Relações internacionais

Missão do Conif objetiva promover o intercâmbio com instituições alemãs

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) realiza, a partir desta sexta-feira, 28 de outubro, a “Missão Alemanha”, com o objetivo de incrementar a cooperação entre a Rede Federal e instituições internacionais, tais como o Centro Internacional Unesco para a Educação Profissional (Unevoc). O reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva, vice-presidente do Conif, integra a missão.

As atividades serão desenvolvidas em diversas localidades da Alemanha e serão abertas no dia 28 de outubro, com uma reunião com Shyamal Majumdar, diretor do Unevoc, e prosseguem na manhã do sábado, 29, com uma reunião dos representantes do Conif que participam do Programa de Liderança da Unevoc. Na segunda-feira, 31, estão previstas visitas ao Instituto Federal de Educação Profissional (BIBB) e ao International Renewable Energy Agency (IRENA), na cidade de Bonn, onde serão tratados temas relacionados a questão das energias renováveis e os impactos para empregos e o desenvolvimento do mercado.

Está prevista uma visita ao Centro de Treinamento Eólico BFW, em Bremerhafen, no dia 1º de novembro, onde a missão receberá as informações sobre especialização de técnicos para a indústria eólica e sobre o conceito de formação e fará visita às oficinas de treinamento do Centro. No final do dia, a missão se desloca para Oldenburg para visita à Escola de Formação Profissional de Eletrotécnica BFW. Na manhã do dia 2 os integrantes da missão farão visita à Escola Solar Oberhausen, ainda em Oldernburg, e na parte da tarde a programação será na Universidade Técnica de Aachen.

No dia 3 de novembro, a TÜV-Rheinland Academia e o TÜV-Rheinland Energy & Environment (Laboratório de Testes Fotovoltaicos) serão visitados. A Câmara de Comércio de Trier é o último compromisso formal da missão, que retorna ao Brasil no dia 5 de novembro.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.