Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Instrumento Musical

Técnico em Instrumento Musical

Imprimir

Objetivos do Curso

A oferta do Curso Técnico em Instrumento Musical é voltada para a educação do público jovem e tem como objetivo formar profissionais que atuem na área musical em uma das seguintes linhas de formação: violão, flauta doce/canto, saxofone, clarinete, trompete, trompa, trombone, bombardino e tuba. Além da performance musical, o técnico em Instrumento poderá atuar também em outras áreas da produção musical, como editoração de partituras, redação de programas, elaboração de projetos, direção de grupos musicais e musicalização de jovens e adultos.


Mercado de Trabalho

O técnico em Instrumento Musical estará capacitado a trabalhar em diversas instituições onde o fazer musical se realiza, como orquestras, bandas de música civis e militares, big bands, corais e grupos camerísticos. Também poderá atuar em estúdios de gravação, emissoras de rádio e televisão, casas noturnas, bares, grupos de música popular e grupos especializados em casamentos e eventos sociais, bem como realizar trabalhos autônomos na área musical, atendendo a uma demanda diversificada.


Requisitos de Acesso

Poderão submeter-se ao processo seletivo para o Curso Técnico em Instrumento Musical, candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente. O processo seletivo será dividido em 1) exame de conhecimentos gerais, envolvendo conteúdos do Ensino Fundamental; e 2) exame de aptidão musical. A pontuação total do processo seletivo será de 150 pontos, sendo 100 pontos para o exame de aptidão musical e 50 pontos para o exame de conhecimentos gerais. Será considerado aprovado no exame de aptidão musical o candidato que obtiver pontuação igual ou superior a 50 pontos. O candidato que não comparecer ao exame de aptidão musical, no dia e horário previstos, será considerado reprovado. O candidato reprovado no exame de aptidão musical poderá concorrer a uma vaga em outro curso técnico integrado de nível médio ofertado pelo IFG.

 

Local de funcionamento

O curso é oferecido no câmpus em Goiânia.


Duração do curso

O curso tem duração de quatro anos, no período matutino (predominantemente), com algumas disciplinas oferecidas no turno vespertino.