• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial

Livros

Imprimir

Autores cedem direitos patrimoniais para publicações da Editora IFG

Em reunião com reitor, diretor-executivo, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação e equipe da Editora IFG, autores assinam contrato de cessão de direitos patrimoniaisQuatro servidores do Instituto Federal de Goiás (IFG) assinaram no início da tarde de hoje, 13, contrato para publicação de suas obras pela editora da Instituição. Pelo contrato, eles cedem os direitos patrimoniais à editora, que vai se encarregar da edição e distribuição dos livros. Os contratos foram firmados pelos autores e pelo reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva.

Terão suas obras publicadas pela Editora IFG, Glen Cézar Lemos, professor do Câmpus Goiânia; Maria Aparecida de Castro, bibliotecária do Câmpus Inhumas; Rodrigo Soares Dutra, técnico em assuntos educacionais do Câmpus Águas Lindas; e Thiago André Rodrigues Leite, professor do Câmpus Águas Lindas.  As obras são trabalhos científicos (três teses de doutorado e uma dissertação de mestrado) e foram selecionadas por meio de edital.

O professor Glen Cézar desenvolveu em sua tese um estudo de personalidade.  Ele apresenta o também professor Willie Alfredo Maurer, um precursor do ensino de Matemática em Goiás. Maria Aparecida de Castro analisa a cultura goiana a partir das obras de Bernardo Élis, mostrando aspectos que vão do coronelismo à religião.

A obra selecionada de Rodrigo Soares Dutra é o estudo sobre o bioma Cerrado, desenvolvido em seu mestrado. Ele defende o Cerrado como fonte de riqueza e propõe o agroextrativismo como atividade econômica autossustentável. Já Thiago André Rodrigues Leite retratou como os caminhoneiros brasileiros utilizam o rádio amador como forma de comunicação, mas também como afirmação da identidade da categoria.

Após a cessão dos direitos patrimoniais pelos autores, a Editora IFG vai tratar com cada um os encaminhamentos para a edição. A Coordenadora da Editora IFG, Vanderleida de Freitas Queiroz, disse aos autores que eles serão consultados sobre revisão, projeto gráfico e outros aspectos das publicações.

A cessão dos direitos patrimoniais à Editora IFG foi acompanhada pelo diretor-executivo, professor Adelino Candido Pimenta, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ruberley Rodrigues dos Santos, e por servidores da editora.

Também estava presente o professor e vice-presidente do Instituto politécnico do Porto, Carlos Ramos, que está em visita oficial á Instituição. Aproveitando a presença dele, o reitor do IFG tratou da possibilidade de parceria para a divulgação das obras da editora em Portugal e vice-versa.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.