Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Instituição

Instituição

E-mail Imprimir PDF

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), criado pela Lei Federal nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que transformou os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, é uma autarquia federal detentora de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar, equiparado às universidades federais. É uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicâmpus, especializada na oferta de educação profissional, tecnológica e gratuita em diferentes modalidades de ensino.

O IFG tem por finalidade formar e qualificar profissionais para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisas e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e com a sociedade, oferecendo mecanismos para a educação continuada.

A instituição oferece desde educação integrada ao ensino médio à pós-graduação. Na educação superior, conta com os cursos de tecnologia, especialmente na área industrial, e os de bacharelado e licenciatura. Na educação profissional técnica de nível médio, o IFG atua, na forma integrada, atendendo também ao público de jovens e adultos, por meio do PROEJA. Atualmente são ofertados ainda cursos de mestrado profissional e especialização lato sensu, além dos cursos de extensão, de formação profissional de trabalhadores e da comunidade (Pronatec), de Formação Inicial e Continuada (FIC), que são cursos de menor duração, e os cursos de educação a distância.

O IFG atende mais de 20 mil alunos nos seus 13 câmpus em funcionamento: Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Águas Lindas, Goiânia Oeste e Senador Canedo. Nos próximos meses, o Câmpus Valparaíso entrará em funcionamento, recebendo seus primeiros alunos.  O IFG também implantará uma unidade em Novo Gama.


 

Atuação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Estado de Goiás


Com a mudança para Instituto Federal, Goiás ficou com duas novas instituições: o Instituto Federal de Goiás (IFG), formado pelo CEFET Goiás e o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), formado pela fusão dos Cefets de Rio Verde e de Urutaí e da Escola Agrotécnica Federal de Ceres.

O Instituto Federal de Goiás continua mantendo a tradição da Escola Técnica Federal de Goiás e do CEFET Goiás ao oferecer educação pública, gratuita e de qualidade para os jovens e os trabalhadores do Estado. Inserido na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vai ampliar sua inserção social, inclusive com implantação de novos câmpus em outras cidades, como  Águas Lindas, Valparaíso e Novo Gama, e mais um câmpus na cidade de Goiânia, ampliando também sua contribuição para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Os institutos ao longo de suas histórias foram e continuam sendo ambientes de formação e de realização de ações políticas, artísticas e culturais, reafirmando sua identidade como centro formador de ideias, conhecimentos, artistas, lideranças e, principalmente, profissionais qualificados e conscientes de suas responsabilidades com a vida e com a sociedade.

 

 

são ofertados 2 cursos superiores (bacharelado em Engenharia Civil e licenciatura em Química)

 

O IFG

1. Goiânia
Câmpus Goiânia
2. Jataí
Câmpus Jataí
3. Inhumas
Câmpus Inhumas
4. Uruaçu
Câmpus Uruaçu
5. Itumbiara
Câmpus Itumbiara
6. Anápolis
Câmpus Anápolis
7. Formosa
Câmpus Formosa
8. Luziânia
Câmpus Luziânia
9. Aparecida de Goiânia
Câmpus Aparecida de Goiânia
10. Cidade de Goiás
Câmpus Cidade de Goiás
11. Águas Lindas de Goiás
Câmpus Águas Lindas
12. Goiânia Oeste
Câmpus Goiânia Oeste
13. Novo Gama
Câmpus Novo Gama - Em fase de implantação
14. Senador Canedo
Câmpus Senador Canedo
15. Valparaíso
Câmpus Valparaíso