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Estudos e Pesquisas

Criado: Quinta, 20 de Outubro de 2016, 14h49 | Última atualização em Sexta, 21 de Dezembro de 2018, 08h45

 

Análise Sobre o Perfil dos/as Candidatos/as Classificados/as do 1º ao 5º Lugar no Concurso para Docente Normatizado pelo Edital 168/2015

Resumo

O presente estudo objetivou criar referências para a identificação do perfil profissional dos/as candidatos/as classificados/as e aprovados/as no concurso público para docente do Instituto Federal de Goiás (IFG), normatizado pelo Edital 168/2015. O referido edital abriu 63 vagas em diferentes áreas do conhecimento, no qual foram classificados 142 candidatos/as, além das 60 aprovações.

O índice de habilitação em licenciatura entre os candidatos/as aprovados/as foi muito aquém do estimado (60%), de modo que apenas 23% apresentaram essa formação. Esses dados subsidiam análises pessimistas sobre os rumos da licenciatura no cenário nacional. Trata-se de uma baixa demanda generalizada por esses cursos no Brasil, dos altos índices de evasão e do desprestígio social quanto a profissão docente, sobretudo, em carreiras dos segmentos privados, municipais e estaduais. Assim, não se pode desvincular as políticas e os investimentos em educação dos resultados obtidos.

Acesse o relatório sobre o Concurso 168/2015 (.pdf 895 KB)

 

 

Análises e Apontamentos Acerca das Reservas de Vagas para Alunos de Escolas Públicas Adotadas no Instituto Federal de Goiás – IFG 2010/2 - 2011/2

Resumo

O sistema de reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas visa democratizar o acesso às instituições públicas de ensino por meio do aumento da participação desses alunos nas referidas instituições. O Instituto Federal de Goiás (IFG) integra esse processo, destinando-lhes 50% das suas vagas nos processos seletivos. Em face da necessidade de avaliação do processo de implementação do sistema de reservas de vagas para alunos oriundos de escolas públicas, o Observatório do Mundo do Trabalho conduziu o presente estudo. A perspectiva é subsidiar os debates necessários e urgentes em torno do aprofundamento da democratização do acesso a uma instituição pública, gratuita e de qualidade daqueles que mais necessitam dela.

Acesse o relatório sobre reserva de vagas no IFG (.pdf 1,43 MB)

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