Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Formosa > Comunicação
Início do conteúdo da página

Coordenação de Comunicação Social - Câmpus Formosa

 Canais de Comunicação

O Portal do IFG, as páginas dos câmpus, os perfis e páginas das redes sociais na internet são os principais meios de comunicação com os públicos interno e externo. Neles são publicadas as informações institucionais e as notícias jornalísticas a respeito dos acontecimentos importantes da Instituição e suas unidades (acesse as notícias da nossa página e acesse o banco de notícias de 2009 a início de 2017).

A página do Câmpus Formosa apresenta uma área de destaque para as notícias institucionais e, logo abaixo, um espaço para os comunicados – local em que são divulgadas informações sucintas, que não estão estruturadas como uma notícia ou reportagem jornalística.

Para sugestões de matéria, contato da imprensa e comunidade, utilize um dos canais abaixo:

 Clique para acessar a lista de ramais(61) 3246 3092

 Endereço de email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

  Instituto Federal de Goiás / Câmpus Formosa

  @ifgformosa

 Instituto Federal de Goiás - Câmpus Formosa 

 

Nem tudo o que ocorre na instituição transforma-se em notícia para a página do câmpus. Na produção jornalística, os jornalistas valem-se dos valores das notícias. O profissional, que domina a técnica de produção jornalística, assume o papel de selecionador, em que avalia se um determinado fato é notícia ou não.

O jornalista está sempre atento aos critérios de noticiabilidade, que é o conjunto de requisitos observados na avaliação de um fato para que se torne uma notícia, ou seja, para que seja relatado ao público e, assim, adquira dimensão pública. O principal critério de noticiabilidade é o interesse público.

Quanto maior o interesse público relacionado ao tema, mais importante ele é para a cobertura jornalística da Coordenação de Comunicação Social (CCS). O interesse público diz respeito às questões que afetam a vida da sociedade, sendo que quanto mais pessoas forem afetadas pelo fato, maior é o interesse público.

Outro importante critério de noticiabilidade é a atualidade do fato. O jornalismo trabalha com notícias “frias” (aquelas que são atemporais e se justificam pela importância do assunto tratado) e factuais ou “quentes” (aquelas ligadas a um fato em um determinado tempo).

Uma das características do jornalismo on-line (internet) é a notícia em “tempo real”. Portanto, as notícias factuais precisam ser publicadas antes da ocorrência do fato ou no mesmo dia, caso contrário tornam-se “velhas” e incompatíveis com a base técnica de uma página na internet, a exemplo da página do câmpus. 

 

Critérios jornalísticos para a produção de notícia

A redação jornalística deve obedecer aos princípios do Jornalismo e aos critérios jornalísticos. É preciso que as pautas sugeridas apresentem algumas características básicas: relevância (prioridade para as que apresentem interesse público); abrangência (quanto maior o número de pessoas interessadas na informação, maior a possibilidade de publicação na página do IFG/Câmpus Formosa; atualidade e factualidade; novidade/ineditismo.

 

Escala de prioridade para publicação de uma notícia na página do IFG/Câmpus Formosa:

1° – Interesse público.

2° – Interesse comum à comunidade interna do câmpus.

 

Princípios éticos

- Os jornalistas do IFG estão submetidos ao Código de Ética do Jornalista, o qual tem como base o direito fundamental do cidadão à informação, a divulgação da informação verdadeira e o respeito à dignidade humana.

- Os jornalistas do IFG trabalham a produção e a divulgação da informação, pautados pela veracidade dos fatos e pelo interesse público. Por obrigação ética, são defensores da liberdade de imprensa e da prestação de informações pelas organizações públicas como uma obrigação social.

As divulgações que a comunicação realiza são de natureza institucional.

- A comunicação não será usada para interesses pessoais, para a promoção de gestores, servidores ou qualquer outro tipo de promoção pessoal.

Não cabe às instâncias hierárquicas a definição do que deve ou não ser publicado na página do câmpus, uma vez que o jornalista é o responsável por toda a informação que divulga, de acordo com o Código de Ética da profissão. Desta maneira, a CCS não submete o texto da matéria para aprovação prévia da fonte antes da publicação.

- A produção jornalística é dotada de técnica e deve obedecer aos princípios do jornalismo e das normas de padronização da área. A equipe de jornalistas do IFG, sempre que necessário, guia-se pelo Manual de Redação Oficial do IFG e pelo Manual de Redação do jornal “O Estado de São Paulo”.

- Os principais canais de comunicação do IFG são o portal e as páginas dos câmpus, além das redes sociais. Para tanto, têm como documento norteador o Manual de Orientações para Redes Sociais, publicado e editado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR).

- A CCS é ligada à Diretoria de Comunicação (Dicom) do IFG, que está vinculada ao Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (SICOM), integrado pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, como órgão central, e pelas unidades administrativas dos órgãos e entidades integrantes do Poder Executivo Federal que tenham a atribuição de gerir ações de comunicação (Decreto nº 6.555, de 8 de setembro de 2008, e Decreto nº 7.379, de 1º de dezembro de 2010).

Fim do conteúdo da página