• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Redes de Telecomunicações

Tecnologia em Redes de Telecomunicações (Deixa de ser ofertado a partir de 2013)

Imprimir

Objetivos

Proporcionar condições de desempenho profissional em Telecomunicações, capacitando os profissionais para a adoção de métodos, técnicas e práticas adequadas às exigências mercadológicas atuais.

A finalidade específica deste curso consiste na formação acadêmica de profissionais aptos a atuar nos atuais setores da área de Telecomunicações, conhecendo os sistemas, as formas e os meios tecnológicos nas quais as informações são processadas, adquirindo competência para, desenvolver, planejar e gerenciar a instalação de sistemas de Telecomunicações, bem como, coordenar e prestar assistência técnica.

Tem como objetivo formar um profissional capaz de dar suporte às principais áreas dentro das Telecomunicações, seja nos setores públicos ou privados atendendo a atual demanda de mão-de-obra, proporcionada pelo avanço tecnológico desta modalidade em função da modernidade e expansão de serviços em nosso país. A operação e o desenvolvimento de sistemas, com o seu devido acompanhamento também fazem parte destes objetivos.

 

Perfil Profissional

O Tecnólogo em Redes de Telecomunicações estará apto a:

  • Desenvolver, planejar e gerenciar projetos de sistemas de Telecomunicações.

  • Trabalhar na especificação de equipamentos e materiais necessários na implantação de um sistema específico.

  • Coordenar a instalação dos referidos sistemas, bem como dos equipamentos envolvidos.

  • Comercializar de serviços de Telecomunicações, com base nas exigências dos clientes e da sociedade em geral.

  • Administrar de contratos para a implantação de sistemas, agindo como elemento de ligação entre os setores técnico e comercial.

  • Assessorar em assuntos de Telecomunicações especificando as soluções técnicas disponíveis no mercado.

  • Prestar assistência técnica em sistemas de Telecomunicações de maneira geral.

  • Dedicar-se à pesquisa e ao ensino dentro de sua área de atuação profissional.

  • Possibilitar uma formação global capacitando o profissional a planejar, organizar, gerenciar e avaliar o seu trabalho além de prestar assessoria, auditoria de consultoria no âmbito de sua competência;

  • Promover o espírito investigativo, a criatividade e a curiosidade científica;

  • Estimular nos alunos o desenvolvimento do espírito crítico, da ética e da sensibilidade para com os problemas sociais colocando-os como agentes de transformação;

Habilitar o aluno a trabalhar com visão integrada e de forma multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar.

 

Mercado de Trabalho

O curso é estruturado visando atribuir ao aluno uma formação que atenda a atual demanda da sociedade, que necessita de profissionais preparados com formação integral.

Diante da necessidade cada vez maior de comunicação com maior rapidez e eficiência, e diante do avanço tecnológico, os sistemas estão cada vez mais sofisticados, permitindo informações instantâneas interligados por enlaces de comunicação terrestre ou via satélite.

Com o avanço tecnológico, gerou-se uma importação de tecnologia de ponta e isto vem determinando a necessidade crescente de preparar bons profissionais para atuar nessa área, com competências, habilidades e conhecimentos tecnológicos que os habilitem ao exercício satisfatório nas profissões decorrentes do desenvolvimento das telecomunicações no Brasil.

A emergência e a acelerada consolidação da sociedade da informação, do conhecimento e do lazer ou do entretenimento concedem, em parte, sentido e razão a essa expansão e necessidades.

No Estado de Goiás encontra-se várias organizações que possuem redes de computadores, interligados em rede local, outras possuem computadores interligados em redes de longo alcance. Têm-se várias empresas prestadoras de serviços de acesso a Internet, radiodifusão, TV por difusão e TV por assinatura.

Têm-se o crescimento do parque industrial e agro-industrial e o crescente uso da automação dos processos e a interligação das máquinas em rede que necessitam de interligação de dados.

O conceito de prédio inteligente e a recomendação do uso de cabeamento estruturado nas edificações vem ganhando cada vez mais espaço.

É neste cenário de popularização e expansão dos serviços que pretendemo-se formar profissionais qualificados para atuar dentro das empresas, prestadoras de serviços, e grandes usuárias de serviços de telecomunicações.

As empresas precisam de profissionais que tenham mente aberta, compromisso com o aprendizado, disposição para mudanças, auto desenvolvimento e responsabilidade, confiança mútua entre parceiros e que trabalhem em equipe. O sucesso profissional dentro da empresa vai depender de sua flexibilidade para enfrentar os muitos desafios que lhe são impostos.

 

Duração do curso

O curso tem a duração de 3 (três) anos.

 

Local de funcionamento

O curso é oferecido no Câmpus Goiânia.