• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Gestão de Turismo

Tecnologia em Gestão de Turismo (Deixa de ser ofertado a partir de 2013)

Imprimir

Objetivos

Capacitar profissionais para o Planejamento e a gestão de atividades turísticas inter-relacionadas à preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, divulgando e valorizando a cultura e os costumes da região, de modo a estimular o desenvolvimento local e regional, dando-lhe uma visão global e sistêmica de todo o processo de gestão e operação das atividades turísticas.


Perfil Profissional

O perfil do profissional do CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO deverá preconizar a formação de um indivíduo crítico, polivalente, criativo e com grande capacidade de adaptação a novas situações. No sentido técnico-profissional, o tecnólogo em Gestão de Turismo deverá atuar no planejamento e desenvolvimento da atividade turística nos segmentos público e privado, desenvolvendo ações no âmbito do planejamento turístico, agenciamento de viagens (emissivas, receptivas e operadores de turismo), transportadoras turísticas e consultorias voltadas para o gerenciamento das políticas públicas e para a comercialização e promoção dos serviços relativos à atividade. Faz parte da sua formação a capacidade de identificar potenciais turísticos do receptivo, considerando a diversidade cultural e os aspectos socioambientais para o desenvolvimento local e regional.


Mercado de Trabalho

O Tecnólogo em Gestão de Turismo do Instituto Federal de Goiás estará habilitado para atuar nas fases do planejamento e gestão das atividades turísticas ligadas ao setor público e privado. Desse modo, estará apto a desempenhar funções estratégicas nos seguintes setores:

  • Em empresas como operadoras e agências de turismo, em meios de hospedagem, em transportadoras do turismo, na organização de eventos, bem como na promoção de todo o trade turístico;

  • Em Secretarias de Turismo estaduais e municipais;

  • Na gestão de atividades turísticas em empresas privadas, em órgãos públicos e no terceiro setor (Ongs);

  • No planejamento, elaboração e execução de pesquisas e projetos relacionados ao turismo e áreas afins.


Duração do curso

O curso será ministrado em regime seriado semestral e terá duração de 3,5 anos, com carga horária de 2100 horas, acrescidas de um período de estágio supervisionado de 300 horas, do Trabalho de Conclusão de Curso de 300 horas e mais 100 horas de Atividades Extra-curriculares. O limite mínimo para integralizar o curso é de 7 semestres e o máximo de 13.

 

Local de funcionamento

O curso é oferecido no Câmpus Goiânia.