Portal do Governo Brasileiro
  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Página Inicial -> Técnico Integrado em Informática

Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Técnico Integrado em Informática

 

Titulação: Técnico Integrado em Informática
Modalidade: Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio
Duração do Curso: 3 anos
Regime: Anual
Turno: Integral
Público-alvo: Concluintes do Ensino Fundamental
Total de vagas: 30 (trinta)
Base Legal: Resolução nº 20, de 10 de dezembro de 2007 do Conselho Diretor


Objetivos do Curso

O curso "Técnico Integrado em Informática" oferece formação de nível médio e habilita profissionais para o exercício de atividades na área de informática. Os objetivos do curso são:

  • Oferecer formação técnica integrada com o ensino médio;
  • Atender as demandas regionais por profissionais de nível técnico em informática;
  • Formar técnicos em informática capazes de desenvolver sistemas de informação voltados para internet;
  • Formar técnicos em informática capazes de dar manutenção em sistemas de informação voltados para internet e equipamentos de hardware básico;
  • Formar técnicos em informática com possibilidades reais de continuarem os estudos, ao mesmo tempo em que exercem atividades profissionais qualificadas.


Perfil Profissional

O aluno do curso técnico integrado ao ensino médio será um profissional habilitado ao exercício profissional, com sólida formação teórico-prática, postura humanística e ética; capaz de atuar de forma empreendedora junto ao mercado incorporando e transferindo tecnologias.

De forma específica, os egressos do curso Técnico Integrado em Informática, modalidade integrada,  estarão especialmente capacitados  para o desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para internet, assim como para o suporte técnico em equipamentos de informática e redes de computadores.

Mercado de Trabalho / Campo de Atuação

Como a formação técnica em informática tem um espectro de atuação muito variado, o curso Técnico Integrado em Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e  Tecnologia de Goiás/Campus-Inhumas é focado em desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para internet, o que abre uma perspectiva de atuação diferenciada para este profissional, facilitando sua empregabilidade, já que os profissionais que hoje dominam essas tecnologias são cada vez mais necessários no contexto atual, no qual a internet ocupa um espaço cada vez mais preponderante.

Além disso, há uma carência de profissionais capacitados e com amplo domínio das ferramentas de internet, pois a formação de tal profissional nem sempre consegue acompanhar a demanda existente nesse nicho específico. Assim, percebe-se que dificilmente profissionais com uma boa qualificação, formados em uma instituição respeitada pela qualidade de seu ensino, ficam fora do mercado de trabalho, ainda mais em se tratando de uma região e de um estado como o de Goiás, em franco desenvolvimento socioeconômico.


Duração do curso / Carga Horária

A duração do curso é de três anos.


Total de Vagas / Horário de Funcionamento

São oferecidas para o curso Técnico em Informática o total de 30 vagas anuais. As aulas ocorrem em período integral