Coordenação de Relações Internacionais

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Criado: Terça, 10 de Maio de 2016, 10h01 | Última atualização em Quarta, 31 de Outubro de 2018, 09h29

Apresentação

A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) é um órgão subordinado à Diretoria Executiva e tem por objetivo promover o desenvolvimento de relações internacionais no IFG. É organizada para assessorar o Instituto na realização das atividades de cooperação internacional.

  

Coordenadora: Suelene Vaz da Silva (professora)

Contato: (62) 3237-1813

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Compete à CRI:

- Propor, induzir e viabilizar ações para o desenvolvimento da política institucional de cooperação internacional, promovendo o intercâmbio com outros países na perspectiva da inclusão social, do desenvolvimento do ensino, da pesquisa e inovação de interesse público e do fortalecimento do caráter público e gratuito do Instituto Federal de Goiás;

- Promover atividades de cooperação internacional, com vistas a possibilitar a participação democrática de alunos, professores e técnicos-administrativos do Instituto Federal de Goiás;

- Promover e estabelecer relações com instituições e agências de cooperação técnica, científica e cultural do Brasil e de outros países, na perspectiva de viabilização de intercâmbio, dentro das diretrizes estabelecidas para a cooperação internacional do Instituto Federal de Goiás;

- Propor, promover, induzir, desenvolver projetos e constituir processos que viabilizem acordos e convênios internacionais, dentro das diretrizes estabelecidas pela politica de cooperação internacional do Instituto Federal de Goiás;

- Elaborar projetos de cooperação internacional para apresentação à Diretoria Executiva, formatados, quando for o caso, para encaminhamentos aos órgãos de fomento nacionais e internacionais, na perspectiva de apoio financeiro as programas de intercâmbio de interesse do Instituto Federal de Goiás;

- Orientar, acompanhar e apoiar os estudantes e servidores na elaboração de projetos de intercâmbio, na organização da documentação necessária e nas demais providências antes e durante a realização do intercâmbio;

- Coordenar os processos de admissão, acompanhar, orientar e apoiar os estudantes estrangeiros no Instituto Federal de Goiás;

- Acompanhar e prestar assistência aos participantes e às delegações estrangeiras que se encontrarem desenvolvendo atividades em cooperação com o Instituto Federal de Goiás, no Brasil;

- Propor, apoiar, organizar e realizar eventos internacionais em conjunto com a Coordenação-Geral de Comunicação e Eventos e com a estrutura organizacional dos Câmpus do Instituto Federal de Goiás;

- Prestar apoio e assessoria aos câmpus e aos demais órgãos do Instituto Federal de Goiás em assuntos relativos à cooperação internacional.

 

Equipe

Assistente em administração: Ingrid Klein  

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Contato: (62) 3237-1813 

Endereço:  Reitoria (Sede Provisória do Câmpus Goiânia Oeste) - Avenida C-198, Qd. 500 - Setor Jardim América - Goiânia – GO – CEP 74270-040. 


 PROGRAMA Embaixadores EUA - Boston, Estados Unidos (05 e 06 de abril de 2019)

Se você desempenha papel ativo e transformador na sua cidade ou região e está engajado com o futuro do país, se inscreva! Os custos são patrocinados pela organização do evento!!!

Objetivo: Em 2019, o Programa de Embaixadores irá selecionar 10 (dez) universitários brasileiros para assistir à quinta edição da Brazil Conference at Harvard & MIT (“Conferência” ou “Brazil Conference”), que será realizada em Boston, Estados Unidos, nos dias 05 e 06 de abril de 2019. Cada uma das cinco regiões brasileiras será representada por dois embaixadores engajados com o futuro do país, os quais serão patrocinados pela organização do evento de acordo com os termos do edital.

Inscrições:  até o dia 10 de outubro. 

COMO PARTICIPAR?

Para participar do Programa de Embaixadores, é preciso que o candidato atenda, durante toda a duração do Programa, as seguintes condições de elegibilidade:

  • Ter cidadania brasileira;
  • Ter pelo menos 18 anos (completos até 28 de Fevereiro de 2019);
  • Ser estudante de graduação, inclusive Educação à Distância, em universidade brasileira pública ou privada, devidamente matriculado na data do evento (5 e 6 de Abril de 2019);
  • Ter reconhecida idoneidade moral e reputação ilibada, sendo passíveis de eliminação quaisquer candidatos que estejam sendo, ou venham a ser, processados ou investigados, cível, administrativa ou criminalmente.

 Experiência de liderança, participação ativa em projetos sociais ou acadêmicos, experiência na organização de eventos ou no engajamento de pessoas são diferenciais desejáveis, porém não são exigências para a seleção do candidato​. A proficiência em inglês também não é obrigatória​, pois planejamos oferecer sistema de tradução simultânea para a maioria dos painéis. Também não é obrigatório possuir visto americano ou passaporte, pois iremos auxiliá-lo(a) no processo de obtenção de tais documentos.

BENEFÍCIOS DO EMBAIXADOR

  • Patrocínio de despesas de transporte, hospedagem e alimentação para a Brazil Conference 2019;
  • Custos relacionados com emissão de visto e passaporte;
  • Ingresso exclusivo e intransferível para a Brazil Conference 2019;
  • Título de Embaixador da Brazil Conference 2019;
  • Mentoria com estudantes de Harvard, MIT ou outras universidades na região de Boston (o pareamento de mentor e mentorado levará em conta o curso e as aspirações de carreira do Embaixador);
  • Suporte e acompanhamento pós-conferência para organização dos painéis no Brasil (cuja realização dependerá de aprovação prévia da organização da Brazil Conference);

Imersão nas universidades de Harvard e MIT: tour exclusivo em MIT e em Harvard, guiado por atuais estudantes, com oportunidade para conhecer salas de aula, laboratórios e outros estabelecimentos.

 RESPONSABILIDADES DO EMBAIXADOR

  • Obtenção de passaporte e visto americano válidos em mãos até 22 de Fevereiro de 2019, conforme orientações a serem dadas pela organização da Brazil Conference;
  • Participação em todos os eventos da Conferência durante os dias 05 e 06 de Abril de 2019;
  • Organização do centro local, isto é, evento pós-conferência realizado em sua região até 30 de Junho de 2019 para discutir pontos abordados durante a Brazil Conference. O embaixador possui o papel de coordenar o evento, desde a escolha de palestrantes até o tema dos debates, sob auxílio e aprovação da organização da Brazil Conference, que poderá apoiar o embaixador na divulgação (no site e redes sociais), nos custos (por exemplo, hospedagem de palestrantes) e na logística (por exemplo, escolha do auditório).

 Acesse, o Banner, o Edital e o link para inscrição em: https://www.brazilconference.org/embaixadores2019

 

The Mitacs Globalink Research Internship 2019

Objetivo: selecionar estudantes universitários da Austrália, Brasil, China, França, Índia, Alemanha, México, Arábia Saudita, Tunísia e Ucrânia. De maio a outubro de cada ano, os candidatos mais bem classificados participam de um estágio de pesquisa de 12 semanas sob a supervisão de professores universitários canadenses em uma variedade de disciplinas acadêmicas, desde ciências, engenharia e matemática até ciências humanas e sociais.

Inscrições: até o dia 19 de setembro de 2018 (inscrições deverão ser feitas até às 13h, horário do Canadá).

Obs.: Embora no link do Mitacs haja apenas a informação do IFG-Câmpus Formosa, todos estudantes dos câmpus do IFG podem participar. Já solicitamos ao Mitacs  correção no link do site.

Maiores Informações: Acesse os links abaixo.

 Mitacs (https://www.mitacs.ca/en/programs/globalink/globalink-research-internship) e (https://www.mitacs.ca/en/programs/globalink/globalink-research-internship/globalink-research-internship-2019-eligible)

Informações e dicas adicionais, acesse (https://partiuintercambio.org/bolsas-de-estudo/mitacs-estagio-no-canada-para-brasileiros/).

 

5ª Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do MERCOSUL (PJM)

Objetivo: selecionar 27 jovens brasileiros que representarão o Brasil no MERCOSUL de 2018 a 2020. Durante esse período, os jovens participarão ativamente no processo de elaboração e divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil.

Público-Alvo: Poderão participar da Seleção Nacional todos os estudantes regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do ensino médio regular ou do ensino técnico integrado ao ensino médio das escolas públicas do país, tanto da Rede Estadual quanto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Além disso, o estudante precisa ter boa atuação escolar (presença, conduta e rendimento), capacidade para conviver com jovens de diferentes culturas e crenças religiosas e disponibilidade e autorização dos pais para realizar viagens nacionais e internacionais, todas acompanhadas pelo MEC e seus parceiros.

Inscrições: até o dia 09 de setembro de 2018 (os documentos requeridos deverão ser enviados até às 23h59min, horário de Brasília).

Deverão ser efetuadas exclusivamente por e-mail (endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 Para efetivar a inscrição o estudante deve anexar os seguintes documentos ao e-mail:

  1. Formulário de Inscrição, disponível para download em www.pjm.mec.gov.br. O formulário deve ser totalmente preenchido e enviado para o endereço eletrônico supracitado (formato word);
  2. Projeto de autoria própria com orientação de um professor e assinado pelos dois (formato pdf);
  3. Carta de recomendação do professor, assinada e digitalizada (formato pdf);
  4. Termo de ciência e autorização (modelo no Regulamento) assinado pelos pais e digitalizado (formato pdf).

Maiores Informações: Acesse o Regulamento, Caderno de Orientações para Elaboração de Projeto e os links abaixo.

 

Programa de Bolsas de Estudo Chevening - 2019

Objetivo: Programa Chevening (bolsas de mestrado no Reino Unido) é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. As Bolsas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança para um programa de MBA ou Mestrado de um ano em qualquer área e em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido.

O que está incluso na Bolsa de Estudo Chevening?

A maioria das bolsas cobre:

  • Mensalidades;
  • Ajuda de custo para subsistência com valor fixo (para um bolsista);
  • Uma passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido;
  • Auxílios extras para cobrir gastos essenciais.

 Obs.: Algumas bolsas cobrem parte do custo de estudar no Reino Unido; por exemplo, somente mensalidades ou somente ajuda de custo.

Inscrições:  O período de inscrições para 2019 será entre 6 de Agosto a 6 de Novembro de 2018  (até à meia-noite horário local do Reino Unido) pelo site www.chevening.org/brazil.

Maiores informações: http://www.chevening.org/brazil

 

Sports Visitor Programa 2018

Objetivo: O programa é uma iniciativa de intercâmbio internacional de esportes do governo dos EUA que oferece as melhores práticas em esportes, excelência e liderança dos Estados Unidos - desde brincadeiras recreativas até ligas profissionais para atletas, treinadores ou administradores de equipes semiprofissionais entre 15 e 21 anos.

Durante duas semanas os participantes aprenderão técnicas de coaching esportivo, administração de recursos e como utilizar o esporte para a resolução pacífica de conflitos, combater preconceitos, promover o empoderamento feminino, os direitos de pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais, entre outros temas.

Os participantes também terão a oportunidade de vivenciar a cultura, sociedade e esportes americanos, desenvolvendo atividades com foco particular em liderança e empoderamento.

Fluência ou conhecimento avançado da língua inglesa é um requisito para participar do programa. Todos as despesas relacionados a transporte, hospedagem e alimentação serão inteiramente custeadas pela Missão Diplomática dos EUA no Brasil.

Inscrições: até dia 19 de agosto de 2018 no link.

Maiores Informações: Acesse ou contate Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Tel: +55 (61) 3312-7352

 

22ª edição da Youth Assembly - 2018

Objetivo: O evento acontecerá do dia  9 a 13 de agosto na sede das Nações Unidas, em Nova York, e jovens do mundo todo vão poder participar de workshops, palestras e debates abordando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e Liderança Jovem.

Inscrições: até dia 16 de junho de 2018 (e até o dia 30 de maio para o programa de bolsas).

Maiores Informações: Acesse http://jovensnaonu.com.br/2018/05/09/estao-abertas-as-inscricoes-para-a-22a-edicao-da-youth-assembly/

 

Australia Awards–Endeavour Scholarships and Fellowships 2018

Objetivo: O governo australiano oferta bolsas de graduação e pós-graduação e cursos rápido na Austrália.

 Inscrições: até dia 30 de junho de 2018 (até às 23:59h horário local da Austrália).

Maiores Informações: Acesse https://internationaleducation.gov.au/Endeavour%20program/Scholarships-and-Fellowships/Applications/Pages/Applications.aspx

 

Programa de Bolsas IberoAmericanas Santander 2018 - Seleção IFG

Objetivo: Após o convênio do IFG com o Santander Universidades estão abertas as inscrições para Programa de Bolsas Iberoamericanas para Estudantes de Graduação.  Serão selecionados dois alunos para participar de intercâmbio em Portugal ou na Argentina.

 Inscrições: até 12 de setembro de 2018 no site do Santander e 13 de setembro de 2018 no site do IFG (até às 23:59h horário local do Brasil).

Maiores Informações: Acesse o Edital IFGSite do IFG/Santander, os Princípios Gerais dos Programas de Bolsas do Santander e o site do Santander.  

 

"La Diplomatura Superior en Gestión y Enseñanza del Español"  da  Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais –  FLACSO (Sede Argentina) 

Objetivo: é uma proposta na modalidade à distância através do câmpus virtual da FLACSO, oferecida pela Área de Estudos Latino-Americanos (ADELA) da FLACSO, almejando fornecer uma formação interdisciplinar sobre relevantes questões da gestão curricular e do ensino de espanhol.

Inscrições e maiores Informações: acesse aqui e http://flacso.org.ar/formacion-academica/gestion-y-ensenanza-del-espanol/

 

Chamada Pública nº 02/2017 -  Concurso sobre Educação Profissional da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Objetivo: CONVOCATÓRIA CPLP – IDEIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO E TRABALHO CONCURSO EPT NA CPLP bolsas) no ano de 2018  com o objetivo de promover o vínculo entre os países falantes da língua portuguesa e estimular a criatividade, a geração de ideias e a inovação entre os estudantes e professores da Educação Profissional e Tecnológica. 

Inscrições:  até dia 30 de abril de 2018.

Maiores Informaçõeshttp://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/editais

 

Australian Technology Network (ATN) –  SOUTH AMERICAN SCHOLARSHIPS

A Australian Technology Network (ATN) oferece bolsas de pesquisa para doutorado (mínimo de 10 bolsas) no ano de 2018 nas seguintes universidades:

  • Curtin University,
  • University of South Australia,
  • Queensland University of Technology (QUT),
  • University of Technology Sydney (UTS),
  • RMIT University.

Inscrições:  até dia 31 de março de 2018.

Maiores Informações: http://www.atn.edu.au/scholarships-grants/atn-latam-scholarships/

 

Programa de Bolsas do Conselho para Relações Austrália-América Latina 2018-2019 / Council on Australia Latin America Relations (COALAR) 

Objetivo: O governo australiano estabeleceu o Conselho para Relações Austrália-América Latina (COALAR) em 2001 para melhorar as relações econômicas, políticas e sociais da Austrália com a América Latina. Para 2018-2019, o Conselho considerará favoravelmente que fortaleçam as relações com os países prioritários, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, bem como através da Aliança do Pacífico.

Este programa é destinado a fornecer financiamento de base para projetos inovadores relevantes para os objetivos do Conselho. Isso inclui propostas que demonstram potencial para o desenvolvimento de vínculos de longo prazo entre indivíduos e instituições na Austrália e seus homólogos na América Latina.

 Os objetivos do Conselho são:

  • vínculos fortalecidos entre a Austrália e a América Latina nas áreas prioritárias de negócios, educação, sustentabilidade, turismo e promoção cultural;
  • um compromisso mais estreito entre a Austrália corporativa com a América Latina
  • uma maior conscientização e compreensão da Austrália na América Latina e da América Latina na Austrália.

Inscrições: De 8 de fevereiro de 2018 até 28 de março (até às meio-dia horário local da Austrália).

Maiores Informações: Acesse aqui e  http://dfat.gov.au/people-to-people/foundations-councils-institutes/coalar/grants/Pages/guidelines-for-funding-applicants.aspx

 

Bolsa de Educação Internacional do Governo da Irlanda de 2018 –  Government of Ireland International Education Scholarship 2018

A Campanha de Educação Internacional do Governo da Irlanda, chamada 2018, está aberta. Veja abaixo os links do edital da chamada e o formulário de inscrição.

Inscrições: até dia 23 de março de 2018  (até às 17h horário local da Irlanda).

Maiores Informações:  http://hea.ie/policy/internationalisation/international-funding-schemes/ ou  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Oportunidade de intercâmbio para adolescentes BP Global STEM Academies (AFS & BP) 

Você se interessa por ciências, tecnologia, engenharia e matemática? Então, inscreva-se e concorra a uma bolsa de estudo integral para 4 semanas nos Estados Unidos ou Egito junto com 100 adolescentes do mundo todo.
Principais requisitos:
• Ter entre 15 e 17.5 anos de idade em junho de 2018;
• Estar cursando o ensino médio em escola pública (no caso das bolsas do Amapá 50% serão destinadas aos alunos da rede estadual de ensino);
• Nunca ter tido uma reprovação;
• Possuir um interesse acadêmico e profissional voltado para ciência, tecnologia, engenharia, matemática ou campos relacionados;
• Ser capaz de participar do programa e frequentar as aulas que serão realizados totalmente em inglês;
• Ser residente do Estado do Amapá ou das cidades de Edéia, Porteirão, Acreúna, Indiara, Turvelândia, Itumbiara, Cachoeira Dourada, Ituiutaba e Gurinhatã.
• Ser capaz e estar disposto a viajar desacompanhado para o exterior.

Inscrições: O período de inscrições será entre 01 a 19 de março de 2018 (até às 10h da manhã)

Maiores Informações: https://www.afs.org.br/bolsas-de-intercambio-bp-afs/

 

Concurso de Movimentos Sociais e Praxis da Gratidão - FLACSO (Sede Argentina) 

Objetivo: O concurso é patrocinado pela FLACSO (sede da Argentina) e pela Aurora Humanitarian Initiative (IHA). O objetivo é focar na produção de obras que contribuam para uma reflexão conceitual e empírica sobre a gratidão como motivação para ação nos movimentos sociais contemporâneos na América Latina, que atuam no campo da defesa dos direitos humanos, civis e econômicos. As três melhores propostas individuais serão selecionadas por um Comitê de Avaliação para realizar a pesquisa durante um período de cinco meses (abril a agosto de 2018). O montante do subsídio para cada projeto selecionado é de US $ 3.000.

Inscrições: até 16 de março.

Maiores Informações: http://flacso.org.ar/aurora e E-mail de contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." rel="alternate">Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FameLab Brasil 2018 - A maior competição de comunicação científica do mundo que leva você ao Reino Unido!

Objetivo: Para aproximar os cientistas com a sociedade, o British Council vai realizar a 3ª edição do FameLab Brasil. O desafio será produzir um vídeo de apenas 3 minutos, sem edição e nenhum apoio de dispositivo eletrônico, para explicar um conceito científico ou tecnológico, além de mostrar sua importância ou impacto na vida cotidiana por meio da contextualização e abordagem de temas científicos no dia a dia, além de incentivar o desenvolvimento de competências em comunicação, em especial a habilidade oral.

Inscrições: até 11 de março.

Maiores Informações: https://www.britishcouncil.org.br/famelab

 

Programas internacionais da CAPES ofertam mais de 400 bolsas

Objetivo: Os editais para os programas de Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno, todos no exterior, foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Diário Oficial da União.

Inscrições:  até 19 de Janeiro de 2018 (a bolsas de doutorado-pleno, pós-doutorado ou professor visitante) ou  até 23 de março de 2018 (Programa de Doutorado-sanduíche).

Maiores Informações: http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8676-programas-internacionais-da-capes-ofertam-mais-de-400-bolsas

 

Intercâmbio/Voluntário Global - AIESEC em Goiânia

Objetivo: Desenvolver a liderança em jovens através da realização de intercâmbios sociais em ONGs no exterior.

A taxa de Intercâmbio estará com mais de 40% de desconto para quem ainda quer fechar o seu intercâmbio social ainda esse ano para projetos em vários países, como Peru, Colômbia, Romênia, Egito, Itália e outros!

Se você tem interesse em realizar um projeto com a maior organização jovem do mundo e ajudar a ONU à atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, verifique, se inscreva e se prepare para essa experiência: 

Inscrições:  15 de dezembro de 2017 (De 8h as 22h, na AIESEC em Goiânia).

Maiores Informações: Acesse bit.ly/ImpactFriday e aiesec.org 

 

AQEFLE Bursary - Uma bolsa de estudo para estudar Francês como segunda língua estrangeira

Objetivo: A Associação AQEFLE reúne oito instituições educacionais que oferecem cursos de francês como língua estrangeira em Quebec, cuja missão é promover a língua e a cultura do Quebec. Para fazer isso, criaram uma bolsa de estudos de $ 2,000 dólares canadenses para estudantes que desejam participar de um programa de francês como língua estrangeira em uma das escolas associadas.

Inscrições:  30 de novembro de 2017.

Maiores Informaçõeshttp://aqefle.com/en/la-rubrique-2.html 

 

Intercâmbio/Voluntário Global - AIESEC em Goiânia

Objetivo: Desenvolver a liderança em jovens através da realização de intercâmbios sociais em ONGs no exterior.

O modelo de liderança é pautado em 4 pilares:

  • Orientação à Solução;
  • Emponderamento de Outros;
  • Auto Conhecimento e
  • Cidadão Global. 

Todos os projetos são diretamente ligados aos "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável Global" da Organização das Nações Unidas (ONU), uma vez que a AIESEC é parceira da ONU para o atingimento desses objetivos e é reconhecida pela mesma como sendo a maior organização totalmente gerida por jovens do mundo sem fins lucrativos.

No dia 24/11/2017 a AIESEC em Goiânia proporcionará programas de intercâmbio especialmente desenhados para os jovens goianos. ​Serão vários destinos, por exemplo, Argentina, Peru, Colômbia, Romênia, Itália e Egito.

Inscrições:  24 de novembro de 2017 (De 8h às 22h, na República da Saúde / Rua 89, 655 - St. Sul).

Maiores Informações: Acesse bit.ly/goianiablackfriday, http://bit.ly/AIESECGoiania e aiesec.org 

 

EDITAL Nº 02/2017 CONVOCATÓRIA CPLP – IDEIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO E TRABALHO CONCURSO EPT NA CPLP

Objetivo: A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) torna público, para conhecimento dos interessados, que será realizado na modalidade concurso, a CONVOCATÓRIA CPLP – IDEIAS INOVADORAS EM EDUCAÇÃO E TRABALHO – CONCURSO EPT NA CPLT, com o objetivo de promover o vínculo entre os países falantes da língua portuguesa e estimular a criatividade, a geração de ideias e a inovação entre os estudantes e professores da Educação Profissional e Tecnológica.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP - tem como objetivos gerais a conciliação política e a cooperação nos domínios social, cultural e econômico e, para atingi-los, tem promovido a coordenação sistemática das atividades das instituições públicas e entidades privadas empenhadas no incremento da cooperação entre os seus Estados-membro.

Dentro desse contexto, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação do Brasil – SETEC/MEC –, em parceria com o Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – CONIF, elaborou a proposta do Concurso EPT na CPLP para promover as 2 discussões acerca da Educação Profissional e Tecnológica no âmbito da comunidade.

O concurso, que envolve a participação de estudantes do ensino técnico e profissionalizante de nível médio e os professores que desempenham atividades nas instituições que promovem o ensino profissional e tecnológico (em qualquer nível), prevê, por parte dos estudantes, a elaboração de um produto original (detalhes estão descritos a seguir) e, por parte dos professores, um artigo original sobre ensino profissionalizante.

Inscrições: até 22 de dezembro de 2017.

Maiores Informações: Acesse http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=74281-edital-concurso-cplp-2017-pdf&category_slug=outubro-2017-pdf&Itemid=30192

 

Canadá - Programa Capes/DFATD

Objetivo: O Programa, pela seleção de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e canadenses, tem por objetivos:

            1. Fortalecer a cooperação entre Instituições de Ensino Superior e/ou de Pesquisa do Brasil e do Canadá.

            2. Fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento brasileiros e canadenses.

            3. Fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado.

Inscrições: até 11 de outubro de 2017.

Maiores informações: Acesse http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/canada/programa-capes-dfaithttp://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/brazil-cbjp-brezil.aspx?lang=eng

 

Programa de Bolsas de Estudo Chevening - 2018

Objetivo: Programa Chevening (bolsas de mestrado no Reino Unido) é financiado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO) e organizações parceiras. As Bolsas são concedidas a estudantes de destaque e com potencial de liderança para um programa de mestrado de um ano em qualquer área e em qualquer uma das principais universidades do Reino Unido (anexo mais informações).

O que está incluso na Bolsa de Estudo Chevening?

A maioria das bolsas cobre:

  • Mensalidades;
  • Ajuda de custo para subsistência com valor fixo (para um bolsista);
  • Uma passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido;
  • Auxílios extras para cobrir gastos essenciais.

 Obs.: Algumas bolsas cobrem parte do custo de estudar no Reino Unido; por exemplo, somente mensalidades ou somente ajuda de custo.

 Inscrições:  O período de inscrições para 2018 será entre 7 de Agosto a 7 de Novembro de 2017 pelo site www.chevening.org/brazil

Maiores informações: http://www.chevening.org/brazil

 

Oportunidade de intercâmbio anual pela AFS para alunos do Ensino Médio

01 bolsa de estudo para aluno do Ensino Médio para a Itália (estar no 1º ou 2º ano, renda familiar bruta de até R$ 6.000, não ter reprovação, média 8 ou maior, 15 a 17 anos no período da inscrição e não precisa saber Italiano).

O aluno contemplado com a bolsa terá como despesas: Taxa de adesão de 500 dólares, 80 euros para emissão de documentos na Itália, passagem aérea doméstica Goiás – Rio de Janeiro (ida e volta), emissão de passaporte e cerca de 400,00 reais com a emissão de visto.

A bolsa cobre as passagens aéreas do Rio – Itália (ida e volta), taxas escolares e alimentação em casa de família/homestay na Itália.

Maiores informaçõeshttp://www.afs.org.br/bolsa-exploradores-culturais/#afs-nav-bolsas-por-estado

 

Estágio no Canadá para alunos das áreas das Ciências da Engenharia e Matemática às Ciências Humanas e Sociais

 A Chamada para a candidatura de estudantes para 2018 está aberta.

 Objetivo: O Estágio de Pesquisa Globalink oportuniza a estudantes de graduação participar de um estágio de pesquisa de 12 semanas em universidades canadenses. 

A partir de maio de 2018, estudantes aprovados irão para o Canadá, onde trabalharão com um supervisor de faculdade e outros pesquisadores em suas universidades de acolhimento. Eles receberão:

  • Bolsa para despesas gerais;
  • Oficinas de desenvolvimento profissional;
  • Orientação de professores da universidade anfitriã .

Inscrições: Os alunos interessados ​​podem começar a preparar suas candidaturas – todos os requisitos estão listados na guia "Informações do Aluno" da página Student Information. Comece sua candidatura clicando aqui.

 Maiores informaçõesGlobalink Research Internship

 

Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade

Objetivo: O Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade do Ministério do Turismo, instituído pela Portaria nº 8 de 6 de janeiro de 2017, surgiu com o intuito de promover a excelência dos serviços turísticos no Brasil, por meio da qualificação de estudantes de turismo em universidades internacionais de excelência.

Em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, o Programa concede bolsas de estudo no exterior a alunos brasileiros de graduação em Turismo e Hospitalidade, pelo período de até 3 meses, com auxílio para a cobertura dos seguintes custos: transporte aéreo internacional, alojamento, alimentação, seguro-saúde, taxas escolares e mensalidade reduzida.

Inscrições: De 17 de julho às 9h até 25 de agosto de 2017 às 17h.

Maiores informações: Acesse http://pqi.turismo.gov.br/site/conheca-o-programa.html.  e http://pqi.turismo.gov.br/site/como-participar.html

 

Estados Unidos – Programa Jovens Embaixadores (Embaixada dos Estados Unidos no Brasil).

Objetivo: O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas. Criado em 2002, o programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O programa visa fortalecer o ensino público por meio desses alunos, transformando-os em modelos para as suas comunidades.

Inscrições: De 20 de junho até 09 de agosto de 2017.

Maiores informações: Acesse a página do facebook @JovensEmbaixadores, http://www.jovensembaixadores.org/2018/, bit.ly/Jovensembaixadores e https://br.usembassy.gov/pt/education-culture-pt/programa-jovens-embaixadores/.

 

Brasil / Reino Unido – Confap seleciona pesquisadores para Workshop Preparatório para Edital em Saúde Pública (Chamada Pública UK-Brazil for Health Systems Research Networks (Medical Research Council (MRC)/Fundo Newton).

 Objetivo: O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) está com inscrições abertas para pesquisadores da área de saúde pública das diversas áreas temáticas participarem do Workshop preparatório da Chamada Pública UK-Brazil for Health Systems Research Networks, realizada em parceria com o Medical Research Council (MRC), no escopo de atividades do Fundo Newton. O Workshop será realizado entre os dias 26 e 28 de junho, na sede do CNPq, em Brasília (DF), com o objetivo de trazer pesquisadores britânicos, interessados em parcerias com pesquisadores de instituições brasileiras, de modo a estimular o estabelecimento de parceiras para a constituição de propostas ao edital.

Inscrições: Até 12 de junho de 2017.

Maiores informações: Acesse

 

CAPES e FULBRIGHT - Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI)

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) oferece até 479 bolsas para curso intensivo de (06) seis semanas em uma universidade nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2018.

Objetivo: O intuito é capacitar professores de língua inglesa da educação básica em efetivo exercício nas redes públicas de ensino e estreitar as relações bilaterais entre os dois países

São três modalidades de curso:
– Desenvolvimento de metodologias (TOEFL ITP 550 ou superior)
– Aprimoramento em inglês – Intermediário II (TOEFL ITP entre 500 e 549)
– Aprimoramento em inglês – Intermediário I (TOEFL ITP entre 450 e 499)

REQUISITOS
• Possuir nacionalidade brasileira. No caso de estrangeiro, ser residente no Brasil com visto permanente;
• Ser professor concursado e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública da educação básica no ato da inscrição e até a implementação da bolsa;
• Realizar teste de avaliação de nível de proficiência em língua inglesa TOEFL ITP, conforme edital do programa;
• Não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras e/ou americanas para o mesmo objetivo.

Inscrições: Até 15 de julho de 2017.

Maiores informações: http://fulbright.org.br/edital/pdpi-professores-de-inlges/

 

Estados Unidos – Programa CAPES-FULBRIGHT - Master of Fine Arts (MFA)

Objetivo: O programa Master in Fine Arts (MFA), desenvolvido em parceria com a CAPES, oferece bolsa para cursar mestrado em roteiro de cinema nos Estados Unidos, uma modalidade de pós-graduação específica da área de cinema e audiovisual, que não encontra similar no Brasil. São concedidas até 2 (duas) bolsas com duração de até 21 meses.

Inscrições: Até 12 de junho de 2017.

Maiores informações: http://fulbright.org.br/edital/mfa/

 

EURAXESS

Se você está interessado em diferentes oportunidades de bolsas e auxílios para Mestrado, Doutorado e realização de projetos no exterior, acesse os seguintes abaixo:

CALL Open to BRAZILIANS: Marie Skłodowska-Curie Individual Fellowships (IF) - Incoming/Outgoing
Pesquisadores baseados no Brasil podem se inscrever para a uma bolsa europeia para levar a cabo uma investigação europeia na Europa, no setor acadêmico ou não acadêmico. Pesquisadores baseados na Europa podem se candidatar para uma bolsa global para realizar a pesquisa em um  terceiro país, como o Brasil, e voltar para a Europa.

Esta é uma excelente oportunidade para instituições brasileiras de Ensino Superior / Institutos de pesquisa / Empresas do setor privado para acolherem um investigador baseado na Europa de alto nível, totalmente financiado pela Comissão Europeia.
Nenhum co-financiamento é necessário. Pesquisadores brasileiros estão totalmente elegíveis para financiamento.

Prazo: 14 de Setembro de 2017
Mais Informações: http://bit.ly/MSCA_IF_2017

 

 Call open: French Chairs at IMPA (RJ) in pure or applied Mathematics

The Institute of Pure and Applied Mathematics (IMPA), in partnership with the Consulate General of France in Rio de Janeirohave launched a call to receive 2 professors or researchers from French institutions in the field of pure or applied Mathematics, for a period of more than 90 days and less than 120 days.
Deadline: 1 May 2017
More: http://bit.ly/IMPA_Chairs

 

Canadá – BOLSAS DO CENTRO LINGUÍSTICO DO COLÉGIO DE JONQUIÈRE PARA AMÉRICA LATINA

Bolsa de estudos em francês língua estrangeira ou segunda língua

Objetivo: Apoiar financeiramente os estudantes que desejam participar de um programa de língua estrangeira francesa.

Valor: A bolsa, de um valor de CAD$2000 é aplicável no momento da inscrição a um dos programas oferecidos pelo Centro Linguístico do Colégio de Jonquière.

Inscrições: Até 31 de março de 2017.

Maiores informações: http://langues-jonquiere.ca/en/bolsa-centro-linguistico-do-colegio-de-jonquiere-para-america-latina.html

 

Espanha – BOLSAS DA FUNDAÇÃO CAROLINA (2017-2018)

São 521 Bolsas de Pós-Graduação, de mobilidade para docentes, de empreendedorismo, estudos institucionais e renovações de bolsas.

A convocatória 2017-2018 abrange várias áreas do conhecimento e é dirigida exclusivamente aos estudantes de todos os países da Ibero-América para que completem sua formação em Universidades e Centros de Estudos Espanhóis.

 Número de bolsas por modalidades e programas (.PDF 582 KB) - Documento que relaciona a quantidade de bolsas disponíveis por modalidades e programas.

Convocatória de Bolsas da Fundación Carolina 2017-2018 (.PDF 177 KB) - Divulgação do Edital da Fundação Carolina para concessão de bolsas para o ano letivo 2017-2018.

 Inscrições:  Para maiores informações do processo seletivo, cronograma e como se candidatar, acesse: http://www.fundacioncarolina.es/?p=10966

  

EURAXESS

Se você está interessado em diferentes oportunidades de bolsas e auxílios para Mestrado, Doutorado e realização de projetos no exterior, acesse os seguintes abaixo:

Call opening soon in PORTUGAL – FCT 2017 Call for PhD Scholarships (Incoming and outgoing)

The FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) offers PhD scholarships of up to four years across all fields of research to Masters degree holders.
Deadline: the call for applications is open from 1 to 31 March 2017
More: https://euraxess.ec.europa.eu/worldwide/brazil/call-opening-portugal-%E2%80%93-fct-2017-call-phd-scholarships-incoming-and-outgoing

 Call open in France – Victor Hugo Masters or PhD Scholarships (Incoming)

Scholarship to study for one year at the University of Franche-Comté as part of a Masters or Doctoral programme to encourage university exchanges with Latin America.
Deadline: 17 February 2017
More: https://euraxess.ec.europa.eu/worldwide/brazil/call-open-france-%E2%80%93-victor-hugo-masters-or-phd-scholarships-incoming

 Call open EU – Erasmus + Jean Monnet Call for proposals 2017

3 different types of modalities can be supported through the Jean Monnet Activities taking place worldwide, including Brazil, to promote excellence in teaching and research in the field of European Union studies. Brazilian HEIs submit their proposal directly to EACEA.
Deadline: 23 February 2017
More: http://bit.ly/Jean_Monnet2017

 

Inscrições Abertas para o Workshop Internacional: “A pathway to global sustainability – Role of local food supply logistics in global sustainability”

Podem se candidatar estudantes de doutorado e pesquisadores.

As despesas de viagem são custeadas pelo programa.

 Data: De 29 de maio a 1º de junho de 2017.

Local:  Rio Sul, Santa Catarina.

Inscrições: Até 20 de janeiro de 2017.

Maiores informações:  http://ow.ly/4g9Y307WwM0

 

Espanha – Competição Internacional de Modelagem 3D, on line e gratuita - Universidade Santiago de Compostela, Espanha

Embaixada do Brasil em Madri informa que a Universidade de Santiago de Compostela convida instituições brasileiras a participar da quarta edição da "3DMOBILE Metrology World League".

Trata-se de campeonato escolar científico internacional de modelagem 3D, totalmente online e gratuito, para estudantes nascidos em 1998, 1999 e 2000.

Nas edições anteriores, participaram mais de 400 centros educativos de cerca de 30 países. De acordo com a comunicação, qualquer instituição de ensino ou relacionada à pesquisa pode participar apoiando o evento ao vinculá-lo à sua marca e oferecendo prêmio que poderá ser entregue por representante indicado por ela.

Os organizadores propõem que os prêmios podem ser livros, tablets, computador, viagem, etc. Também é possível patrocinar o prêmio mundial sobre alguns dos 9 objetivos estratégicos da Unesco.

Informações detalhadas, bem como o formulário para inscrição, poderão ser acessados em http://d3mobile.es.

 

Reino Unido – Programa de Bolsas Chevening 2017-2018

O que é o Programa de Bolsas Chevening? O programa de Bolsas Chevening foi instituído pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido (FCO), por se tratar de relevante programa de concessão de bolsas de mestrado em universidades do Reino Unido.

 Inscrições: O período de inscrições para 2017-2018 encerram-se em 08 de novembro de 2016.

 O que está incluso numa Bolsa de Estudo Chevening? A maioria das bolsas cobre:

  • Mensalidades;
  • Ajuda de custo para subsistência com valor fixo (para um bolsista);
  • Uma passagem de ida e volta em classe econômica para o Reino Unido;
  • Auxílios extras para cobrir gastos essenciais.
  • Algumas bolsas cobrem parte do custo de estudar no Reino Unido; por exemplo, somente mensalidades ou somente ajuda de custo.

 Contato do Programa de Bolsas Chevening da Embaixada Britânica de Brasília:

Carlos Eduardo Mesquita  (Assistente do Programa de Bolsas Chevening)
(61) 3329-2348 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 Maiores informações: http://www.chevening.org/brazil

 

 


 

Exame de Proficiência em Língua Espanhola para os alunos do IFG candidatos ao PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO - SANTANDER UNIVERSIDADES (2018)

 

A Coordenação de RI do IFG, em colaboração com a professora Cleide Araújo Machado, aplicará exame de proficiência em língua espanhola para os candidatos ao Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação - Santander Universidades (2018), que comprovarem inscrição nesse Programa para a Argentina.


 Inscrição para o exame
A inscrição deve ser realizada via e-mail, endereço <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>, até o dia 17 de junho. Após essa data, não serão aceitas inscrições.

Identificar no "assunto" da mensagem: Inscrição-Exame de Proficiência do IFG - (EDITAL N°030/2018) 

Identificar na mensagem:

  1. 1. Nome completo do candidato
  2. 2. Câmpus
  3. 3. Curso
  4. 4. Número do RG
  5. 5. Anexar no e-mail arquivo em PDF do comprovante de inscrição ao Programa de Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação - Santander Universidades (2018), país ARGENTINA.  Sem esse comprovante a inscrição SERÁ INDEFERIDA.

 

Local da prova
IFG – câmpus Goiânia
Endereço: Rua 75, nº 46, Centro, Goiânia, Goiás. CEP: 74055-120 (Ao lado do Parque Mutirama).
Sala:  S-506 / IFG - Câmpus Goiânia.
 
Data e horário: conferir o cronograma.
 
Informações sobre o exame:

  1. 1. O exame será aplicado em forma de prova de múltipla escolha, produção escrita e oral.
  2. 2. A prova de múltipla escolha terá duas partes: 08 questões de compreensão auditiva e 17 questões de compreensão de leitura. Total de 25 questões.
  3. 3. A produção escrita consistirá na escrita de uma redação, contudo só serão corrigidas as redações dos candidatos que acertarem no mínimo 20, das 25 questões de múltipla escolha. Candidatos com acerto inferior a 20 questões SERÃO eliminados do exame de proficiência.
  4. 4. A redação terá o valor máximo de 25 pontos. Os 8 candidatos com maior pontuação na redação serão convocados para a prova oral. Em caso de empate de notas na redação, o desempate será feito considerando o maior número de acertos na parte de múltipla escolha. Ainda persistindo o empate, os textos serão corrigidos, mesmo ultrapassando o número de 8 textos e os candidatos serão convocados para a prova oral.
  5. 5. A prova oral será realizada em forma de entrevista, registrada por gravação de áudio, e terá o valor máximo de 50 pontos.
  6. 6. O resultado final do exame de proficiência será feito via somatória da pontuação das 3 etapas (prova de múltipla escolha, redação e prova oral) e transformados em níveis de proficiência, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR).
  7. 7. Todos os candidatos que realizarem a prova oral serão certificados pela Coordenação de RI de acordo com o nível de proficiência alcançado, segundo o CEFR.

 

 Informações gerais:

  1. 1. É obrigatório apresentação de RG para a realização da prova.
  2. 2. Não será permitido o uso de dicionários ou quaisquer outros materiais durante o exame.
  3. 3. A prova de múltipla escolha e produção escrita deverá ser respondida com caneta esferográfica azul ou preta.
  4. 4. O candidato deverá chegar com 30 minutos de antecedência ao horário descrito no cronograma para as etapas do exame, pois não haverá tolerância de atraso para a realização do exame.

Prova Escrita (Parte de múltipla Escolha)

Gabarito da Prova Escrita (Parte de múltipla escolha)

Resultado Preliminar da Prova Escrita (Parte da prova de múltipla escolha)

Lista dos candidatos que terão as redações corrigidas

Resultados da Prova Escrita (Notas de Redação)

Convocação para Prova Oral

Resultado da Prova Oral

Resultado Final

Cronograma

Todas as informações posteriores referentes às etapas deste cronograma serão divulgadas na página  da CRI do IFG (https://www.ifg.edu.br/cri?showall=&start=2)

 25/06 - prova de múltipla escolha (compreensão auditiva e de leitura) e produção escrita

Sala: S-506 / IFG - Câmpus Goiânia

Horário: 14hs às 17hs 

 26/06  - divulgação do gabarito de resposta da parte de múltipla escolha
 26/06  - divulgação do resultado preliminar da parte da prova de múltipla escolha
 26/06  - período para interposição de recurso contra o resultado da parte da prova de múltipla escolha
 29/06  - divulgação do resultado de recurso da parte da prova de múltipla escolha
 29/06  - divulgação da lista com os nomes dos candidatos que terão as redações corrigidas
 03/07  - resultado das notas de redação
 04/07  - período para interposição de recurso contra o resultado da nota da parte da prova de redação
 06/07  - divulgação do resultado do recurso contra a nota da redação
 06/07  - convocação para a prova oral
 09/07  - prova oral 
 

 Sala: S-506 / IFG - Câmpus Goiânia

 Horário: Início às 14hs, por ordem alfabética de nomes

 10/07  - divulgação do resultado da prova oral
 11/07  - período para interposição de recurso contra o resultado da nota da prova oral
 13/07 - divulgação do resultado do recurso contra a nota da prova oral
 13/07 - divulgação do resultado final
 13/07  - envio dos certificados por e-mail ou retirada do certificado impresso na Coordenação de RI    Sala: CRI / Horário: das 7hs às 13hs

 

"AULAS GRATUITAS DE DANÇA"  Curso Intensivo de Tango - Noções Básicas de Tango: Uma dança de improvisação" com a intercambista argentina Lila Morena Acuña 

Data:  Sextas às 17:30h às 19h  (08 a 15 de Junho de 2018). 

Local: IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia (Av. Universitária Vereador Vagner da Silva Ferreira (antiga Rua Mucuri), Qd 1, Lt 1-A – Parque Itatiaia, Aparecida de Goiânia-GO. CEP: 74968-755). 

Maiores informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou http://facebook.com/Licenciatura em Dança- IFG 

 

"O Caso do Contencioso de Algodão: Reflexões Sobre o Futuro da Formação da Política Externa Brasileira" palestra com Prof. Dr. Mark Langevin

Data: 22 de maio de 2018. 

Local: Auditório da Faculdade de Letras da UFG (Avenida Esperança, s/n, Câmpus Samambaia, CEP 74.690-900, Goiânia - GO). 

Maiores informações: Acesse https://cienciassociais.ufg.br/n/106195-o-caso-do-contencioso-de-algodao-reflexoes-sobre-o-futuro-da-formacao-da-politica-externa-brasileira-palestra-com-prof-dr-mark-langevin

 

InfoDay on Internationalization - 2018

Data: 10 de maio de 2018. 

Local: Anfiteatro do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (IF/UFG) da UFG (Avenida Esperança, s/n, Câmpus Samambaia, CEP 74.690-900, Goiânia - GO). 

Maiores informações: Acesse https://www.ufg.br/n/106214-evento-da-cai-apresenta-projeto-de-internacionalizacao-da-ufg.

 

Semaine de la Francophonie UFG - 2018

Data: 20 a 24 de março de 2018. 

Local: Faculdade de Letras da UFG (Avenida Esperança, s/n, Câmpus Samambaia, CEP 74.690-900, Goiânia - GO). 

Maiores informações: Acesse.

 

CONIF / Federação Mundial de Colleges e Politécnicos (WFCP) - Submissão de artigos em fluxo contínuo

A WFCP é uma rede internacional de instituições profissionais e associações nacionais e regionais, por meio da qual atualmente 38 países-membros compartilham estratégias de educação de ponta e boas práticas para ampliar a empregabilidade. 

Nesse contexto, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) informa que está aberta em fluxo contínuo a chamada para submissões de trabalhos de pesquisa, dissertações e artigos sobre educação profissional para publicação no site da Federação. Os artigos/dissertações destinam-se ao público internacional e membros da WFCP. A Federação não estipula um formato específico para os textos.

Maiores informações: acesse aqui e  https://wfcp.org/

 

Projeto Global League – Ensino da Língua Coreana - IFG/Câmpus Goiânia   

O projeto Global League é um projeto que visa à difusão de diversas linhas dentro do núcleo acadêmico do Câmpus Goiânia do IFG, para incentivar a prática e troca de conhecimento entre alunos, professores e interessados.

Atualmente a iniciativa está apenas com o grupo de língua coreana, coordenado pela aluna Alice Silva Souza, porém o intuito é encontrar mais pessoas que estejam dispostas a se tornar monitores ou membros para que se possa abranger mais línguas, tais como: Inglês, Japonês, Mandarim, Francês, Libras e etc. 

Essa será uma oportunidade ímpar para conhecer a maravilhosa cultura coreana. A previsão é de término do minicurso de língua coreana em março de 2018 e serão abordados tópicos como: 

  • Alfabeto e fonética
  • Conjugação verbal
  • Conversação básica do dia a dia 
  • TOPIK - exame de proficiência da língua coreana.

Não serão cobradas taxas para quem quiser participar, apenas empenho pessoal e comprometimento. 

Data: Todas as Segundas-feiras, a partir de 13 de Novembro de 2017.

Hora: De 13:00 às 14:00

Local: Sala S215 (2º. andar) IFG/Câmpus Goiânia.

Maiores informações:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou http://facebook.com/alice.silvasouza

 http://facebook.com/Licenciatura em Dança- IFG 

Palestra "Mecanismos de Colaboração do Fundo Newton e parcerias com as UK Academies"

Data: 09 de novembro de 2017. 

Hora: 15:00 

Local: Miniauditório da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE), UFG (Avenida Esperança, s/n, Câmpus Samambaia, CEP 74.690-900, Goiânia - GO). 

Palestrante: Mariana da Veiga (Newton Fund), James Harden (Academy of Medical Sciences), Tom Egan (British Academy) e Ryan Ahmed (Royal Society) 

Maiores informações: https://www.cai.ufg.br/n/101693-palestra-mecanismos-de-colaboracao-do-fundo-newton-e-parcerias-com-as-uk-academies

 

Palestra "Bolsas de Estudo Chevening para Mestrado no Reino Unido"

Data: 26 de outubro de 2017

Hora: 10:00 

Local: Miniauditório Demartin Bezerra, IFG-Câmpus Goiânia (Rua 75, nº 46, Centro. CEP: 74055-110. Goiânia, Goiás).

Palestrante: Representante da Embaixada Britânica

Link/Webconference: <https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/cri>

Maiores informações: Acesse aqui e http://www.chevening.org/brazil

 

III Semana Internacional da UniEvangélica: "Interculturalidade: É hora de pensar!" 

Data: 23 a 27 de outubro de 2017. 

Local: Prédios do Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica – Av. Universitária, Km 3,5, Cidade Universitária - Anápolis - GO, CEP 75083-515.

Maiores informações:  Acesse aqui a programaçãohttp://www.unievangelica.edu.br/noticias/6074

 

AFS - "Webinar Informativo Online sobre Intercâmbio"  

 Se você mora no Distrito Federal, Mato Grosso, Tocantins ou Goiás, inscreva-se e tire todas as suas dúvidas a respeito dos programas da AFS de intercâmbio e seleções: inscrições, processo seletivo, preparação, forma de pagamento, embarque e retorno.

Data: 24 de outubro de 2017

Hora: 20:00 

Maiores informações: http://bit.ly/webinar-regiaocoe

 

II Seminário de Internacionalização do IFMG

Data: 17 e 18 de outubro de 2017. 

Local: IFMG - Câmpus Ribeirão das Neves – Rua Taiobeiras, 169, Sevilha, Ribeirão das Neves – MG, CEP 33858-480. 

Maiores informações:  Assessoria de Relações Internacionais do IFMG - ARINTER (Avenida Prof. Mário Werneck, 2590, 5º andar - Buritis - Belo Horizonte - MG, CEP: 30575-180,Telefone: +55 (31) 2513-5171, E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)

 

IX Seminário de Línguas Estrangeiras da Faculdade de Letras – UFG: A Internacionalização da Educação Superior e o Papel das Línguas Estrangeiras

Data: 08 a 10 de novembro de 2017. 

Local: Faculdade de Letras da UFG (Avenida Esperança, s/n, Câmpus Samambaia, CEP 74.690-900, Goiânia - GO). 

Chamada para publicação de trabalhos: os interessados em apresentar trabalhos (minicursos - 1h30min ou comunicação - 20min) poderão encaminhar as propostas (resumos) no período de 6 de setembro a 10 de outubro de 2017 para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Maiores informações:  https://ecaol2.wixsite.com/ixseles

 

Palestra "Estudo e intercâmbio nos EUA: como obter visto"

Data: 14 de setembro de 2017. 

Hora: 14:00 

Local: Auditório da Biblioteca Central do Câmpus Samambaia/II da UFG (Avenida Esperança, s/n, Câmpus Samambaia, CEP 74.690-900, Goiânia - GO). 

Palestrante: Representantes da Embaixada dos EUA

Maiores informações:  https://www.cai.ufg.br/n/100046-estudo-e-intercambio-nos-eua-como-obter-visto

 

Mostra de Experiências Exitosas – TEMA: Educação Profissional: Acesso, Permanência e Êxito (REDITEC 2017 - João Pessoa, 20 a 23 de novembro de 2017)

A seleção das propostas para a Mostra de Experiências Exitosas – REDITEC 2017 – dar-se-á em torno dos seguintes eixos temáticos:

1) Ensino;
2) Pesquisa/Inovação;
3) Extensão;
4) Gestão administrativa;
5) Internacionalização.

As inscrições para a mostra ocorrerão no período de 28 de agosto a 28 de setembro de 2017.

 

SPACE International Network Conference

Chamada para publicação de trabalhos que se relacionam com o tema geral da conferência sob os seguintes tópicos:

  • Higher Education Leadership, Governance and Operational Practices (Liderança em Educação Superior, Governança e Práticas Operacionais)
  • Higher Education Pedagogy and Technologies (Pedagogia e Tecnologias do Ensino Superior)
  • Higher Education Collaborative Projects (Projetos colaborativos de Ensino Superior)
  • Entrepreneurship and Innovation (Empreendedorismo e Inovação)
  • Student Engagement, Diversity and Employability (Engajamento, diversidade e empregabilidade dos estudantes)
  • Internationalization of Higher Education (Internacionalização do Ensino Superior)
  • Higher Education research and its relationship with entrepreneurship (Pesquisa de ensino superior e sua relação com o empreendedorismo)
  • Fostering entrepreneurship through education (Promover o empreendedorismo através da educação)
  • Role of Higher Education in the promotion of entrepreneurship (Papel do ensino superior na promoção do empreendedorismo)
  • Enablers and constraints in the promotion of research in higher education (Capacitadores e constrangimentos na promoção da pesquisa no ensino superior)

Qualquer dúvida sobre o pedido de submissão, por favor entre em contato com: Teresa Paiva - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Submissões até: 17 de novembro de 2017 (meia-noite do fuso horário GMT + 1)

Tema:   Fostering social impact by linking HEI research to entrepreneurship” ("Promover o impacto social, ligando a pesquisa das IES ao empreendedorismo")

Data:  25 e 27 de abril de 2018.

Local: Kolding, Dinamarca. 

Maiores informações:  http://www.space-network.org/event/?Id=900

 

FULBRIGHT - 15 Editais em abertos de bolsas e projetos

Data:  Inscrições abertas até 25 de setembro ou 01 de outubro de 2017 (depende de cada de edital). 

Maiores informações:  http://fulbright.org.br/

 

4º Concurso de Pesquisa sobre Educação e Trabalho

Concurso para a apresentação de trabalhos inéditos e originais de investigação acadêmica, e de experiências institucionais e territoriais, com o propósito de promover e de difundir a produção de conhecimento no campo das relações entre a Educação e o Trabalho.

Data:  31 Agosto de 2017. 

Maiores informações:  Veja o regulamento e envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Festival Pint of science no Brasil (festival internacional de divulgação científica que nasceu na Inglaterra em 2013)

Data:  15,16, 17 Maio de 2017. 

Hora: 19:30 – 21:00 

Local: Quiosque Colombina (Alameda Ricardo Paranhos, Qd 249, Lt 14) e Matuto Bar (Rua 242 número 190, Setor Universitário)

Maiores informações:  http://posbrazil.wixsite.com/posbrazil/goiania17

 

Feira Education USA

Data:  2 de abril de 2017. 

Hora: 17:00 – 20:00 

Maiores informações:  http://educationusa.org.br/site/inscricao/

 

Study in Europe Road Show

Data:  30 de março de 2017. 

Hora: 09:00 – 13:00 

Local: Hall da Área 1 da PUC-GO, 5a. avenida, esq. rua 235, número 722, Setor Universitário, Goiânia - GO. 

Maiores informações:  http://noticias.pucgoias.edu.br/?p=22610

 

Palestra "Como estudar nos E.U.A."

Data: 24 de março de 2017. 

Hora: 15:00 – 16:00 

Local: Auditório Seceg - Avenida A, número 832, Setor Leste Vila Nova, Goiânia - GO. 

Palestrante: Sandra A. Lima  (Diretora de Programas Liaison America)

Observação:  Confirmação de presença  até 23 de março de 2017.

Maiores informações:  (62) 3089-7634 ou (62)98423-5228 (WhatsApp)

 Notícias


MATÉRIA 05

Pesquisa Interinstitucional  é um resultado do acordo firmado entre Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen (FH Aachen) da Alemanha.

A dissertação de mestrado defendida pelo estudante intercambista da Alemanha, Julian Huwer é um dos primeiros frutos do  frutos do acordo firmado entre Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen (FH Aachen), da Alemanha, em 7 de julho do ano passado

Para mais detalhes, veja a matéria completa.

 

MATÉRIA 04

RI no Câmpus Aparecida de Goiânia

Na tarde de 12 de julho de 2018, a Coordenação de Relações Internacionais (CRI) em conjunto com a AFS (ONG parceira do IFG) apresentaram as atribuições e as frentes de trabalho da RI, bem como esclareceram sobre os procedimentos para recebimento de intercambistas, que pretendem cursar o ensino médio em um dos câmpus do IFG, via parceria IFG e AFS (Fotos).

 

MATÉRIA 03

As experiências de 02 estudantes Argentinas da Universidad Nacional de las Artes (UNA)  - Acordo de Cooperação IFG - UNA

As alunas do curso de Composição Coreográfica da Universidad Nacional de las Artes (UNA), Lila Acuña e Tamara Herrera, retornarão à Argentina no sábado, 14, após quatro meses no curso de Licenciatura em Dança do IFG.

Para mais detalhes, veja a matéria completa.

 

MATÉRIA 02

 V Sábado de Imersão em Línguas e Cultura (SILC) do IFG Câmpus Uruaçu - 2018.

            O V Sábado de Imersão em Línguas e Cultura (SILC) do IFG Câmpus Uruaçu foi realizado no sábado, 19 de maio e contou com a presença de alunos e professores do IFG, assim como de membros da comunidade de Uruaçu e região, além de 11 estudantes estrangeiros de oito países que atualmente cursam o Ensino Médio em escolas brasileiras como intercambistas da organização AFS Intercultura Brasil, entre estas o IFG câmpus Uruaçu, Goiânia e Goiânia Oeste.

A coordenação-geral do evento ficou a cargo de Cristiane Alvarenga Rocha Santos, professora de Língua Portuguesa e atual gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão do câmpus Uruaçu (GEPEX). Três equipes trabalharam intensamente para realizar o evento: os servidores da GEPEX; os alunos do Ensino Médio dos cursos Técnicos Integrados em Química, Edificações e Informática; e a Comissão Organizadora do evento, composta pelas professoras Camila Alves dos Santos, professora de Língua Portuguesa e Libras; Cristiane Alvarenga Rocha Santos, professora de Língua Portuguesa; Janice Alves Gomes, professora de Língua Portuguesa; Juliana Paula Squinca, professora de Língua Portuguesa e Inglês; Maiza Helena Condé de Souza Mello, professora de Inglês; e Marcela Ferreira Matos, professora de Língua Portuguesa e Espanhol.

As professoras de línguas, que estiveram à frente da Comissão Organizadora, se ocuparam da logística do SILC; convidaram artistas de Uruaçu e região para apresentarem seus trabalhos na abertura do evento; organizaram diferentes momentos e atividades para os alunos do IFG poderem interagir com os estudantes intercambistas estrangeiros do AFS; e definiram o tema da mostra cultural a ser apresentada pelos alunos dos cursos técnicos integrados.

 

Brasil é tema do SILC em 2018 e alunos avaliam e são avaliados

            Nas edições anteriores do SILC, cada turma do ensino Técnico Integrado organizou uma mostra para caracterizar um país diferente. Neste ano, porém, o Brasil foi o país homenageado. Por meio de sorteio, cada uma das nove turmas do Ensino Médio Técnico Integrado do câmpus Uruaçu ficou responsável por apresentar elementos culturais de um dos nove estados sorteados para a mostra cultural: Acre, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará, Bahia, Ceará e Amazonas.  Dentro de cada turma, os alunos se dividiram em quatro grupos: um responsável pela apresentação cultural, outro pela ornamentação da mesa utilizada na Feira Gastronômica; um terceiro responsável por preparar um prato de comida típica do estado sorteado; e um quarto grupo que preparou uma sobremesa típica do estado sorteado.

A Comissão Organizadora tirou fotos e avaliou cada prato preparado pelos alunos, assim como a ornamentação de cada mesa da feira gastronômica e as apresentações culturais. “Os alunos responderam a várias perguntas dos professores e tiveram que explicar tudo: onde encontraram a receita para cada prato, como prepararam e até como fizeram a decoração. No caso da mostra cultural, todas as turmas optaram por apresentar música típica ou danças típicas dos estados sorteados. Após o evento, cada aluno respondeu a uma avaliação, na qual explicou a função que desempenhou no grupo e a função desempenhada por cada membro do grupo. Cada aluno teve ainda que avaliar o grupo do qual fez parte e depois avaliar a si mesmo. Além disso, cada aluno escreveu, no questionário, o seu parecer com relação ao que achou que deu certo e o que não deu certo no evento, e deu sugestões à Comissão Organizadora de como melhorar o evento na próxima edição. Por fim, cada professor avaliou seus próprios alunos individualmente e essa avaliação, junto com a avaliação que cada aluno fez de si mesmo, resultou em uma média para cada aluno”, explicou Janice Gomes, professora de Língua Portuguesa.

 

Atividades durante todo o sábado

            Segundo os organizadores, o evento teve mais de 200 inscritos que puderam participar de atividades oferecidas durante toda a manhã e tarde de sábado. No período matutino, alunos, pais, professores e a comunidade em geral puderam participar de atividades tais como a apresentação do Grupo de Catira Serra da Mesa; uma aula de dança com ritmos do Brasil ministrada por Felício Borges Aguiar, professor de dança da Academia World Fitness; duas apresentações de balé contemporâneo, do grupo de dança da professora Márcia, da Academia Arte e Movimento; uma apresentação cultural dos alunos dos cursos técnicos integrados do IFG Câmpus Uruaçu, representando alguns estados do Brasil; visitar salas temáticas organizadas por estudantes estrangeiros ligados ao programa de intercâmbio AFS Intercultura Brasil, apresentando a cultura de Hong Kong, Costa Rica, Bélgica, Itália, Tailândia, Estados Unidos, Turquia, e Áustria. Quatro desses estudantes moram em Uruaçu e estudam no IFG, Câmpus Uruaçu, os outros sete moram Goiânia, dois são alunos do IFG Câmpus Goiânia e três do IFG, Câmpus Goiânia Oeste. Os outros dois são alunos de outras escolas de Goiânia. No período vespertino, os estudantes do curso de Engenharia Civil puderam participar de uma conversa com a professora Suelene Vaz da Silva, atual Coordenadora de Relações Internacionais do IFG; de um bate-papo com os estudantes intercambistas do AFS; e de uma feira gastronômica com pratos típicos de outras regiões do Brasil.

 

Público aprova o V SILC

            O aluno Josemar Ferreira Guedes Neto, do 1º ano do curso Técnico Integrado em Química do IFG Uruaçu, participou do SILC desde a abertura até o encerramento. “Um dos momentos que mais gostei foi o das apresentações culturais organizadas pelos alunos dos três cursos do Técnico Integrado e a Feira Gastronômica, pois pudemos conhecer melhor as culturas de outros estados do Brasil, como a do Acre, nunca mostrada pela mídia, além de termos a oportunidade em conhecermos outros sabores do Brasil”. A aluna Vitória Rodrigues Alves, do 2º ano do curso Técnico Integrado em Edificações do IFG também participou do SILC do início ao fim. “O SILC é um evento muito bom, pois temos a oportunidade de entrar em contato com outras línguas, com culturas muito diferentes da nossa. Além disso, temos a oportunidade de fazer amizade com essas pessoas. Este é um evento que proporciona, acima de tudo, interação entre brasileiros e estrangeiros”, disse Vitória. A estudante Melissa Madrigal, da Costa Rica, intercambista do AFS e aluna do curso Técnico Integrado em Informática do IFG câmpus Uruaçu, também gostou do V SILC: “Foi um dos melhores eventos do IFG Campus Uruaçu, eu gostei muito.

O SILC contribui com a aprendizagem dos estudantes, porque eles passam a conhecer as diferentes culturas que tem dentro e fora do Brasil”. Benedetta Cungi, também intercambista do AFS e aluna do Ensino Médio no Colégio Nossa Senhora Aparecida, em Uruaçu, só tem elogios aos SILC: “É o melhor evento que já tive no IFG. Juntar vários estudantes estrangeiros do AFS que estão na região centro-oeste é maravilhoso e ter a oportunidade de mostrar nossos países e culturas para o povo de Uruaçu é muito importante para eles conhecerem e para nós mesmos. O SILC contribui para o conhecimento dos participantes que não conhecem as outras culturas e os ajuda a entender, mesmo que seja por pouco tempo, a mentalidade de outro país e outra cultura”.

A professora Jéssica Azevedo Coelho, do curso de Engenharia Civil, disse que teve a grata surpresa de ver a participação maciça dos alunos dos cursos técnicos integrados, algo que ela ainda não tinha visto em nenhum dos outros eventos propostos pelo câmpus. “A animação e o comprometimento de todos foi contagiante e a troca de conhecimento com os intercambistas, enriquecedora”, disse a professora. Kristiane Munique Costa e Costa, professora de Artes, acha o SILC um evento prazeroso: “A possibilidade de conhecer culturas diversas a partir do depoimento de estudantes intercambistas, das apresentações de danças e músicas e de saborear os pratos típicos de outras regiões faz com que o conhecimento se efetive de uma forma lúdica. Não se pode esquecer do empenho da equipe organizadora e dos alunos que apresentam seus trabalhos para que tudo ocorra o melhor possível, fazendo do evento um sucesso.”

 

Resultados

                 O V SILC foi avaliado positivamente por seus organizadores, entre eles, a profa. Cristiane Alvarenga Rocha Santos, da GEPEX do Câmpus Uruaçu. “O SILC deste ano foi bem interessante por diversos motivos, entre eles: a participação da coordenadora de relações internacionais do IFG; o fato de o Brasil ter sido o tema das apresentações culturais e da feira gastronômica; a oferta de mais salas temáticas; a presença de alunos de outras escolas e de convidados da própria cidade que mostraram um pouco da nossa cultura para os participantes, como a apresentação do grupo de catira, a apresentação de dança da Academia Arte e Movimento; e o aulão de ritmos brasileiros com o Prof. Felício.

Ana Paula Moreira Fonseca Souza Damacena, que concluiu o curso técnico integrado em Química e atualmente é presidente do comitê local do AFS em Uruaçu, também aprovou o evento. “É gratificante perceber como o SILC abre um leque de possibilidades na mente dos jovens e adultos que participam. Neste ano, o público externo pôde participar mais e correspondeu bastante, visitando as salas temáticas, provando a comida e participando dos jogos, danças, música e do bate-papo com alunos de outras nacionalidades. A feira gastronômica direcionada a outras regiões do Brasil também me encantou bastante. No mais, são os pontos do SILC que eu sempre gosto: o acolhimento do público para com os intercambistas e os laços que são cultivados ao longo de todas as edições. Completamos essa 5ª edição com a certeza de que nossa missão foi cumprida: cultivar a paz e a interação através do encontro entre culturas”.

 

 Ganhos de aprendizagem

            A Coordenadora de Relações Internacionais do IFG, professora Suelene Vaz da Silva, viu vários ganhos de aprendizagem para os alunos do IFG que participaram do SILC. “Ganhos em conhecimento linguístico, histórico, geográfico, de cidadania, de multiculturalidade, de compreender quem eles são, de como se posicionar no lugar onde estão e como podem se posicionar diante de outras culturas, comunidades e pessoas. Ganhos no sentido de ampliar seus próprios horizontes e entender que o mundo é maior do que geralmente o percebemos”. Suelene aponta, ainda, que houve ganhos em conhecimento de áreas específicas, já que, da mesma forma que alunos do IFG estudam disciplinas específicas dentro do Ensino Médio, alguns dos estudantes estrangeiros que participaram do SILC, também cursaram disciplinas específicas em seus países e trazem essas perspectivas para os alunos brasileiros.

A professora Cristiane Santos, da GEPEX, concorda. “Acredito que o SILC seja um evento que contribui muito para a formação dos estudantes do IFG no sentido de que propicia a eles a troca de conhecimentos com outras culturas; uma reflexão sobre a sua própria língua e cultura; a interação com voluntários e estudantes intercambistas do AFS; o conhecimento sobre possibilidades de realizarem um programa de intercâmbio em outro país, seja por meio do AFS, seja por meio do IFG; a ampliação do conhecimento de mundo; a interação com a sociedade uruaçuense e com outros alunos da própria instituição; e o desenvolvimento e manifestação de diversas linguagens: oral, escrita, corporal e gestual, por exemplo”.

Clique aqui para ver fotos do V SILC realizado no câmpus Uruaçu em 2018.

Clique aqui para ver a programação completa do V SILC

 

O começo

            A primeira edição do SILC foi realizada em 2012, organizada pela equipe de professores de línguas do Câmpus Uruaçu, com apoio de professores de filosofia e artes e apoio institucional da Direção-Geral do câmpus. O evento foi criado em resposta a várias demandas, segundo relembram os idealizadores do projeto, a professora Janice Gomes, de Língua Portuguesa, e o professor Liberato Santos, de língua inglesa. “Na época, havíamos passado por uma greve e tínhamos que ofertar aulas aos sábados para cumprir o calendário letivo exigido pelo MEC. Mas achávamos que tanto nós, os professores, quanto os alunos, merecíamos algo mais do que simplesmente cumprir a nossa obrigação com o calendário letivo. Então, pensamos em oferecer atividades pedagógicas que fossem além da oferta de aulas expositivas, e que integrassem atividades de ensino e extensão que propiciassem à comunidade do IFG e de Uruaçu e região a oportunidade de terem uma experiência de imersão nas culturas ligadas às línguas portuguesa, espanhola e inglesa, que eram as línguas ensinadas no câmpus em 2012. Queríamos também engajar os alunos do Câmpus Uruaçu em discussões e atividades práticas que os levassem a compreender as relações entre língua, cultura e arte, e também as relações entre o Brasil e países estrangeiros”.

Com esse conceito em mente, a professora Janice Gomes entrou em contato com Margarete Nunes, professora de italiano na Universidade Federal de Goiás e trouxe para o primeiro SILC uma mostra de fotografias chamada É accaduto a Bologna (Aconteceu em Bolonha), do fotógrafo e jornalista investigativo italiano Mario Rebeschini. O prof. Liberato Santos, por sua vez, fez contato com membros do AFS Intercultura Brasil em Goiânia, convidando-os a serem parceiros institucionais no evento e solicitando que trouxessem estudantes estrangeiros para conversar com os alunos do IFG. Outros professores e alunos do câmpus colaboraram fazendo contatos para apresentações culturais e/ou oferecendo palestras, workshops e mostras de trabalhos de alunos. O resultado foi um sábado rico em atividades pedagógicas e culturais, como pode ser visto na programação do I SILC.

 

Parcerias institucionais: CONIF e AFS

            Desse contato com o AFS, surgiu o interesse de Josiane Santos e Danilo Rodrigues, ambos à época alunos do 3º ano do Ensino Médio Técnico Integrado em Edificações, em abrir um comitê do AFS no município de Uruaçu. O sucesso desta experiência levou a Reitoria do IFG a assinar um termo de parceria com o AFS e estendeu a possibilidade de parceria para todos os câmpus do IFG no Estado de Goiás. Institutos Federais de outros estados já haviam assinado termos similares, o que resultou na assinatura de um Protocolo de Intenções entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o AFS Intercultura Brasil. O documento fortalece a cooperação entre as duas instituições, no intuito de desenvolver trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que primam pela aprendizagem intercultural e internacionalização da experiência estudantil.

 

 Prêmio Internacional

            Josiane, que era então presidente do Comitê do AFS em Uruaçu, enviou um relato sobre o SILC 2016 e a parceria entre IFG e AFS para o conhecimento da direção regional centro-oeste e da direção nacional do AFS no Brasil. Meses depois, ela foi avisada de que a direção internacional do AFS havia concedido ao SILC o prêmio AFS Education Events Awards (Prêmio AFS de Eventos Educacionais; tradução livre). O SILC concorreu com projetos de eventos de educação intercultural de outros 80 países, e venceu na categoria Most Innovative – projeto mais inovador, ficando em primeiro lugar. A placa de reconhecimento foi entregue por representantes do AFS internacional ao AFS Brasil durante sua convenção nacional de voluntários em 2017 e pode ser vista no escritório da secretaria executiva do AFS Intercultura Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

 

MATÉRIA 01

04 Professoras do IFG foram selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) - CAPES e FULBRIGHT

O Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos EUA (PDPI) oferece até 479 bolsas para curso intensivo de (06) seis semanas em uma universidade nos EUA entre janeiro e fevereiro de 2018. Pelo resultado final, foram selecionados 18 candidatos no estado de Goiás, sendo que 04 deles são docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Segue abaixo a lista com os nomes das docentes e o câmpus de atuação no IFG.
 

1.         Aline Rezende Belo Alves -> IFG - Câmpus Senador Canedo

2.         Ana Paula Gomes de Oliveira -> IFG - Câmpus Águas Lindas

3.         Pauliana Duarte Oliveira -> IFG - Câmpus Itumbiara

4.         Rejane Maria Goncalves Maia -> IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia 


 

European Association for International Education - Helsinque, 2019

Tema:  'Encompassing All Voices' ("Abrangendo Todas as Vozes").

Data:  24 a 27 de setembro de 2019.

Local: Helsinque, Finlândia. 

Maiores informações: https://www.eaie.org/helsinki.html

 

Crossref LIVE in Brazil - Goiânia, 2018

Tema: Crossref LIVE é  um evento gratuito relevante para publishers, editores, prestadores de serviços, bases indexadoras,  agências de fomento, bibliotecários, entre outros que possuam interesse em conhecer um pouco mais sobre o que é a Crossref e os serviços oferecidos.

Data:  18 de setembro de 2018.

Local: Goiânia, Brasil. 

Maiores informações: https://crossrefgoiania.eventbrite.com

 

WORLD FEDERATION OF COLLEGES AND POLYTECHNICS (WFCP) - 2018 World Congress

Tema: “PREPARING FOR THE SKILLS FUTURE, NOW”.

Data: 08 a 10 de outubro de 2018.

Local: Melbourne, Austrália. 

Maiores informações: https://wfcp.org/

 

2018 AFS GLOBAL CONFERENCE "Global Competence: Our Future, Our Responsibility" 
Tema: Será uma conferência aberta à diferentes setores que podem e devem agir juntos para compartilhar ações e idéias inovadoras para estabelecer uma agenda urgente para o desenvolvimento das competências globais.

Data:  26 a 28 de setembro de 2018.

Local: Budapeste, Hungria. 

Maiores informações: https://afs.org/conference

 

InnoTrans 2018 

Tema: É a principal feira internacional de tecnologia de transporte e realiza-se a cada dois anos em Berlim. Subdividido nos cinco segmentos de feira ferroviária: tecnologia ferroviária, infra-estrutura ferroviária, transporte público, construção de interiores e túnel.

Data:  18 a 21 de setembro de 2018.

Local: Berlim, Alemanha. 

Maiores informações: https://www.innotrans.de/en/

 

SPACE International Network Conference

Tema:   Fostering social impact by linking HEI research to entrepreneurship("Promover o impacto social, ligando a pesquisa das IES ao empreendedorismo")

Data:  25 e 27 de abril de 2018.

Local: Kolding, Dinamarca. 

Maiores informações:  http://www.space-network.org/event/?Id=900


 Contato de Pesquisadores Internacionais

 Lista repassada pela PROPPG de contatos dos pesquisadores estrangeiros.


 Resoluções 

 

Documentos

  • Anexo 1 - Plano de estudos (.ODT 85 KB) - Documento que prevê o conjunto de atividades de natureza acadêmica, científica, artística e/ou cultural, que o estudante poderá cumprir na Instituição de destino.

 

 

 


 

 O IFG possui acordos de cooperação e/ou projetos com instituições internacionais, organizações, associações, empresas de intercâmbio e escolas de idiomas, no próprio território nacional e em outros países como: Alemanha, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Moçambique, Portugal e Uruguai.

 

Esses acordos de cooperação e/ou projetos preveem o compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências em âmbito cultural, científico e tecnológico, com o propósito de ampliar a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão da Instituição.

 

- Termos de Cooperação com a Alemanha:

- Instituição parceira: Universidade de Ciências Aplicadas de Trier – Uni Trier (Câmpus de Meio Ambiente de Birkenfeld / Fachhochschule TrierUmwelt-Campus Birkenfeld)

- Objetivo: estabelecer cooperação mútua e ampla entre as instituições parceiras.

- Modalidades de Cooperação:

  • realizar intercâmbio de professores e alunos para desenvolvimento de pesquisa científica e aplicada, ações de ensino, de extensão e de gestão universitária; conferências, seminários, constituição de grupos de trabalho e programas comuns de curto, médio e longo prazo em diversas áreas acadêmicas, para professores e estudantes; e intercâmbio de informações bibliográficas (livros, revistas, periódicos etc);
  • viabilizar o acesso e a pesquisa em arquivos, laboratórios e bibliotecas das instituições parceiras; e
  • criar em Goiânia (GO) o Centro Brasileiro - Alemão de Sustentabilidade.

- Representantes:

  • professor Joaquim Werner Zang (IFG/ Câmpus Goiânia)
  • professor Michael Bottlinger (Uni Trier)

 

(ProBioSyn)

 

 

- Termos de Cooperação com o Canadá:

- Instituição parceira: Le Cégep de Trois-Rivières

- Objetivo:  Realizar projetos de cooperação nas áreas de atuação comum entra as instituições parceiras.

- Modalidades de cooperação:

  • buscar subsídios para a implementação de projetos de formação e de fortalecimento institucional;
  • realizar em conjunto projetos de formação e de fortalecimento institucional;
  • favorecer a organização de intercâmbios de professores, que seriam convidados a participar em atividades na área abrangida pelo acordo;
  • favorecer a recepção de estudantes; e
  • organizar quaisquer tipos de colaboração que contemple os objetivos deste acordo.

- Representantes:  

  • Reitor – IFG
  • Raymond-Robert Tremblay – Le Cégep de Trois-Rivières

 

  • Início: 16/11/2011
  • Vigência: 3 anos
  • Término: 16/11/2014 (Renovável por mais 3, se de interesse das instituições parceiras)

 


 

ALEMANHA

- Pesquisa: Brasil-Alemanha de fomento ao aproveitamento energético de Biogás no Brasil – PROBIOGÁS

-  Instituições coparticipantes: 

  • Brasil - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG (Câmpus Goiânia).
  • Alemanha - Deutsche Gesellschaft für Zusammenarbeit – GIZ GmbH

-  Representantes:

  • professor Joaquim Werner Zang (IFG – Câmpus Goiânia)
  • professor Wolfgang Roller (GIZ)

 -  Agência financiadora: Associação Alemã de Cooperação – GIZ

  •  Início: 28/10/2013
  • Vigência: 48 meses
  • Término: 28/10/2017

  

- Pesquisa: Reciclagem de nutrientes de resíduos do processamento termoquímico de bagaço e palha – ASHES

-  Instituições coparticipantes:

  • Brasil - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, 
  • Brasil - Universidade Federal de Goiás – Escola de Agronomia
  • Brasil - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Brasil - Centro Nacional de Referência em Biomassa (USP) – CENBIO
  • Brasil - Laboratórios Nacionais Agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – LANAGRO/MAPA
  •  Alemanha - Centro de Pesquisa – Jülich FZ Jülich
  • Alemanha - Cluster Industrial Biotechnology – CLIB2021
  • Alemanha - Leibniz Centre for Agricultural Landscape Research – ZALF
  • Alemanha - Universidade de Ciências Aplicadas de Trier – HS-Trier
  • Alemanha - German Society for Chemical Engineering and Biotechonology – DECHEMA
  • Alemanha - Karlsruhe Institute of Technology – KIT
  • Alemanha - Institute FRAUNHOFER 
  • Alemanha - German Federal Institute for Materials Research and Testing – BAM

-  Representante:

  • professor Joaquim Werner Zang (IFG/ Câmpus Goiânia)

-  Agências financiadoras: Ministério Alemão de Educação e Pesquisa – BMBF; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCT/Fapesp (Goiânia)

  • Início: 08/01/2014  
  • Vigência: 36 meses
  • Término: 08/01/2017

 

- Pesquisa: Otimização de fermentação anaeróbia de resíduos da indústria de Bioetanol no Brasil – i-NoPa Biogás

- Instituições coparticipantes:

  • Brasil - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Brasil - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  •  Alemanha - Centro Alemão para Pesquisa de Biomassas – DBFZ e Universidade de Rostock – Uni Rostock

 - Representante: professor Joaquim Werner Zang (IFG/ Câmpus Goiânia)

 - Agências financiadoras: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  – CAPES; Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD e Associação Alemã de Cooperação – GIZ

 * O projeto inclui 12 de bolsas de doutorado e pós-doutorado

  • Início: 01/01/2014  
  • Vigência: 12 meses
  • Término: 01/01/2015

 

 

- Pesquisa: Aproveitamento de resíduos da indústria sucro-energético para produção de energia, fertilizantes e condicionadores de solo – PURESBIO

 - Instituições coparticipantes:

  • Brasil - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG)
  • Brasil - Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Brasil - Centro Nacional de Referência em Biomassa (USP) – CENBI
  • Brasil - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  (Embrapa)
  • Brasil - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCT/Fapesp
  • Alemanha - Centro de Pesquisa Jülich – FZ Jülich
  • Alemanha - Cluster Industrial Biotechnology – CLIB2021
  • Alemanha - Leibniz Centre for Agricultural Landscape Research – ZALF 
  • Alemanha - Universidade de Ciências Aplicadas de Trier – HS-Trier
  • Alemanha - German Society for Chemical Engineering and Biotechonology – DECHEMA

Representante: professor Joaquim Werner Zang (IFG/ Câmpus Goiânia)

Agências Financiadoras: Ministério Alemão de Educação e Pesquisa – BMBF, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e Agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCT/Fapesp

  • Início: 08/01/2014   
  • Vigência: 36 meses
  • Término: 08/01/2017

 

 

 


 

 

Santander

O banco Santander possui iniciativas como programas de bolsas, ciência e inovação, empreendedorismo, transferência tecnológica e apoio a projetos universitários, por meio do Santander Universidades. Dessa forma, o banco Santander contribue com a internacionalização da atividade acadêmica e com a transferência de conhecimento do campus para a sociedade. 

Maiores informações: Acesse

 

Instituto Politécnico do Porto - IPP

Maiores informações: 

 

Universidade Nacional de Mar del Plata - UNMDP

 

Universidade Nacional de las Artes - UNA

 

 


      1. Como o IFG percebe internacionalização?

Internacionalização no IFG é concebida como um processo de intercâmbio educacional, científico e tecnológico, que privilegia os servidores e discentes por meio de acordos e convênios, para alavancar qualitativamente o desenvolvimento institucional em busca da troca cooperativa de conhecimento e competências.

      2. Qual o setor que auxilia o IFG no processo de internacionalização?

A Coordenação de Relações Internacionais (RI) está responsável por apoiar o IFG nas ações de internacionalização.

      3. Atualmente, qual a estrutura organizacional da RI no IFG?

Reitor (Prof. Jerônimo Rodrigues da Silva) -> Diretor Executivo (Prof. Adelino Cândido Pimenta) -> Coordenação de Relações Internacionais (Coordenadora Profa. Suelene Vaz da Silva e Assistente Ingrid Klein)

        4. A Coordenação de Relações Internacionais possui um site?

A página da Coordenação de RI está no menu do site do IFG <www.ifg.edu.br>, no termo Internacional. Nesse ícone, você encontrará informações sobre editais que oferecem oportunidades de intercâmbio, sobre eventos no exterior, países/instituições que possuem convênios assinados com o IFG, entre outros assuntos.

        5. O IFG oferece oportunidades de intercâmbio para instituições estrangeiras?

O IFG não possui recursos financeiros para custear programas de intercâmbios, portanto o IFG atua como mediador na divulgação de editais com fomento de outras organizações. O MEC, por exemplo, é um dos promotores de oportunidades de intercâmbios com bolsas <http://www.capes.gov.br/editais-abertos>. Contudo, há projetos, desenvolvidos por professores do IFG que preveem bolsas para alunos de graduação e pós-graduação.

        6. Se eu participar de um intercâmbio em outro país, eu atraso meu curso no IFG?

Não há uma resposta fechada para esse questionamento. O IFG ainda não possui uma política de internacionalização que regulamente a saída de alunos e o aproveitamento de créditos/disciplinas. Cada aluno precisará ter seu processo avaliado de forma independente pela coordenação do curso, com respaldo da PROEN.

        7. É necessário saber uma língua estrangeira (LE) para participar de um intercâmbio?

A comprovação de conhecimento em uma LE dependerá do edital ao qual a pessoa está concorrendo. O mais comum é a exigência de conhecimento na língua de instrução da instituição para onde a pessoa irá. Por exemplo, o Canadá. Há instituições que ministram aulas em francês, outras em inglês, tal fato influenciará em qual LE o candidato terá que comprovar proficiência.

         8. O IFG aplica prova/exame de proficiência?

No momento não. O candidato terá que entrar em contato com instituições que aplicam essas provas (geralmente cursos de línguas estrangeiras) e pagar por elas.

        9.Quais os exames de proficiência mais comuns? E quais as notas/pontuações que eles atribuem?

 ·       Inglês: TOEFL e IELTS (CPE - Certificate of Proficiency in English) e exames de proficiência de Cambridge (CAE - Cambridge Advanced Examination).

TOEFL e IELTS são os dois mais comuns para a língua inglesa e podem inclusive ser exigidos por universidades de países em que esta não é a língua oficial, mas que têm cursos ministrados em inglês. O TOEFL predomina nos Estados Unidos e o IELTS na Europa e demais países com cursos em inglês. O valor dos testes é em torno de US$ 200 (cerca de R$ 750).

·       Espanhol: DELE e SIELE

Os exames DELE correspondem aos diplomas de língua concedidos pelo governo da Espanha. Eles têm validade por tempo indeterminado. O SIELE, que compreende todas as variantes da língua, é um exame feito por uma parceria entre Espanha e México. Ele tem validade de dois anos. Existem seis provas diferentes de DELE, que avaliam as competências e níveis de fluência da língua (do A1 ao C2). No site do Instituto Cervantes é possível saber mais sobre cada nível e descobrir o grau de dificuldade de cada um vendo modelos de exames.

O SIELE, por sua vez, será dividido em quatro provas que compreendem as diferentes competências da língua (leitura, audição, escrita e oral). O candidato pode optar por avaliar apenas algumas dessas competências. Os exames de proficiência serão realizados de forma eletrônica em centros autorizados. Mais informações estão disponíveis no site oficial do exame.

Diferentemente dos exames de proficiência em inglês, porém, os DELE e o SIELE não podem ser prestados a qualquer momento. Há um cronograma de provas para cada ano e os valores para prestar os exames vão de R$ 210 a R$ 450.

·       Francês: DELF / DALF

Quando falamos de língua francesa, falamos de DELF e DALF. No Brasil, a única instituição autorizada a aplicá-los é a Aliança Francesa, que estabelece um mesmo calendário de provas e taxa de inscrição para todo o país.

Ao todo, são seis diplomas oficiais, correspondentes a seis níveis diferentes. No geral, universidades exigem diplomas dos níveis B2 ou C1 para admitir estudantes estrangeiros. Os diplomas têm validade permanente e, para prestá-los, é necessário fazer antes uma avaliação para saber o nível mais adequado. Mais informações sobre essas etapas estão no site da Aliança Francesa.

As provas são aplicadas duas vezes ao ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. As inscrições devem ser feitas presencialmente em unidades da Aliança Francesa e custam entre R$ 172 a R$ 612.

·       Alemão: Goethe-Zertifikat

Os exames que comprovam conhecimento deste idioma são chamados Goethe-Zertifikat e são aplicados pelo Goethe Institut no Brasil. Existem ao menos 11 avaliações, que medem os diferentes níveis de competência, desde A1 para iniciantes até C2 para o nível mais alto. Novamente, a exigência muda de universidade para universidade.

As provas acontecem duas vezes ao ano. Valores vão de R$ 165 a R$ 575, dependendo do nível.

·       Mandarim: HSK

Menos conhecido que os outros exames de proficiência, o HSK avalia a proficiência dos estudantes em mandarim. São seis níveis de avaliação, que medem, em termos gerais, a quantidade de vocabulário que o aluno domina – sendo uma faixa de 150 “hanzis” (caracteres chineses) para o nível I e 5 mil para o nível VI.

No Brasil, o Instituto Confúcio é o único órgão autorizado pelo governo da China a aplicar o HSK, bem como a versão do teste voltada para adolescentes, o YCT. As datas e os valores dos exames de proficiência variam de acordo com os centros de aplicação, mas em geral são realizadas duas edições por ano, com valores que vão de R$ 30,00 a R$ 350,00.

Para quem pretende prestar o exame a fim de ser admitido em uma universidade chinesa, é importante observar que a maior parte dos cursos oferecidos para estrangeiros na China exigem certificado de inglês. Um diploma de mandarim, porém, pode ser visto como diferencial pelos selecionadores.

 Fonte: <https://www.estudarfora.org.br/principais-exames-de-proficiencia/>.

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