Coordenação de Relações Internacionais

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Criado: Terça, 10 de Maio de 2016, 10h01 | Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 19h33

Apresentação

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) é um órgão subordinado à Diretoria Executiva e tem por objetivo promover o desenvolvimento de Relações Internacionais e a internacionalização do IFG. É organizada para assessorar o Instituto na realização das atividades de cooperação internacional.  

Coordenador: Luciano Perilo

Contato: (62) 3612-2202

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Compete à CRI:

- Propor, induzir e viabilizar ações para o desenvolvimento da política institucional de cooperação internacional, promovendo o intercâmbio com outros países na perspectiva da inclusão social, do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e inovação de interesse público e do fortalecimento do caráter público e gratuito do Instituto Federal de Goiás;

- Promover atividades de cooperação internacional, com vistas a possibilitar a participação democrática de alunos, professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Goiás;

- Promover e estabelecer relações com instituições e agências de cooperação técnica, científica e cultural do Brasil e de outros países, na perspectiva de viabilização de intercâmbio, dentro das diretrizes estabelecidas para a cooperação internacional do Instituto Federal de Goiás;

- Propor, promover, induzir, desenvolver projetos e constituir processos que viabilizem acordos e convênios internacionais, dentro das diretrizes estabelecidas pela politica de cooperação internacional do Instituto Federal de Goiás;

- Elaborar projetos de cooperação internacional para apresentação à Diretoria Executiva, formatados, quando for o caso, para encaminhamentos aos órgãos de fomento nacionais e internacionais, na perspectiva de apoio financeiro as programas de intercâmbio de interesse do Instituto Federal de Goiás;

- Orientar, acompanhar e apoiar os estudantes e servidores na elaboração de projetos de intercâmbio, na organização da documentação necessária e nas demais providências antes e durante a realização do intercâmbio;

- Coordenar os processos de admissão, acompanhar, orientar e apoiar os estudantes estrangeiros no Instituto Federal de Goiás;

- Acompanhar e prestar assistência aos participantes e às delegações estrangeiras que se encontrarem desenvolvendo atividades em cooperação com o Instituto Federal de Goiás, no Brasil;

- Propor, apoiar, organizar e realizar eventos internacionais em conjunto com a Coordenação-Geral de Comunicação e Eventos e com a estrutura organizacional dos Câmpus do Instituto Federal de Goiás;

- Prestar apoio e assessoria aos câmpus e aos demais órgãos do Instituto Federal de Goiás em assuntos relativos à cooperação internacional.


Coordenação de Relações Internacionais

Coordenador: Luciano Perilo

Assistente em Administração: -

 

Telefone: (62) 3612-2202          E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço:  
Reitoria - Avenida C-198, Qd. 500 - Setor Jardim América - Goiânia/GO – CEP 74270-040 

 

Representantes de Relações Internacionais nos Câmpus (RRICs)

 CÂMPUS

SERVIDOR

E-MAIL

 Águas Lindas de Goiás

 Ana Paula Gomes de Oliveira

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 Anápolis

 Maria Carolina Terra Heberlein

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 Aparecida de Goiânia

 Kelio Junior Santana Borges

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 Cidade de Goiás

 Paula Renata Almeida Lima

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 Formosa

 Ana Paula Melo Saraiva Vieira

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 Goiânia

 Márcia Cecília Ramos Lopes

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 Goiânia Oeste

 Fernanda da Silva Oliveira

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 Inhumas

 Liliane de Paula Munhoz

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 Itumbiara

 Pauliana Duarte Oliveira

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 Jataí

 Rita Rodrigues de Souza

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 Luziânia

 André Luiz dos Santos

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 Senador Canedo

 Mariana do Prado e Silva

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 Uruaçu

 Juliana Paula Squinca

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 Valparaíso de Goiás

 Juan Filipe Stacul

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PRÊMIO DE EDUCAÇÃO INTERCULTURAL BILÍNGUE

 

A Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) está com inscrições abertas para a 1º Edição do Prêmio de Educação Intercultural Bilíngue, parte do projeto Cruzando Fronteiras.

O objetivo do prêmio é reconhecer experiências educacionais de instituições públicas de educação básica e de educação profissional técnica de nível médio que promovam a interculturalidade e o bilinguismo (português e espanhol). Os prêmios (distribuídos em três categorias) variam entre dez e quarenta mil reais para os projetos vencedores. Além disso, será oferecido um curso de formação continuada, em parceria com a Enap, para até mil docentes sobre práticas de bilinguismo.

 

Maiores informações sobre o prêmio e sobre a iniciativa Cruzando Fronteiras podem ser encontras clicando nos anexos abaixo.

 

As inscrições podem ser feitas, até 17 de junho, pelo site: http://cruzandofronteiras.org.br.

 

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GRADUAÇÃO NA CHINA PARA BRASILEIROS

 

A Embaixada da República Popular da China anuncia que estão abertas as inscrições para candidatura ao programa chinês de Bolsa de Estudos "Uma Faixa, Uma Rota" para o ano letivo 2022/2023, pela Fundação Macau. O programa incentiva o intercâmbio entre os estudantes dos países de língua portuguesa e do sudeste asiático contribuindo para a internacionalização do ensino e o estreitamento das relações de amizade entre os países envolvidos.

Há 10 vagas para estudantes do Brasil, Portugal e dos países do Sudeste Asiático para ingressarem em curso de nível superior (Bacharelado/Licenciatura) em uma das instituições de ensino superior na Região Administrativa Especial de Macau. O valor anual da bolsa será de 100 mil MOP por aluno e o prazo de inscrição é até o dia 30 de junho de 2022.

Todas as informações de aplicação e demais orientações relativas à oportunidade podem ser acessadas no seguinte documento (CLIQUE AQUI)

 

 

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PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NA ITÁLIA

 

A Organização Internacional Ítalo-Latino-americana (IILA), em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Internacional, anunciou a abertura de inscrições para a concessão de bolsas de estudo a cidadãos de seus países-membros, para a realização de estágios de especialização ou de atualização (pós-graduação "lato sensu"), com duração de 3 a 6 meses. As inscrições estão abertas até 30 de setembro próximo.

Os temas de estudo são: setor agroalimentar e tecnologias alimentares; sustentabilidade ambiental e energias renováveis; ciências da vida e biotecnologia; conservação, tutela e restauração do patrimônio cultural; e ciências da Terra e utilização das tecnologias espaciais para a observação da Terra. A bolsa de estudos prevê o pagamento de 1.200 euros mensais para as despesas de alimentação e de alojamento, além de seguro contra doenças, acidentes e de responsabilidade civil. O custo das passagens ficará a cargo dos bolsistas.

São requisitos para obtenção da bolsa:

  • ser cidadão de um dos países latino-americanos membros da IILA;
  • ter idade máxima de 40 anos (no caso de candidatos com filhos, o limite de idade estende-se em um ano por cada filho, até um máximo de 3 anos);
  • possuir diploma universitário em matéria diretamente relacionada ao setor para o qual se pede a bolsa e comprovada experiência;
  • apresentar projeto de trabalho, pesquisa, ou de curso, que possa ser realizado nos tempos requeridos pela bolsa, indicando a carga horária semanal deste. No caso de curso, será preciso enviar o programa;
  • ter obtido carta de aceitação por parte da instituição na qual se deseja fazer o estágio; 
  • ter tido envolvimento em atividades de trabalho, pesquisa ou colaboração com instituições públicas, privadas ou ONGs, na América Latina, relacionadas com o tema da bolsa solicitada, bem como carta de apresentação dessas instituições como referência.

Além desses requisitos, o término da estada e do curso deve necessariamente ocorrer até 31 de janeiro de 2024. É considerado desejável o conhecimento da língua italiana.

O candidato deverá entrar em contato, por conta própria, com a instituição, pública ou privada, italiana ou internacional, com sede na Itália, onde pretende fazer o estágio. Deverá, ademais, pedir carta de aceitação da instituição em papel timbrado e com detalhes do projeto ou do curso a ser realizado, assinado em original por um representante ou por uma autoridade. A inscrição deverá ser realizada por meio de formulário disponível no sítio eletrônico www.iila.org, a ser preenchido em português, espanhol, italiano ou francês.

Informações adicionais podem ser obtidas em < https://iila.org/it/bando-borse-iila-maeci-dgcs-per-cittadini-latinoamericani-per-lanno-2023-scadenza-30-settembre-2022/ >.

 

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OPORTUNIDADE PARA SERVIDORES: BOLSA DE APERFEIÇOAMENTO NOS EUA

 

Atenção! Inscrições abertas até 31 de maio para o @humphreyfellowship Program para aperfeiçoamento profissional nos EUA.

O programa oferece bolsas de estudos para profissionais em meio de carreira provenientes do setor público e do terceiro setor (ONGs). A bolsa dura 10 meses e visa ampliar as experiências profissionais dos selecionados, combinando formação acadêmica e profissional.


Confira aqui os pré-requisitos para se inscrever: https://bit.ly/3v3Zozd

 

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 EDITAL BRAFITEC 2022

A Coordenação de Relações Internacionais do IFG torna público o resultado final da seleção 2022 para mobilidade acadêmica internacional por meio do Programa BRAFITEC.

 

RESULTADO FINAL

RESULTADO PRELIMINAR 

ENTREVISTAS

INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS

EDITAL 2022

ANEXO I

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 GOVERNO DA MALÁSIA OFERTA CURSOS DE CAPACITAÇÃO GRATUITOS

 

A Agência Brasileira de Cooperação - ABC/MRE, que trata de oferta de cursos do Governo da Malásia no âmbito do Programa Malásio de Cooperação Técnica (MTCP), informa que estão disponíveis oportunidades de inscrição gratuita em cursos de desenvolvimento e capacitação para a comunidade acadêmica da Rede Federal. O Programa MTCP foi lançado oficialmente em 7 de setembro de 1980, na Reunião dos Chefes de Estado da Commonwealth em Nova Delhi, Índia, com o intuito de consolidar o compromisso da Malásia com a Cooperação Sul-Sul, em particular, a Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento (TCDC).

Desta feita, estão disponíveis as seguintes oportunidades (clique em cada um dos cursos para acessar seus folders explicativos), que serão ministradas integralmente na língua inglesa:

- “Innovation in English Language Pedagogy: Best Practices and Assessment” – prazo final para inscrição: 24/06/2022;

- “TVET – Professional Educators Enhancement Programme (PEEP): Skill Development in the Time of COVID-19” - prazo final para inscrição: 01/07/2022;

- “Capacity Development for Administrators of Primary Schools” – prazo final para inscrição: 08/07/2022.

 

Todas as inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento deste FORMULÁRIO e encaminhadas à Assessoria Internacional do Ministério da Educação (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e com cópia para a Coordenação de Relações Internacionais do IFG (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.),  aos cuidados de sua assessora Maristela Campos de Carvalho, para fins de formalização junto à Embaixada da Malásia em Brasília, com o assunto: "Inscrição no Programa Malásio de Cooperação Técnica".

 

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CONCESSÃO DE BOLSAS PARA CAPACITAÇÃO DIGITAL DE MULHERES LATINO-AMERICANAS E CARIBENHAS

 

Por meio de Nota Verbal  encaminhada à Embaixada do Brasil no México, a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) do Governo mexicano anunciou chamada pública para a segunda etapa de iniciativa conjunta com a empresa chinesa Huawei para concessão de bolsas para capacitação digital de mulheres latino-americanas e caribenhas. (...)  a iniciativa prevê a concessão de 30 bolsas por país, número flexível a depender do interesse de cada país.
 
De acordo com a convocatória, as bolsas são dirigidas a cursos online oferecidos pela Huawei sobre os seguintes temas, aos quais, no final dos módulos, as alunas receberão certificado: 
emitido pela Huawei:
 
  • inteligência artificial;
  • Internet das coisas;
  • Comunicação de dados;
  • Armazenamento de dados (HCIA-Datacom);
  • Serviços de nuvem;
  • Big Data. 

Mais informações sobre a iniciativa, incluindo detalhes sobre as convocatórias e os cursos, estão disponíveis no seguinte endereço eletrônico: CLIQUE AQUI

 

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DISPONIBILIZADA OPORTUNIDADE DE LICENCIAMENTO GRATUITO EM LÍNGUA ESPANHOLA POR MEIO DO EXAME SIELE

 

Está aberta a concorrência para uma das concessões de licença gratuita para realização da certificação de proficiência em espanhol do Servicio Internacional de Evaluación de La Lengua Española (SIELE). Aqueles interessados devem acessar o Edital CONIF/AI Nº 06 e inscrever-se por meio deste FORMULÁRIO.

 

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FUNDACIÓN CAROLINA ABRE PROGRAMA DE BOLSAS PARA DIVERSAS MODALIDADES NA ESPANHA

 

Está aberto o 22º edital de bolsas de estudos para países ibero-americanos no ano acadêmico 2022-2023, da Fundação Carolina, no marco do lançamento da plataforma "Becas de Cooperación Española", desenvolvida em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e Desenvolvimento (AECID). Serão oferecidas 594 bolsas de estudos, assim distribuídas:

  • 236 para programas de mestrado;
  • 90 para programas de doutorado e pós-doutorado;
  • 27 para programas de mobilidade de professores ;
  • 121 para estudos institucionais;
  • 120 renovações para programas de doutorado.

 

Informa-se que, para mais informações sobre os prazos de inscrição, documentação, critérios de seleção e modalidades de apoio, assim como os próprios meios de inscrição estão disponíveis no link: Una convocatoria en Línea con la Agenda 2030 - Convocatoria de becas 2019-2020.

 

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BOLSAS DE ESTUDOS PARA MULHERES EM STEM DO BRITISH COUNCIL

 

O British Council lança um programa de bolsas de estudos em parceria com 26 universidades do Reino Unido para apoiar mulheres das Américas, do Sul da Ásia e do Sudeste Asiático na realização de um mestrado em um programa de STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) em uma das principais universidades do Reino Unido. Este programa de bolsas visa aumentar as oportunidades em STEM para meninas e mulheres

Principais benefícios

  • prestígio acadêmico - as universidades do Reino Unido estão entre as líderes mundiais na área de STEM;
  • a assistência econômica incluirá matrículas, custos de viagem, vistos e taxas de cobertura de saúde;
  • apoio especial para mães. :

 

Critérios de elegibilidade

  • Cidadãs e residentes do Brasil;
  • Disponibilidade para fazer um curso em tempo integral no Reino Unido durante o ano acadêmico de setembro/outubro - 2022 a 2023;
  • Demonstrar a necessidade de apoio financeiro;
  • Ter diploma de graduação que permita a inscrição nos cursos de pós-graduação pré-selecionados das universidades do Reino Unido participantes;
  • Ser ativa no campo de STEM com experiência de trabalho ou um interesse comprovado em sua área de assunto;
  • Ser apaixonada por seus estudos e estão dispostas a se envolver como ex-bolsistas do British Council.

 

Para saber mais, acesso o site do programa (CLIQUE AQUI)

 

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CURSOS GRATUITOS DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

Interessados em realizar cursos gratuitos de línguas podem se informar sobre as vagas nos diversos câmpus da rede federal de ensino, através do link: https://portal.conif.org.br/br/internacional/idiomas/oferta-na-rede-federal

 

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REDE SOCIAL FRANCESA PARA PROFESSORES

O serviço de cooperação educacional da Embaixada da França desenvolve ações de formação e de comunicação online para professores, através da rede social IFprofs Brésil que pode ser acessada pelo link: https://br.ifprofs.org/       

 

   


 

O I Seminário Nacional Educação e Migração é um evento que congrega professores(as) e pesquisadores(as) de diversas universidades do Brasil (IFG, UFG, PUC Goiás, UNB, USP, UNIFESP, UFPR, UNIR, UDESC, UNIGRANRIO, UFPB, UFCG e UFRJ), com o intuito de debater a interlocução entre os campos da educação básica e migrações internacionais.

Em três dias, serão apresentados temas pertinentes ao campo educacional e migratório, como: políticas educacionais, inclusão escolar, relatos de experiência, português como língua de acolhimento, o campo de pesquisa sobre o assunto, dentre outros tópicos. O seminário será virtual com inscrições gratuitas CLICANDO AQUI

Inscrições até o dia 10 de maio.

Após o cadastro no site, você receberá um e-mail para efetivar sua inscrição no evento. Caso não receba o link na caixa de entrada, o e-mail pode estar na caixa de spam. Para a certificação, é necessário que o inscrito tenha 75% de participação no evento.


Contato para atendimento: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Para acessar a programação do evento, CLIQUE AQUI

 

Organização:
Instituto Federal de Goiás – Cidade de Goiás
Cátedra Sérgio Vieira de Mello/Universidade Federal de Goiás

Apoio
Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - ACNUR

  

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REITORA DO IFG REPRESENTA A REDE FEDERAL EM EVENTO DO BRICS DE INAUGURAÇÃO DA ALIANÇA DE COOPERAÇÃO PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

  

 Iniciativa multilateral, o BRICS é formado pelas cinco maiores economias em desenvolvimento do mundo.

 

Coordenadora da Câmara de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), a Reitora do Instituto Federal de Goiás, Profa. Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, é a representante brasileira na Conferência da Aliança de Cooperação dos BRICS (TCA), iniciativa inaugurada e celebrada hoje, 27 de abril de 2022. 

A ideia é desenvolver uma plataforma multilateral de cooperação internacional para compartilhamento de informações e boas práticas, bem como para empoderamento da força de trabalho, incrementando a empregabilidade e a qualidade da oferta da educação profissional e tecnológica. O escopo da cooperação se alicerça entre os seguintes tópicos: (i) fortalecer a comunicação e o diálogo na temática educação profissional; (ii) integração da educação profissional e indústria; (iii) fortalecimento de pesquisas conjuntas; (iv) apoio ao reconhecimento Apoio ao Reconhecimento de normas/padrões de TVET (de acordo com a UNEVOC, “as normas de ensino e formação profissional descrevem as tarefas que poderão ser desempenhadas no âmbito de uma atividade profissional específica, bem como os conhecimentos, competências e capacidades conexas).

A Reitora pontuou ser "fundamental para a educação profissional que esta iniciativa objetive o desenvolvimento econômico e social, com vistas a atender à diversidade de situações das populações do globo, contribuindo para a redução das desigualdades sociais", uma vez que "a proposta poderá ratificar a relevância estratégica do multilateralismo para a manutenção da educação, em especial da educação profissional, enquanto instrumento para mitigação dos principais desafios do nosso tempo."

  

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WORKSHOP BRAFITEC PARA ESTUDANTES DE ENGENHARIAS ESPECÍFICAS

A Coordenação de Relações Internacionais e a Coordenação do BRAFITEC promoveu, no dia 28/03/2022 às 17h um diálogo com estudantes-alvo do programa para trazer a estes a oportunidade de pleitearem vaga para intercâmbio na França com possibilidade de dupla diplomação.

O BRAFITEC (BRAsil France Ingénieur TECnologia) é um Programa de Intercâmbio desenvolvido no âmbito da cooperação entre o Brasil e a França e que se organiza por meio de parcerias com instituições de ensino superior para desenvolvimento das áreas de Engenharia. No IFG, especificamente das engenharias elétrica [câmpus Goiânia e Jataí], controle e automação e mecânica [câmpus Goiânia].

 

 

O evento será online contou com a presença de mais de 30 discentes das engenharia dos dois câmpus e foi ministrado por Luciano Perilo, coordenador de Relações Internacionais do IFG, por o Prof. Dr. Sérgio Botelho, coordenador do Programa BRAFITEC no IFG, e pelo egresso do IFG Dener Barbosa, participante da edição 2019/20 do programa.

A sessão foi construída a partir de uma contextualização à comunidade acadêmica sobre a internacionalização no instituto, o próprio programa BRAFITEC, seus detalhes e especificações, e houve momentos de perguntas e respostas. O evento objetivou sensibilizar os discentes para a oportunidade de mobilidade acadêmica internacional e as partes gestoras do IFG.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail da coordenação de Relações Internacionais: www.ifg.edu.br/cri

  

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DISCENTES DO IFG APRESENTAM O PROJETO BRAMPSSOL PARA MEMBROS DA REDE FEDERAL

 

Os discentes Matheus Cabral, João Eduardo e Nelson Rodrigues, sob a orientação do Prof. Marcelo Escobar (câmpus Itumbiara) apresentaram o Projeto BRAMPSSOL - Brazilian Maker Project and Soft Skills Oriented for Leadership para a membros da Rede Federal a fim de promover a escalabilidade da iniciativa.

A ideia é replicar as boas práticas tendo os discentes da Rede Federal enquanto protagonistas no desenvolvimento de experiências por meio do uso de metodologias ativas e refinadas ferramentas pedagógicas como o problem based learning, o design thinking, o contract learning e demais.

Os discentes evidenciaram a potencialidade de intersecção dos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão e a transversalidade da internacionalização voltada, também, à inovação e ao empreendedorismo.

 

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#CAMPUS_PARTY

 

A Campus Party é um dos maiores eventos imersivos em tecnologia, inovação e empreendedorismo do país. Nos eventos, reunem-se estudantes, professores, empresários, empreendedores, desenvolvedores e geeks em um único evento para compartilhar muito conhecimento, fomentar tendências, trabalhando principalmente a programação.

O Governo do Quebéc, em parceria com o CONIF, disponibilizou acessos em diversas categorias ao Instituto Federal de Goiás para a Campus Party Brasília, que irá acontecer de 23 a 27 de março de 2022. E é nessa esteira que discentes do IFG podem participar gratuitamente do evento. Aquelas pessoas interessadas, portanto, devem encaminhar e-mail à Profa. Christiane Santos [Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.], que liderará a organização e sorteio dos acessos.

O público alvo desta ação são os discentes dos cursos TIC, games, efeitos visuais e programação.

É importante ressaltar que o IFG não se responsabiliza tampouco garante transporte para o evento.

 

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COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS PROMOVE, JUNTO AO CENID-IFTM, DIÁLOGO SOBRE CENTRO DE LÍNGUAS NO INSTITUTO FEDERAL

Comunidade docente e gestora do IFG em diálogo com o Prof. Dr. Edilson Pimenta (3ª pessoa na 1ª linha da esquerda p/ direita), coordenador de Relações Internacionais e do Centro de Idiomas do IFTM

 

A partir da parceria consolidada entre as Coordenações de Relações Internacionais do IFG e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, bem como com o Centro de Idiomas (CENID) desta, foi ministrada palestra no dia 15/12/2021 para o corpo docente e as partes gestoras dos câmpus e Reitoria do IFG a fim de explicitar a experiência exitosa do IFTM na elaboração, planejamento, implementação e manutenção de um Centro de Línguas, que hoje conta com mais de 1800 alunos ofertando ensino à comunidade interna e externa de línguas estrangeiras (inglês, espanhol e francês), português como língua adicional para estrangeiros e LIBRAS.

Na oportunidade, foi exposto todo planejamento estratégico do IF parceiro para lograr sucesso e, ainda, conquistar recursos para disponibilização de material didático gratuito aos estudantes.

Confira como foi o diálogo capitaneado pelo Prof. Edilson Pimenta, coordenador do CENID-IFTM assistindo à gravação (CLIQUE AQUI).

 

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Discente do IFG embarca neste domingo para intercâmbio na França

Prof. Dr. Sérgio Botelho (esquerda), discente Maria Eduarda (centro), Coordenador de Relações Internacionais, Luciano Perilo (direita)

 

Selecionada na ampla concorrência para o programa BRAFITEC 2021, que envolve, no IFG, os cursos de Engenharia Mecânica (câmpus Goiânia), Engenharia de Controle e Automação (câmpus Goiânia), e Engenharia Elétrica (câmpus Goiânia e câmpus Jataí), a discente Maria Eduarda Bittencourt irá embarcar neste domingo, dia 12, para a França a fim de complementar seus estudos no curso de Engenharia de Controle e Automação na instituição francesa L'École des Mines d'Alès (IMT) ao longo de 2022.

Na oportunidade, a Coordenação de Relações Internacionais tratou com a discente e com o coordenador do Programa BRAFITEC no IFG, Prof. Dr. Sérgio Botelho (câmpus Goiânia), a respeito de sua ida, dos aspectos geopolíticos, sociais, econômicos e de governança voltadas ao seu período de intercâmbio na França. A discente relata empolgação e ambição frente ao passo que dá em sua carreira acadêmica: "quero construir pontes e buscar oportunidades para me formar enquanto estudante e profissional", disse Maria Eduarda.

O BRAFITEC é um programa da CAPES/MEC em conjunto com a França e ainda não há previsão de novos editais para os próximos anos.

 

 

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IFG discute possibilidade de mobilidade internacional para Dupla Diplomação de estudantes de Engenharia Civil em Portugal

A Coordenação de Relações Internacionais promoveu nesta terça-feira, dia 30/11/2021, diálogo entre o IFG e o Instituto Politécnico da Guarda para tratar de futuro acordo de cooperação específico para mobilidade internacional de estudantes dos cursos de Engenharia Civil.

 

O IFG mantém excelente histórico de parceria para cooperação, pesquisa e mobilidade internacional com instituições portuguesas. Muitas experiências exitosas já foram construídas em ações internacionais entre as partes, motivo este que fez com que o IFG fosse procurado pelo IPG para pensar acordos profícuos entre as partes, como a dupla diplomação, que é prevista no IFG por meio da recente regulamentação aprovada pelo CONSUP em 04 de outubro de 2021. Com esta perspectiva à vista, as instituições celebraram um Protocolo de Intenções para abrir caminhos a novas iniciativas de internacionalização.

Desta feita, o encontro tratou do alinhamento para o futuro Acordo de Cooperação, previsto para 2022, no qual habilitaria a possibilidade de estudantes dos cursos de Engenharia Civil do IFG, após concluírem todas as disciplinas, pleitearem vaga para estudar por seis meses no Instituto Politécnico da Guarda para obterem o duplo diploma de Engenheiro Civil (no IFG e no IPG) e por mais um ano, totalizando assim 6,5 anos de formação, para obterem o grau de Mestre em Construções Civis. A parceria também prevê que discentes portugueses estudem nos câmpus do IFG para obtenção do diploma de Bacharel em Engenharia Civil.

Participaram da reunião o Coordenador de Relações Internacionais do IFG, Luciano Perilo, as coordenações e presidências de NDE dos cursos de Engenharia Civil do IFG dos câmpus Aparecida de Goiânia, Anápolis, Formosa, Goiânia, Jataí e Uruaçu, bem como as Representantes de Relações Internacionais dos câmpus Anápolis, Maria Carolina Hebertein; Aparecida de Goiânia, Rejane Maia; e Jataí, Rita Souza. Representando o parceiro português, o docente José Carlos de Almeida, Diretor do Mestrado em Construções Civis do IPG.

 

PRÓXIMAS FASES

Houve grande interesse entre as partes em celebrar o acordo, que está em construção. O documento entra agora na fase final de análise dos câmpus do IFG, por meio de seus coordenadores de curso, presidentes de NDE e colegiados. Superada essa fase, o documento é compartilhado com o parceiro estrangeiro para validação e, então, obtendo concordância, começa-se a tramitação administrativa para assinatura da Reitora do IFG e do Presidente do IPG.

 

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Em missão internacional pelo programa Erasmus+ 2021, docente do IFG realiza ações e ministra aulas na Finlândia

Prof. Dr. Sérgio Botelho (câmpus Goiânia), em cerimônia da tese de doutoramento de sua orientanda, Velma Yaah

 

O Químico Industrial e docente do Instituto Federal de Goiás, Prof. Dr. Sérgio Botelho, esteve em missão internacional na Universidade de Oulu, na Finlândia, onde ministrou, pelo programa Erasmus+ 2021 aulas no departamento de Engenharia Química e Ambiental,  alocado no Departamento de Tecnologia da universidade finlandesa, completando 16h/aula junto aos parceiros internacionais.

Na oportunidade, esteve também presente na cerimônia de defesa da tese de doutorado (foto) de sua orientanda, e agora Dra., Velma Beri Kimbi Yaah, cujo tema de pesquisa se deu acerca do desenvolvimento de materiais à base de biomassa para tratamento de contaminantes em água. A discente esteve no Brasil realizando parte de sua pesquisa que, em razão de acordo de cooperação internacional entre o IFG e a Universidade de Oulu, pôde desenvolver nos laboratórios do câmpus Goiânia avanços em sua investigação.

O doutoramento faz parte do programa I4FUTURE e do Horizonte 2020, fontes financiadoras da iniciativa e que podem ser consultadas por meio do seguinte site: https://www.oulu.fi/i4future/

 

Laços Internacionais

O programa ainda prevê a continuidade de orientação de alunos estrangeiros em missão internacional vindoura para o projeto Erasmus+ 2022, cujo docente do IFG terá como orientando o aluno iraniano Sajad Ahmadi, trazendo luz à projeção do Instituto Federal nos ambientes de pesquisa em cenários internacionais e fortalecendo a internacionalização do IFG.

 

Para mais detalhes, acesse o site de nosso parceiro: https://www.oulu.fi/environmentalengineering/node/212333 

 

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Docente do IFG é selecionada pra curso de elaboração de projetos em Portugal

A docente Thaís Amaral e Sousa, do câmpus Formosa, foi uma das dez selecionadas dentre toda a Rede Federal para curso de elaboração de projetos em co-criação com empresas ofertado pelo Instituto Politécnico de Bragança

 

O programa de formação “Link me up - Training Program for curricular projects with companies"  é um sistema de apoio à co-criação de inovação, criatividade e empreendedorismo. Um projeto que promove o espírito empresarial através da capacitação de jovens estudantes e/ou empreendedores com vista ao incremento da qualidade do emprego e à criação de empresas inovadoras.

O projeto contempla atividades que serão realizadas virtualmente, por meio de encontros síncronos e assíncronos, que ocorrerão entre 13 de setembro de 2021 e 10 de janeiro de 2022, totalizando carga horária de 194 horas. Os encontros síncronos serão realizados uma vez por semana, no período matutino, em dia ainda a definir.

Segundo o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, o Instituto Politécnico de Bragança é uma instituição pública de ensino portuguesa. Atualmente, é um dos principais parceiros internacionais da Rede Federal, com acordos de cooperação assinados com várias instituições voltados para a mobilidade acadêmica, formação de servidores com oferta de mestrados e desenvolvimento de programas de dupla titulação.

 

 

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Estudante do IFG é premiada em concurso internacional promovido pelo Itamaraty

Kamilla Christina Alves, aluna do curso de Letras do Câmpus Goiânia, é a única representante do Brasil dentre os vencedores do concurso na categoria graduação.

imagem sem descrição.

A estudante Kamilla Christina Alves, concluinte do curso de Letras-Língua Portuguesa, ofertado no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), é uma das premiadas no Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa (PLNM), na categoria graduação. O resultado do concurso foi divulgado no dia 7 de abril de 2021 e a Kamilla foi premiada pela produção do artigo de título: "Aprendizagem em movimento: a docência em formação no ensino de português para migrantes haitianos”.

Concurso IILP-Itamaraty de Artigos Científicos sobre a Língua Portuguesa visa conceber e desenvolver projetos que atendam às necessidades e interesses comuns aos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e às suas diásporas. A premiação apresenta como principais objetivos estimular o desenvolvimento da pesquisa e da produção acadêmica, bem como contribuir para o debate e o estudo da língua portuguesa.

O artigo científico elaborado pela estudante é fruto de sua atuação enquanto professora voluntária, desde 2019, no projeto de extensão “Acolher, Ensinar e Aprender: português para imigrantes em situação de vulnerabilidade”, que foi renomeado para o ensino remoto para “Movimentos Migratórios em V: português para falantes de outras línguas – MoV(irtual)” durante o sistema remoto de ensino implantado no IFG em virtude da pandemia de Covid-19, sob a coordenação da professora da área de Línguas do Câmpus Goiânia do IFG, Suelene Vaz.

 

Palestra

A discente, autora do artigo, foi convidada pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), junto à Embaixada do Brasil em Cabo Verde, a proferir palestra no dia do lançamento do periódico internacional Platô, o qual abrigará os artigos selecionados pelo concurso. A sessão ocorrerá em formato virtual, via plataforma Zoom, no dia 18 de junho de 2021, com início às 16h.

    


 Contato de Pesquisadores Internacionais

 Lista repassada pela PROPPG de contatos dos pesquisadores estrangeiros.


 

Você é Servidor do IFG e desenvolve atividades em Instituições Estrangeiras?

 A Coordenação de Relações Internacionais elaborou um formulário com o intuito de diagnosticar as atividades desenvolvidas ou a serem desenvolvidas entre servidores do IFG e instituições estrangeiras. Todos os servidores que tenham algum tipo de atividade com instituição estrangeira ou que tenham algum interesse podem respondê-lo clicando no link abaixo:

https://forms.gle/eC7Tuf5cbDguN7AC9

 

POLÍTICAS E REGULAMENTOS

 

Documentos

  • Anexo 1 - Plano de estudos (.ODT 85 KB) - Documento que prevê o conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística e/ou cultural, que o estudante poderá cumprir na Instituição de destino.

 

  


 

 O IFG possui acordos de cooperação e/ou projetos com instituições internacionais, organizações, associações, empresas de intercâmbio e escolas de idiomas, no próprio território nacional e em outros países como: Alemanha, Argentina, França e Portugal.

 

Esses acordos de cooperação e/ou projetos preveem o compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências em âmbito cultural, científico e tecnológico, com o propósito de ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da Instituição.

 

ACORDOS DE COOPERAÇÃO VIGENTES:

 

- Acordo de Cooperação com a Alemanha:

 

 Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen - FH Aachen 

 

- Acordos de Cooperação com a Argentina:

 Universidad Nacional de Las Artes – UNA

 Universidad Nacional de Mar Del Plata - UNMDP

        Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - FLACSO (SEDE ARGENTINA)

 

- Acordo de Cooperação com Cuba:

Universidade das Artes - ISA

 

- Acordos de Cooperação com a Espanha:

   AULA Municipal de Teatro de Lleida

         Centro Internacional de Métodos Númericos em Engenharia (CIMNE)

              Universidade de Santiago de Compostela

 Universidade de Vigo - UVIGO 

 

- Acordos de Cooperação / Protocolo de Intenções com a França:

        Universidade de Poitiers

         SIGMA Clermont                    

                                                  SIGMA Clermont

          École des MInes Alès (EMA)

 

- Acordo de Cooperação com a Finlândia:

  Universidade de Oulu

 

- Acordo de Cooperação com a Itália:

 L'Università di Pisa

 

- Acordo de Cooperação com o Marrocos:

Universidade Chouaib Doukkali

 

- Acordo de Cooperação / Carta de Intenções com o México:

        Universidade Tecnológica de Cancún

 

- Acordo de Cooperação com Moçambique:

  Universidade de Eduardo Mondlane

 

- Acordos de Cooperação com Organizações de Intercâmbio

           AFS Intercultura Brasil

      AIUSA / Inter-Brasil

   

- Acordos de Cooperação com Portugal :

 Laboratório Nacional de Engenharia Civil

     Instituto Politécnico de Santarém

             Instituto Politécnico de Viseu

  Instituto Politécnico do Porto

  

- Acord de Cooperação com a Suécia:

   Faculdade de Tecnologia, Universidade Linnaeus 

 

ACORDOS DE COOPERAÇÃO NÃO VIGENTES:

 

- Acordos de Cooperação com a Alemanha:

1. Instituição parceira: Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit

2. Instituição parceira: Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen 

 

 - Acordo de Cooperação com o Canadá:

1. Instituição parceira: Cégep Trois - Rivières

 

- Acordo de Cooperação com a Espanha:

1.  Instituição parceira: Universidade de Santiago de Compostela

 

 - Acordo de Cooperação / Memorandos de Entendimento com os  Estados Unidos da América:

1. Instituição parceira: North Virginia Comunity College

 

- Acordo de Cooperação com Cabo Verde:

1. Instituições parceiras: Ministério do Trabalho, formação Profissional e Solidariedade Social - Cabo Verde  e    SETEC - MEC

 

- Acordo de Cooperação com a Itália:

1. Instituição parceira: Università degli Studi di Ferrara

 

 - Acordos de Cooperação com Portugal: 

 1. Instituição parceira: Instituto Politécnico da Guarda 

 2. Instituição parceira: Instituto Politécnico de Coimbra

 3. Instituição parceira: Instituto Politécnico de Viseu

 4. Instituição Parceira: Instituto Politécnico do Porto 

 

 - Acordo de Cooperação com o Uruguai: 

1. Instituição parceira: Consejo de Educación Técnico Profesional

 


 

 


AFS Intercultura Brasil 

Banco Santander

O banco Santander possui iniciativas como programas de bolsas, ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoio a projetos universitários, por meio do Santander Universidades. Dessa forma, o banco Santander contribue com a internacionalização da atividade acadêmica e com a transferência de conhecimento do campus para a sociedade. Mais informações: Acesse

Deutsche Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit - Alemanha

Instituto Politécnico do Porto (IP Porto) - Portugal

SIGMA Clermont - França

Mines D'Alès (IMT) - França

Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen - Alemanha

Universidade de Santiago de Compostela - Espanha

Universidade Nacional de las Artes - UNA - Argentina

Universidade Nacional de Mar del Plata - UNMDP - Argentina

Universidade de Santiago de Compostela

 


      1. Como o IFG percebe internacionalização?

Internacionalização no IFG é concebida como um processo de intercâmbio educacional, científico e tecnológico, que privilegia os servidores e discentes por meio de acordos e convênios, para alavancar qualitativamente o desenvolvimento institucional em busca da troca cooperativa de conhecimento e competências.

      2. Qual o setor que auxilia o IFG no processo de internacionalização?

A Coordenação de Relações Internacionais (RI) está responsável por apoiar o IFG nas ações de internacionalização.

      3. Atualmente, qual a estrutura organizacional da RI no IFG?

Reitor (Prof. Jerônimo Rodrigues da Silva) -> Diretora Executiva (Profa. Adriana dos Reis Ferreira) -> Coordenação de Relações Internacionais (Coordenador Luciano de Paula Pereira  Perilo e a Assistente Karla Aparecida Neres de Oliveira) e  um Representante de Relações Internacionais por Câmpus conforme portaria que pode ser acessada clicando aqui.

        4. A Coordenação de Relações Internacionais possui um site?

A página da Coordenação de RI está no menu do site do IFG <www.ifg.edu.br>, no termo Internacional. Nesse ícone, você encontrará informações sobre editais que oferecem oportunidades de intercâmbio, sobre eventos no exterior, países/instituições que possuem convênios assinados com o IFG, entre outros assuntos.

        5. O IFG oferece oportunidades de intercâmbio para instituições estrangeiras?

O IFG não possui recursos financeiros para custear programas de intercâmbios, portanto o IFG atua como mediador na divulgação de editais com fomento de outras organizações. O MEC, por exemplo, é um dos promotores de oportunidades de intercâmbios com bolsas <http://www.capes.gov.br/editais-abertos>. Contudo, há projetos, desenvolvidos por professores do IFG que preveem bolsas para alunos de graduação e pós-graduação.

        6. Se eu participar de um intercâmbio em outro país, eu atraso meu curso no IFG?

Não há uma resposta fechada para esse questionamento. O IFG ainda não possui uma política de internacionalização que regulamente a saída de alunos e o aproveitamento de créditos/disciplinas. Cada aluno precisará ter seu processo avaliado de forma independente pela coordenação do curso, com respaldo da PROEN.

        7. É necessário saber uma língua estrangeira (LE) para participar de um intercâmbio?

A comprovação de conhecimento em uma LE dependerá do edital ao qual a pessoa está concorrendo. O mais comum é a exigência de conhecimento na língua de instrução da instituição para onde a pessoa irá. Por exemplo, o Canadá. Há instituições que ministram aulas em francês, outras em inglês, tal fato influenciará em qual LE o candidato terá que comprovar proficiência.

         8. O IFG aplica prova/exame de proficiência?

No momento não. O candidato terá que entrar em contato com instituições que aplicam essas provas (geralmente cursos de línguas estrangeiras) e pagar por elas.

        9.Quais os exames de proficiência mais comuns? E quais as notas/pontuações que eles atribuem?

 ·       Inglês: TOEFL e IELTS (CPE - Certificate of Proficiency in English) e exames de proficiência de Cambridge (CAE - Cambridge Advanced Examination).

TOEFL e IELTS são os dois mais comuns para a língua inglesa e podem inclusive ser exigidos por universidades de países em que esta não é a língua oficial, mas que têm cursos ministrados em inglês. O TOEFL predomina nos Estados Unidos e o IELTS na Europa e demais países com cursos em inglês. O valor dos testes é em torno de US$ 200 (cerca de R$ 750).

·       Espanhol: DELE e SIELE

Os exames DELE correspondem aos diplomas de língua concedidos pelo governo da Espanha. Eles têm validade por tempo indeterminado. O SIELE, que compreende todas as variantes da língua, é um exame feito por uma parceria entre Espanha e México. Ele tem validade de dois anos. Existem seis provas diferentes de DELE, que avaliam as competências e níveis de fluência da língua (do A1 ao C2). No site do Instituto Cervantes é possível saber mais sobre cada nível e descobrir o grau de dificuldade de cada um vendo modelos de exames.

O SIELE, por sua vez, será dividido em quatro provas que compreendem as diferentes competências da língua (leitura, audição, escrita e oral). O candidato pode optar por avaliar apenas algumas dessas competências. Os exames de proficiência serão realizados de forma eletrônica em centros autorizados. Mais informações estão disponíveis no site oficial do exame.

Diferentemente dos exames de proficiência em inglês, porém, os DELE e o SIELE não podem ser prestados a qualquer momento. Há um cronograma de provas para cada ano e os valores para prestar os exames vão de R$ 210 a R$ 450.

·       Francês: DELF / DALF

Quando falamos de língua francesa, falamos de DELF e DALF. No Brasil, a única instituição autorizada a aplicá-los é a Aliança Francesa, que estabelece um mesmo calendário de provas e taxa de inscrição para todo o país.

Ao todo, são seis diplomas oficiais, correspondentes a seis níveis diferentes. No geral, universidades exigem diplomas dos níveis B2 ou C1 para admitir estudantes estrangeiros. Os diplomas têm validade permanente e, para prestá-los, é necessário fazer antes uma avaliação para saber o nível mais adequado. Mais informações sobre essas etapas estão no site da Aliança Francesa.

As provas são aplicadas duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. As inscrições devem ser feitas presencialmente em unidades da Aliança Francesa e custam entre R$ 172 a R$ 612.

·       Alemão: Goethe-Zertifikat

Os exames que comprovam conhecimento deste idioma são chamados Goethe-Zertifikat e são aplicados pelo Goethe Institut no Brasil. Existem ao menos 11 avaliações, que medem os diferentes níveis de competência, desde A1 para iniciantes até C2 para o nível mais alto. Novamente, a exigência muda de universidade para universidade.

As provas acontecem duas vezes ao ano. Valores vão de R$ 165 a R$ 575, dependendo do nível.

·       Mandarim: HSK

Menos conhecido que os outros exames de proficiência, o HSK avalia a proficiência dos estudantes em mandarim. São seis níveis de avaliação, que medem, em termos gerais, a quantidade de vocabulário que o aluno domina – sendo uma faixa de 150 “hanzis” (caracteres chineses) para o nível I e 5 mil para o nível VI.

No Brasil, o Instituto Confúcio é o único órgão autorizado pelo governo da China a aplicar o HSK, bem como a versão do teste voltada para adolescentes, o YCT. As datas e os valores dos exames de proficiência variam de acordo com os centros de aplicação, mas em geral são realizadas duas edições por ano, com valores que vão de R$ 30,00 a R$ 350,00.

Para quem pretende prestar o exame a fim de ser admitido em uma universidade chinesa, é importante observar que a maior parte dos cursos oferecidos para estrangeiros na China exigem certificado de inglês. Um diploma de mandarim, porém, pode ser visto como diferencial pelos selecionadores.

 Fonte: <https://www.estudarfora.org.br/principais-exames-de-proficiencia/>.

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