Página Inicial -> História

Licenciatura em História

Objetivos

- Contribuir com a formação de professores para a Educação Básica a partir da construção de processos formativos fundamentados na concepção do Currículo Integrado e nas Políticas de Inclusão.

- Contribuir, por meio da formação de professores, para a superação da dicotomia entre conhecimento geral e específico, entre ciência e técnica e entre tecnologia e cultura.

- Formar professores de História com competência técnica para o exercício da profissão, seja pelo domínio dos conteúdos da área da História e seu diálogo com as demais áreas de conhecimento, seja pelo domínio da tarefa pedagógica, conjugando competências para o exercício qualificado do magistério na área da História.

- Formar professores que possam atuar de forma qualificada, superando as dicotomias: teoria e prática; conhecimento geral e específico; ciência e técnica, propiciando processos educativos que contribuam para a integração entre as reflexões teóricas e o mundo do trabalho.

- Proporcionar aos licenciandos conhecimento e domínio de métodos e técnicas de ensino para que levem à formação de adolescentes, jovens e adultos, a partir das suas especificidades enquanto sujeitos da aprendizagem, capazes de exercer o pensamento histórico de maneira crítica e autônoma.

- Formar licenciandos capazes de construir um diálogo constante entre a sua área de conhecimento, as demais áreas e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura.

- Preparar profissionais que tenham domínio dos conteúdos em História, bem como conhecimento sobre as técnicas de produção do conhecimento historiográfico;

Perfil Profissional

- Domina as várias concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias investigativas e analíticas necessárias à compreensão das relações sócio-históricas.

- Articula, numa perspectiva interdisciplinar, conhecimentos da História e as demais áreas de conhecimento.

- Domina os conteúdos básicos referentes ao processo de ensino-aprendizagem, em especial aqueles necessários ao Ensino Fundamental e Médio.

- Domina os métodos e técnicas pedagógicas necessárias à transmissão e construção do conhecimento nos diferentes níveis de ensino.

- Desenvolve a pesquisa e a produção e difusão do conhecimento sobre a História nas diversas instituições que de alguma forma se relacionam com este tipo de conhecimento.

- Faz uso das linguagens e recursos referentes às tecnologias de informação e comunicação com o propósito de fortalecer o diálogo dos licenciandos com seus futuros alunos.

- Articula a formação geral com a formação para o mundo do trabalho, rompendo, desta maneira, com a dualidade entre teoria e prática e entre o pensar e o fazer fortemente presente na educação brasileira.

- Conhece os fundamentos da educação integrada e a difunde no âmbito da Educação Básica e Superior.

- Compreende a importância atual da educação inclusiva e propõe, por meio de estudos, pesquisas e práticas, a adequação dos espaços educativos para o recebimento de setores sociais que historicamente têm sido excluídos dos processos de aprendizagem.

Mercado de Trabalho

O licenciado em História estará apto a atuar como professor na Educação Básica e Superior; em institutos de pesquisa, realizando pesquisas ligadas às questões vinculadas à Educação, ao patrimônio artístico e cultural; em museus e meios de comunicação de massa; em assessorias nas áreas culturais e políticas; na constituição e gestão de bancos de dados, na organização de arquivos e em outras áreas ligadas à reunião e preservação de informações, em especial referentes ao mundo do Trabalho e à Educação Profissional e Tecnológica.

O curso tem duração de três anos e meio, no período vespertino.

Local de Funcionamento

O curso é oferecido no Câmpus Goiânia.