Municipal de Educação de Goiânia
Assista à gravação do evento nos links abaixo:
Programação do período matutino:
https://www.youtube.com/watch?v=TOkVw_J6e8Q
Programação do período vespertino:
https://www.youtube.com/watch?v=nz9MCKmm2Yw
Programação do período noturno:
https://www.youtube.com/watch?v=_WSpXLrhZlE
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I Seminário de Internacionalização do IFG
A essência da internacionalização é a cooperação”, afirma a professora Luciane Stallivieri, que proferiu palestra de abertura do I Seminário de Internacionalização do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento foi parte do IV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simpeex) e ocorreu no dia 03.02.21 em formato on-line.
Segundo Luciane, o que se aproxima agora é uma revolução silenciosa, a sociedade 5.0. “Isso passa pela compreensão de que tudo estará conectado e que a sociedade terá que se adaptar. Conexão, cooperação, para desenvolver soluções de problemas comuns”, afirma a professora. Ela menciona que a internacionalização para as instituições brasileiras é muito recente ainda, com uma evolução que começou com uma cooperação assimétrica, esporádica, poucos atores e foi evoluindo. Em um segundo momento, tornou-se mais sistemática e organizada, com multiplicação de acordos e eventos. No terceiro momento, houve a criação e capacitação de escritórios de internacionalização, criação de conceitos, como o de internacionalização de currículo, indústria 4.0, criação de ecossistema de internacionalização e migração para a internacionalização virtual.
Luciane destacou, ainda, que as novas demandas para o profissional global são a capacidade de cocriação a distância – trabalhar com pessoas que estão em diferentes locais do planeta -, que tenha domínio de idiomas, desenvolvimento de profissional com perspectivas globais. E o papel das instituições de ensino nesse cenário? Perpassa, segundo a professora, pelo desenvolvimento do capital humano global, produção de conhecimento global, disseminação de conhecimento em nível local, “o pensar global e agir local. As instituições de ensino devem estar preparadas para a educação para cidadania global: analisar criticamente, a busca da equidade, enfocar no engajamento coletivo”, destaca.
O papel das instituições, para a professora, é focar em habilidades cognitivas e metacognitivas – pensamento crítico e criativo; sociais e emocionais – empatia, responsabilidade, cooperação; habilidades práticas e físicas – usos de novos dispositivos de tecnologia da informação e comunicação. E para os novos profissionais é o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. “Além disso, o saber pensar. Mostrar e estimular a capacidade de pensar e não de reproduzir. Nosso papel é o desenvolvimento de novas atitudes, pensar que somos cidadãos de um mesmo mundo e que temos que pensar de forma global”, diz.
Visão sistêmica
Nas instituições, é preciso ter uma visão sistêmica da internacionalização, afirma a especialista, com a clareza da necessidade de criação de uma política de internacionalização, sendo este papel o de toda a Instituição e não apenas do setor de Relações Internacionais. “Internacionalização abrangente passa pela internacionalização da educação, a cooperação, a internacionalização do currículo, passando para a internacionalização virtual, possibilitando maior contato e acesso aos estudantes. Isso pressupõe as habilidades em tecnologia, um processo contínuo, a interação com professores e pessoas de outras universidades, a integração dos currículos, a busca por parcerias, os convênios que a instituição já possui”, pontua.
De que maneira o IF pode fazer essa internacionalização? Luciane destaca a busca pelos parceiros, capacitação dos professores, formação dos estudantes, as ferramentas tecnológicas, as redes globais de comunicação. Entre os desafios para a institucionalização da internacionalização estão o distanciamento tecnológico, também dos estudantes que não possuem acesso à tecnologia, o isolamento linguístico, a dificuldade de interagir com outras culturas. “O elemento-chave da internacionalização começa pelas pessoas, o indivíduo é o centro para desenvolvermos a internacionalização, saber para onde vamos, como vamos, por que vamos, objetivos. O produto final são as pessoas, os alunos, com pensamento criativo, pensamento crítico, porque precisamos pensar de forma global”, finaliza.
Assista à gravação do evento no link abaixo:
https://www.youtube.com/channel/UCAfJjzvsBRNh6ji17HGL4tw/videos