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Inclusão/Acessibilidade

Criado: Terça, 16 de Agosto de 2016, 11h40 | Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 16h52

 

As Necessidades Educacionais Específicas no IFG -  NAPNEs e NAI

 

Princípios da educação especial inclusiva

          A   educação de pessoas com  deficiência é uma preocupação político-social recente. Historicamente, esse público  recebia pouca ou nenhuma escolarização. Enfatizava-se  o treinamento de habilidades manuais para de desempenho de ações domésticas diárias ou de  uma atividade ocupacional. Essa formação era empreendida em instituições de enfoque predominantemente clínico e/ou assistencial.

       Nas últimas décadas do século XX, movimentos organizados por essas pessoas,  familiares e pesquisadores passaram a reivindicar  o direito de escolarização em escolas comuns,  junto a colegas sem deficiência. Para tanto,  as instituições de ensino deveriam prover condições /adaptações suficientes para garantir o ensino-aprendizagem, sem segregação ou prejuízo da qualidade acadêmica. Assim, a educação especial, voltada às necessidades específicas de alguns estudantes, estaria presente, porém para oferecer condições de acessibilidade e permanência com êxito nas escolas. Nesse intuito, as políticas públicas  em educação vêm se debruçando no desafio de atender a essa perspectiva, denominada inclusiva.  

 

 Os NAPNEs  

        Em  outubro de 2017, foi aprovado  o Regulamento dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNEs, mediante a Resolução CONSUP/IFG nº 30/2017. Após retificação, figura como Resolução CONSUP/IFG nº 01, de 04 de janeiro de 2018. O  documento regulamenta a implementação e  fornece diretrizes para a constituição desses núcleos, cujo público-alvo compõe-se de discentes c " que possuem impedimento de longo prazo de natureza física, sensorial, mental ou intelectual psicossocial; altas habilidades/superdotação e/ou transtornos globais do desenvolvimento que influenciam no processo de ensino e aprendizagem".

    Compostos por uma comissão multiprofissional de servidores, os NAPNEs buscam “a quebra de barreiras arquitetônicas, comunicacionais, educacionais e atitudinais na instituição”  e subsidiam docentes e demais servidores no desenvolvimento de ações que possam dirimir ou minimizar essas barreiras e  maximizem  potenciais e a autonomia desses estudantes. 

      Estudantes, pais e representantes da comunidade podem participar dos Núcleos.

 

 NAI      

          O Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) , vinculado à Proen/IFG, é responsável por assessorar o trabalho dos NAPNEs e pelo desenvolvimento de ações de capacitação relacionadas à educação especial inclusiva.  É composto por uma comissão de servidores das pró-reitorias, do Siass (Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Federal) e representantes da comunidade. Atualmente compõem o NAI os servidores:  Ana Beatriz Machado de Freitas (Proen);  Ilza de Carvalho Santos (Siass) e Thiago Hilário (Proen). 

 

 ATUAÇÕES DOS NAPNEs e NAI

 

                                                                                                       Encontros formativos 

II Encontro Técnico-formativo do NAI e NAPNEs do IFG

                                          Ano 2019

II Encontro, Técnico-Formativo do NAI e dos Napnes do IFG

         O II Encontro, realizado no dia 19 de março na Cinemateca do Câmpus Goiânia, teve como tema "Organização e gestão dos NAPNEs". Sobre o tema, proferiu palestra a profª Dnda. Rutiléia Maria de Lima Portes, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), onde assessora as ações inclusivas.

 

A imagem pode conter: 2 pessoas, tela e área interna

 

Vejam mais sobre o II Encontro acessando o link :

https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias/12183-encontronainapnes2019

        

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                                                   Ano 2018

Encontro destina-se à capacitação, qualificação e discussão de princípios formativos e propostas de ações inclusivas

I Encontro, Técnico-Formativo do NAI e dos Napnes do IFG 

    O Encontro, realizado no dia 10 de maio de 2018 na Cinemateca do Câmpus Goiânia,  destinou-se ao conhecimento mútuo da realidade dos NAPNEs do IFG , bem como à  discussão  de princípios formativos e propostas de ações voltadas ao público das necessidades educacionais específicas . Houve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos Núcleos ( por representantes de cada Napne) e a palestra “Acessibilidade e barreiras atitudinais”, ministrada pela professora Lílian Cintra (PUC Goiás). 

 

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                                    II SEMINÁRIO GOIANO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA E SUPERIOR PÚBLICA - 31/10/2018

imagem sem descrição.

      O  II Seminário Goiano de Inclusão na Educação Técnica e Tecnológica e Superior Pública é resultado de uma parceria entre as pró-reitorias de ensino do IFG, IF Goiano, UFG e UEG. Neste ano (2018) foi realizado no auditório do IF Goiano- Câmpus Trindade, no dia 31 de outubro, das 9h às 16h .

      A professora dra. Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar) proferiu a conferência “Ensino Colaborativo para o apoio à Inclusão Social”. Trata-se de  um trabalho  que envolve pais ,  alunos, professores e outros profissionais  tendo em vista  proporcionar ensino-aprendizagem de qualidade para o coletivo da sala de aula, considerando as necessidades específicas que determinados alunos requeiram. 

      No seminário também foram apresentadas  experiências exitosas na área de educação especial inclusiva, por parte de professores e estudantes das quatro instituições mencionadas.  

          Mais sobre o Seminário:

<https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/component/content/article/177-destaque-trindade/10184-seminario-reune-if-goiano-ifg-ufg-e-ueg-para-debater-inclusao-na-educacao-superior-e-tecnica.html>

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                       NAPNEs e ações relacionadas às NEE nos Câmpus  

 

                       ANO 2019

 

NAPNE  Câmpus Goiânia 

Inclusão e Acessibilidade - dialogando direitos.  -Palestra alusiva ao dia mundial da Acessibilidade , 05 de dezembro

O advogado  e presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Diego de Castilho Suckow Magalhães, falou sobre acessibilidade na palestra.

          O advogado e presidente da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás (OAB-GO), Diego de Castilho Suckow Magalhães, falou sobre acessibilidade. Posteriormente, a advogada e membro do Grupo de Trabalho de Análise do Projeto do Plano Diretor da Câmara Municipal de Goiânia, Danielly Aparecida de Sousa Carvalho Santana, falou sobre a acessibilidade na mobilidade urbana.

           Na ocasião, a professora Soraya Bianca, coordenadora do NAPNE Goiânia, destacou a relevância nos Núcleos para ainclusão educacional em todos os níveis de ensino.

Saibam mais em : https://www.ifg.edu.br/ultimas-noticias-campus-goiania/16202-napne-realiza-palestra-sobre-inclusao-e-acessibilidade

 

 

 

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NAPNE  Formosa

                JEIFOR : “É o primeiro evento com estes parâmetros na área de inclusão na cidade”,  professora de Libras Milene Galvão Bueno

 

Saibam mais sobre o evento: 

http://www.ifgoias.edu.br/ultimas-noticias-campus-formosa/16000-a-inclusao-precisa-ser-um-processo-de-emancipacao-coletiva-a-inclusao-e-para-todos-declara-a-doutora-juliana-caixeta

https://www.ifg.edu.br/component/content/article?id=15532:i-jornada-de-educacao-inclusiva-de-formosa-jeifor

 

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 NAPNE Goiânia 

Próximo CinePsi Inclusão - dia 23/05, às 13h30  

Filme: Mãos talentosas

 

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       NAPNE ITUMBIARA 

        O Cineclube IFG realizará duas sessões no dia 20 de maio, segunda-feira, e discutirá a inclusão social das pessoas com transtorno mental, em referência ao dia da Luta Antimanicomial. Às 7h30 será exibido e debatido o filme Nise: O Coração da Loucura (2015, Brasil, 12 anos, 106 min, dir: Roberto Berliner) e às 19h30 será a vez de Um Estranho no Ninho​ (1976, EUA, 14 anos, 129 min, dir: Milos Forman).  Ambas as exibições serão no auditório do Campus Itumbiara e contarão com a debatedora Profª Drª Ligia Viana Andrade. Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
          Trata-se de ação do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) em colaboração com servidores de outros setores do IFG. O projeto tem como marca a exibição e discussão de filmes ​que possibilitem a reflexão sobre a diversidade humana.
A participação dá direito a certificado, contanto que o participante se inscreva por meio do link: <http://bit.ly/2vNaJEq>

ou https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/78558732-1dca-4bfc-b8f0-a474dd61231f/inscricao

 

 

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                                    CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

 Março-2019

        O curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, ofertado pelo Câmpus Aparecida, obteve conceito 5 ( nota máxima) pela avaliação do MEC.  O curso objetiva a formação de professores  que atuem na educação de surdos e ouvintes na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental e trabalhem em equipes multidisciplinares. Há reserva de vagas para surdos. 

         Saibam mais: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/12202-20-03-pedagogia-conceito-5

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           ABRIL -2019   NAPNE Aparecida de Goiânia

“II MAIS EJA – Mesas de Ação e Integração dos Saberes da Educação de Jovens e Adultos” - DIA 08/04,

organizadas pelas coordenações dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, em Panificação e em Modelagem do Vestuário.               

           A apresentação foi feita pelo psicólogo Jorge Antônio Monteiro de Lima, que abordou diversos problemas comportamentais que acometem as pessoas na atualidade. A mesa “Alteridade, Diversidade e Tolerância” e o palestrante foram apresentados pelo coordenador do NAPNE do IFG Aparecida, professor Sandro Henrique Ribeiro.

      Vejam  a matéria:

http://www.ifg.edu.br/component/content/article/149-ifg/campus/aparecida-de-goiania/noticias-campus-aparecida/12588-09-04-mais-eja?highlight=WyJtYWlzIiwiJ21haXMiLCJlamEiLCJtYWlzIGVqYSJd

 

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       ABRIL-2019- NAPNE do Câmpus Aparecida de Goiânia

      imagem sem descrição.

         A atividade foi proposta pela profa. Ludmila Andrade, de "Literatura e Formação do Leitor", do Curso de Pedagogia Bilíngue e teve o apoio e organização do NAPNE do câmpus. 

       Kelly Cristina Tobias é fundadora do Instituto Vida Sonora de musicoterapia. Participou da produção do musical "Saltimbancos" adaptado para autistas, produção realizada juntamente com a Associação de familiares e amigos do Autismo de Goiás (Afaag), além de ser professora de canto e música para bebês e também personagem do livro infantil "Mundo Azul" da autora Romilda Ferreira.

       Saibam mais em:  http://www.ifg.edu.br/component/content/article/149-ifg/campus/aparecida-de-goiania/noticias-campus-aparecida/12721-ifg-aparecida-recebe-palestra-gratuita-sobre-musicoterapia-e-autismo?highlight=WyJtdXNpY290ZXJhcGlhIl0=

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                                             ANO 2018

Dia da Acessibilidade- Palestra na manhã de 04 de dezembro no Câmpus Goiânia:

"Uma visão sobre o capacitismo  e suas consequências na vida do brasileiro com deficiência física"

Palestrante:Renato Magno, ex-aluno da instituição.

Horário: das 8h às 12h

Local:Cinemateca do Câmpus Goiânia

Realização: NAPNE do Câmpus Goiânia

Acessem a matéria sobre o evento:

http://www.ifg.edu.br/component/content/article/273-ifg/campus/goiania/eventos-campus-goiania/proximos-eventos-campus-goiania/11091-palestra-dia-da-acessibilidade

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Formatura de aluno com necessidades educacionais específicas no Câmpus Inhumas-  Outubro /2018

João Marcos ao lado da mãe, Elenice, e dos membros da mesa diretiva

 O formando João Marcos entre a mãe, Elenice, e os membros da mesa diretiva

Saibam mais pelo link:

<https://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/10709-entrega-de-diploma-a-aluno-com-necessidades-especificas-e-destaque-em-formatura-no-campus-inhumas-2>

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Contatos da página

Responsável: NAI (Núcleo de Ações Inclusivas) / Núcleo Pedagógico da PROEN

Telefone: (62) 3612-2229

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

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