Fórum das Licenciaturas do IFG avança na reformulação de diretrizes dos cursos oferecidos pela instituição

GT apresentou sistematização das contribuições enviadas pelas coordenações dos cursos de licenciaturaA terceira reunião do Fórum das Licenciaturas do IFG, que discute a reformulação das diretrizes dos cursos de licenciatura, teve início hoje, 6, no Câmpus Aparecida de Goiânia, e prossegue até amanhã, com a presença de coordenadores e representantes de cursos de 12 câmpus do Instituto Federal de Goiás. O encontro foi aberto pela pró-reitora de Ensino, Adriana dos Reis Ferreira, e as discussões estão sendo conduzidas pela Diretoria de Educação Básica e Superior do IFG e pelo Grupo de Trabalho formado para reformulação da Resolução 013/2014.

Dos 14 câmpus do Instituto Federal de Goiás, 12 possuem cursos de licenciatura, cujas diretrizes pedagógicas e institucionais são atualmente regidas pela Resolução IFG 013/2014, documento que está sendo analisado e discutido pelo Grupo de Trabalho, com sugestões enviadas pelas coordenações dos cursos. A discussão foi iniciada em março e a expectativa da Pró-Reitoria de Ensino é de concluir, até o início de 2017, o novo documento, contemplando as propostas sobre a identidade dos currículos dos cursos de licenciatura oferecidos pela Instituição.

Os diálogos do primeiro dia do encontro discorreram sobre concepção de identidade, formação de professores e currículos. Na sexta-feira, os participantes vão discutir estágios e práticas de ensino. Uma sistematização das sugestões encaminhadas foi apresentada aos participantes do encontro.“O Grupo de Trabalho foi constituído no primeiro encontro do Fórum e desde maio estamos trabalhando na reformulação da Resolução 013, analisando as contribuições de todos e considerando os nossos desafios enquanto instituição”, destacou a coordenadora de Ensino Superior na Proen e membro do Grupo de Trabalho, professora Jaqueline Pereira de Oliveira Vilasboas. O Grupo é integrado também pelas professoras Fabiane Costa Oliveira, Késia Mendes Barbosa, Rachel Benta Messias Bastos, Telma Aparecida Teles Martins Silveira e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes.

Na abertura da reunião, a pró-reitora Adriana dos Reis Ferreira fez também uma breve análise da conjuntura nacional, que é considerada para a discussão das diretrizes dos cursos de licenciatura e da própria instituição. A chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Goiânia, Sônia Aparecida Lobo, submeteu à apreciação do Fórum uma Nota de Repúdio à Medida Provisória nº 746, que impõe a Reforma do Ensino Médio. A manifestação do Fórum sobre o assunto será feita até o final do encontro.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos/ Câmpus Aparecida de Goiânia.