Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática-PPGECM

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Publicado: Quinta, 02 de Março de 2017, 11h08 | Última atualização em Segunda, 25 de Março de 2024, 08h42
  

O Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM) do Câmpus Jataí do IFG oferece os cursos de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática. Tratam-se de cursos de nível pós-graduação stricto sensu, com conceito 4 obtido na última Avaliação Quadrienal (2017-2020) da Capes, focados em subsidiar, prioritariamente, profissionais inseridos na área do ensino em Ciências e Matemática, a fim de que possam intervir no processo de melhoria da educação científica e matemática ofertada à população de Jataí e região. Para isso, buscam promover a implementação de estratégias e recursos instrucionais inovadores, capazes de impactar positivamente a realidade escolar. A melhoria da qualificação profissional de professores da área de Ciências da Natureza e Matemática é prioridade neste PPGECM. Conheça os objetivos do PPGECM

ATENÇÃO

O atendimento da Secretaria e da Coordenação da Pós-Graduação do PPGECM são realizados presencialmente e também por meio dos endereços de e-mails e telefone:

- Secretaria: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  ou pelo telefone (64) 99279-2374

- Coordenação: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 
 
COMUNICADOS

IX Diálogos em Foco - Seminário Internacional - evento online

Palestra: PRINCÍPIO DE APRENDER FAZENDO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

Data: 19/03/2024 às 19h
 
 
Seleção de bolsas FAPEG/2024 
 
 
 
 
 

     

 

 

 

 

 


Histórico

 

O Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática tem suas origens nos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e Goiás (IFG)-Câmpus Jataí e no desejo de oferecer um curso de pós-graduação stricto sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.
No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.

Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso tem reforçado o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representa a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática. Em síntese, o curso de especialização do IFG tem possibilitado aos professores e interessados na área de Educação Científica e Matemática uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.

Não obstante a relevância da atuação do IFG nos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, este mestrado profissional se apresenta como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (textos, aplicativos, DVDs, CDs e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.

O projeto do curso foi elaborado em 2011, por uma equipe formada por professores e servidores técnicos administrativos do Câmpus Jataí, a saber: Luciene Lima de Assis Pires, Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais, Mara Sandra de Almeida, Marta João Francisco Silva Souza, Nilda Maria de Carvalho e Rodrigo Claudino Diogo. E foi aprovado pela CAPES no início de 2012.

Coordenação

Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza - Coordenador do Curso de Doutorado
Portaria nº 0117, de 19 de janeiro de 2023.

Prof. Dr. Carlos Cezar da Silva - Coordenador do Curso de Mestrado
Portaria nº 0118, de 19 de janeiro de 2023.

e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Objetivos

Objetivo geral

Oferecer aos professores dos diversos níveis de ensino brasileiro e aos profissionais interessados na educação científica e matemática, capacitação em nível de mestrado, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática de modo a torná-los promotores de uma educação de maior qualidade, por meio da aquisição de conhecimentos teórico-práticos sobre o Ensino de Ciências e Matemática.

Objetivos específicos

  • Capacitar os professores a diagnosticar, propor e avaliar soluções inovadoras para problemas no Ensino de Ciências e Matemática.
  • Promover o debate sobre a pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática e seus enlaces com a sala de aula.
  • Permitir o contato e a realização de pesquisas educacionais, no âmbito do Ensino de Ciências e Matemática.
  • Possibilitar o aprofundamento dos conhecimentos específicos de Biologia, Física, Química e Matemática.
  • Contribuir para com a produção de conhecimento na área de Ensino de Ciências e Matemática.
  • Contribuir para a formação de professores em nível de mestrado para atuarem na educação básica e superior de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais paradigmas da educação brasileira.
  • Melhoria da qualificação profissional de professores de Ciências e Matemática do nível básico, do ensino superior e da pós-graduação, em termos de conteúdos específicos de Ciências e Matemática, de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos do Ensino de Ciências e Matemática, e do uso de novas tecnologias no ensino das Ciências e Matemática.
  • Formar profissionais com maior conhecimento interdisciplinar que os capacite para desenvolver atividades, unidades didáticas, projetos, cursos e outras formas de integração entre as diferentes disciplinas e conteúdos da área de ciências e matemática.
  • Desenvolver, nos pós-graduandos, a autonomia para refletirem e redimensionarem sua prática pedagógica e produzirem conhecimentos que possam ser difundidos no Ensino de Ciências e Matemática.
  • Qualificar profissionais para analisarem e desenvolverem ações de educação ambiental, divulgação científica.
    Permitir aos profissionais que não atuam em sala de aula um aperfeiçoamento voltado para o Ensino de Ciências e Matemática.

PPC
Regimento do PPGECM/IFG
Regulamento Geral dos PPG/IFG
Matriz curricular
Portaria de Reconhecimento dos cursos
 Outros Documentos 
  • Na página Outros Documentos, você pode ter acesso a outros documentos que dizem respeito, direta ou indiretamente, ao PPGECM.
Formulários e orientações
Calendário acadêmico, calendário de defesas e horário de aulas

 


Linhas de pesquisa
O PPGECM possui três linhas de pesquisa: 1) Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática; 2)Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade; 3) Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática
Conheça as linhas de pesquisa, suas características e seus objetivos e também as suas sublinhas.

 

Corpo Docente
O corpo docente é formado por 22 docentes, entre os quais, 17 fazem parte do quadro permanente e os demais são colaboradores.
Conheça os docentes do PPGECM.

 

Disciplinas

Os alunos regulares do curso de mestrado profissional deverão cumprir um total de 56 créditos em disciplinas (obrigatórias, obrigatórias alternativas, optativas e de prática docente) - Matriz Curricular 2019.

Já os alunos regulares do curso de doutorado profissional deverão cumprir um total de 94 créditos em disciplinas (obrigatórias, optativas e de prática docente) - Matriz Curricular 2022.

Conheça as 26 disciplinas que, atualmente, o PPGECM oferta.

 

Infraestrutura
Os cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais do PPGECM demanda que sejam utilizadas a infraestrutura da unidade Riachuelo e também os laboratórios de pesquisa e ensino da Unidade Flamboyant, onde também fica localizada a Biblioteca.
Conheça a infraestrutura que comporta o PPGECM.

 

Colegiado
O Colegiado, que possui funções deliberativas, é formado por quadro professores, um servidor técnico administrativo (TAE) e um discente.
Conheça o Colegiado do PPGECM.

 

Publicações
As produções intelectuais dos docentes e dos discentes podem ser consultadas por meio do currículo Lattes, mas outro caminho é a Plataforma Sucupira, que, na aba Coleta Capes, torna públicos esses dados a qualquer membro da comunidade acadêmica.

 
Fomento à pesquisa - Bolsas de Pós-Graduação Stricto Sensu
Programa Institucional de Bolsas para Alunos de Pós-Graduação Stricto Sensu do IFG (PIQ-Aluno)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG)

 

Acesso online à Biblioteca 
É possível à comunidade interna e externa consultar o acervo da biblioteca do IFG-Câmpus Jataí e de qualquer outra institucional por meio do sofware SophiA. Basta acessar o Terminal Web para fazer a busca por título, autor, título, autor, assunto, ISBN/ISSN e série, entre outras formas de busca.
Pelo Terminal Web, alunos e servidores podem renovar e reservar empréstimos.

 

Núcleos de Pesquisa do IFG
Atualmente, há mais de trinta núcleos de pesquisa no IFG. Supervisionados, por meio de relatórios anuais, pela Diretoria de Pesquisa e Inovação do IFG e cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, vários desses núcleos apresentam, entre seus recursos humanos, pesquisadores docentes, discentes e egressos do PPGECM. É caso do Núcleo de estudos e pesquisas em Meio Ambiente e do Núcleo de estudos e pesquisa em educação e ensino de Ciências e Matemática (Nepecim), entre muitos outros. Conheça os núcleos de pesquisa do IFG.

 

 


Seleções e Editais
 
Seleções/Editais em andamento
   

 

Seleções/Editais encerrados

2023

2022

2021

2020

  • PROPPG abre inscrições para participação em eventos, tradução de artigos científicos e projetos de incentivo à leitura. A novidade é o apoio financeiro a projetos que envolvam as bibliotecas do IFG. O período de inscrição varia de acordo com a data do evento. Os editais estão disponíveis no site do IFG, ou através dos links: 

 PIPART - https://ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/16975-pipart-2

Fomento para Projetos de Incentivo à Leitura nas Bibliotecas - https://ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/16973-edital-n-27-2019-proppg-5

2019

2018

2017

 


Dissertações 

O PPGECM teve sua primeira turma em 2012, por isso as dissertações começaram a ser defendidas em 2014. Dessa forma, elas estão elencadas abaixo por ano de defesa e com  títulos em ordem alfabética. Como o curso ministrado é de mestrado profissional, conjuntamente à dissertação, o discente precisa elaborar um produto educacional, que aparece entre os apêndices da dissertação e é pré-requisito para a obtenção do título de mestre. Esses produtos educacionais, entre outros realizados no PPGECM, também estão listados na aba Produtos educacionais

Dissertações defendidas em 2023
A formação continuada de professores que ensinam matemática no Fundamental II mediada pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Susana Gomes Cavalcante
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
A formação inicial na e pela pesquisa: narrativas de estagiários e perspectivas de (res)significação das práticas de estágio curricular supervisionado (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Adrielly Aparecida de Oliveira
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago 
A perspectiva de ensino aos estudantes com necessidades educacionais específicas presente na formação de professores de Química (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Clertan Souza Martins de Paula
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autor: Lucas Mendonça Pereira Cunha
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autora: Thaís Prado Siqueira Lôres
Orientador: Carlos Cezar da Silva 
Autora: Karine Andréa Aimi
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autor: Leon de Assis Silva
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz 
Autora: Sueli Aparecida da Silva Castro
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autora: Jaqueline Montalvão de Sá
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Autora: Mislene Lemos de Almeida Assis
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autor: André Luiz Fernandes de Oliveira
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autor: Valdenilton Rodrigues Valadão
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
Autora: Marley Souza de Moraes Lima
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
Autor: Marcelo Fernando de Lima
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Tabela Periódica em aplicativos educacionais livres: características e possibilidades metodológicas para o ensino na abordagem CTSA (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Geovana Inácio Gonçalves
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Helena Aparecida de Melo Nunes
Orientador: Adelino Candido Pimenta
Autor: Vinícius Moraes Carvalho
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza

 

Dissertações defendidas em 2022
Autora: Walkíria dos Reis Lima
Orientadora: Joana Peixoto
Autora: Gisele Assis de Almeida
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
Autora: Alexsandra Pereira Silva de Souza
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autora: Cleidemar Souza Garcia
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Ensino de Ciências na educação infantil: utilizando contação de histórias em uma SEI sobre fenômenos naturais da água.
Autora: Magna Poliana de Andrade Damacena 
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
Autor: Júnio César Ferreira Silva
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Percepções dos professores que ensinam matemática sobre as contribuições de Malba Tahan para a prática pedagógica discutidas em um curso de formação continuada
Autor: Ricardo Vieira Nascimento Filho 
Orientador: Luciano Duarte da Silva
A Pedagogia Histórico-Crítica no Ensino da Matemática na Educação Infantil
Autora: Nilva Tomásia da Silva Lima
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Formação inicial de professores do ensino fundamental para o uso das TDIC em aulas de ciências: uma proposta formativa orientada pelo TPACK
Autora: Cíntia Silva de Morais
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
O ensino da função polinomial do 1º grau através da resolução de problemas no contexto da Eja
Autor: Nilton Lásaro Jesuino
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
Uma sequência didática envolvendo o sistema métrico: a produção de significados matemáticos sob o olhar do modelo campos semântico
Autora: Priscila Dias de Souza Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autora: Vânia Ferreira de Andrade Vieira
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autor: Antônio Carlos Barbosa Filho
Orientador: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autor: Daniel Luizmar Ferreira da Silva
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autora: Kamilla Fonseca Lemes Garcia
Orientadora: Sandra Regina Longhin
 
Dissertações defendidas em 2021
Autora: Vânia Alves Carvalho
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autora: Rosimary Batista da Silva
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
A formação de professores para o ensino de ciências nos anos iniciais: promovendo conhecimento científico por meio do ensino por investigação (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Jordana Goulart Felicio
Orientadora: Márcia Santos Anjo Reis
Autor: Vitor Franco Rodrigues
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autor: Wagner Pereira Lopes
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Modelagem matemática: a horta escolar como espaço didático (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Danilo Marques Oliveira
Orientadora:  Adriana Aparecida Molina Gomes
Uma Sequência Didática para o ensino de Química valorizando as culturas indígenas numa perspectiva multiculturalista
Autora: Fernanda Cristina Vicente de Souza
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Autora: Edivanilda Barbosa de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Autora: Maria Sueli da Silva Gonçalves
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Autor: Fabrício Vieira Campos
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autora: Luciana Alves da Silva Costa
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autora: Gabriela Silva Lemes
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autora: Jordana de Oliveira Amaral
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autora: Hercilia Cristina Mendonça Pereira de Araújo
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autora: Érica Maria Juvêncio Silva
Orientadora: Marlei de Fática Pereira
Autora: Camila Kassia Monteira de Oliveira
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Vera Lúcia Pereira Gomes
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Autora: Carolina Nascimento de Jesus
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
Autor: Alexandre Manzale de Macêdo
Orientadora: Sandra Rgina Longhin
Autor: Sinomar José Coelho
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autor: Áddson Douglas Ferreira de Lima Almeida
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autor: Ednaldo Oliveira de Carvalho
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
Autor: Ana Paula de Souza
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autor: Kenny Henrique Ferraz Inomata
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autor: Fausto Batista Cesário
Orientadora: Joana Peixoto
Autor: Osvaldo Neves Júnior
Orientadora: Sandra Regina Longhin
 
Dissertações defendidas em 2020
Era uma vez ... Histórias virtuais para ensinar matemática nos anos iniciais
Autora: Danúbia Carvalho de Freitas Ramos
Orientadora: Adriana Aparecida Molina Gomes
Docência e resistência: mal-estar e niilismo dos professores de biologia da rede estadual da cidade de Jataí
Autora: Karine de Assis Oliveira Soares
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Teatro e matemática no mesmo palco: a produção de significados matemáticos
Autor: Aires Francisco de Oliveira
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
 
Dissertações defendidas em 2019
Autora: Geilanes Alves do Nascimento Barros
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autor: Joel Oliveira Dias
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autora: Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autor: Luis Pereira de Amorim
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autora: Emyldes de Lima Silva
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autora: Ceila de Brito Dias
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
Autor: Leandro de Oliveira Garcia
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autora: Shirley Alves de Souza Fernandes
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autora: Kattiusce Cândido e Silva
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Autora: Wagna Mendes Vieira Campos
Orientador: Nilton Cezar Ferreira
Autora: Thayla de Almeida Silva
Orientador: Rodrigo França Carvalho
Autora: Leila Alves Martins
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autora: Jéssica Pereira de Oliveira Nakade
Orientadora: Rosenilde Nogueira Paniago
Autor: Adriano Aparecido da Silva
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autor: Regimar Alves Ferreira
Orientador: Luciano Duarte da Silva
Autora: Aderineide Ferreira Honorato
Orientadora: Joana Peixoto
Autor: Alexandre Fermanian Neto
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Autor: Josemar Rosa da Silva
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Giselma Ribeiro de Souza
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas     
Autor: Danillo Vaz Borges de Assis
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Autora: Fernanda Cândido e Silva
Orientadora: Eveline Borges Vilela Ribeiro
Autora: Fernanda Silva Rodrigues Lima
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
Autor: Vagner Lúcio Paulino
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Autor: Carlos Roberto Rodrigues de Souza
Orientador: Rodrigo Claudino Diogo
Autora: Luzedir Rodrigues Moreira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
 
Dissertações defendidas em 2018
Autora: Caroline Prado Brignoni
Orientador: Paulo Henrique de Souza
A formação do professor de ciências à luz da pedagogia histórico-crítica
Autora: Rosângela dos Santos Araújo
Orientadora: Joana Peixoto
Autora: Vanessa Silveira Moraes Santos
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autora: Eulália Cristina Rodrigues Ficks
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Autor: Antônio Divino Santos de Souza
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autora: Ana Paula Mateus Braga
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Elizete Costa Campos
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Autora: Helaíny Wanyessy Kenya Rodrigues Silva Chagas 
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autor: Kleber Antonio Lourenço de Souza Santos
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Autora: Eveline da Silva Gontijo Moreira
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autora: Marília Darc Cardoso Cabral e Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Autora: Kelen Helena de Oliveira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autor: Thiago Wedson Hilário
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
 
Dissertações defendidas em 2017
Autora: Daniela Brusamarelo
Orientadora: Sandra Regina Longhin 
Autor: Pablo Souza
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
A disciplina de Libras na formação de professores
(Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Thábio de Almeida Silva
Orientador: Rodrigo França Carvalho
Autor: Daniel Oliveira Silva Rodrigues
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
Autor: Ulysses Gusmão de Oliveira
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Autora: Sheila Dias Alves
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autora: Patrícia Gomes de Souza Freitas
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
Autora: Suenir Carneiro de Lima Assis
Orientadora: Joana Peixoto
Autora: Rosimeyre Gomes da Silva Merib
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Autor: Daniel Junior de Oliveira
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Autora: Fabiana Leal Nascimento
Orientador: Adelino Cândido Nascimento
Autora: Elita Assis de Lima
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Autora: Angélica Ramos da Luz
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Fabiana Kalil Borges
Orientadora: Vanderleida Rosa de Freitas e Queiroz
Autor: Thiago Batista Assis
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Uma sequência de ensino investigativa sobre a evolução dos modelos atômicos: a busca pela argumentação em aulas de Física
Autor: Elismar Gonçalves da Silva
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza 
 
Dissertações defendidas em 2016 
A construção de fotonovela como recurso para o desenvolvimento da educação ambiental (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Leidyane Ferreira Magalhães
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Autora: Janaína Aparecida Silva Bassani
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
A experimentação no ensino de química do 9° ano: uma relação entre a teoria e o experimento 
Autora: Lívia Maria Araújo Soares
Orientadora: Sandra Regina Longhin
A formação de professores e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) /Subprojeto de Física - IFG: uma análise discursiva
Autor: Silvon Alves Guimarães
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
A terminologia química em Libras na literatura e a adotada no ensino de química em escolas públicas de Goiás 
Autora: Ana Luiza Fernandes da Costa
Orientadora: Sandra Regina Longhin
As quatro operações matemáticas no ensino fundamental: produzindo significados para as operações básicas utilizando a tecnologia WEBQUEST
Autor: Quintino Custódio dos Santos
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Atividades contextualizadas de Matemática: a formação do sujeito ecológico em alunos do 5º ano do Ensino Fundamental
Autor: Jorge Lima Loiola
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Biblioteca escolar e surdez: um estudo para a inclusão (Divulgação não autorizada pela autora)
Autora: Kênia Reis de Souza
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Educação ambiental além da sala de aula: proposta de uma sequência didática
Autora: Joanice dos Santos Gonçalves
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Educação ambiental na perspectiva do ensino desenvolvimental de Davydov
Autor: Eliakim Oliveira Küster
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Educação ambiental, língua portuguesa e biologia: proposta de sequência didática para o ensino médio
Autora: Viviane Ferreira Furtado
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Ensino desenvolvimental: um Experimento Didático Formativo para o estudo dos Números Complexos
Autor: Douglas Pereira Azevêdo
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Formação de professores em Educação Ambiental: o ensinar e aprender com audiovisuais
Autora: Jordanna Sebastiana Gregório
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Formação do conceito de volume no 5º ano do ensino fundamental: um experimento didático formativo baseado na perspectiva da teoria do ensino desenvolvimental
Autora: Natália Cristina Souza Pereira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
História da matemática e produção de significado: proposta de tarefas didáticas para o ensino do teorema de Tales
Autor: Benjamim Cardoso da Silva Neto
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Horta escolar: contribuições da interdisciplinaridade e de atividades investigativas para a alfabetização científica
Autora: Núbia Patielle Assis Carvalho
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Autora: Stephany Siqueira Barbosa Nascimento
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
O papel da gestão na implementação das políticas educacionais: o PIBID como foco de análise
Autora: Ivonice Mendes de Oliveira Guimarães
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos cursos técnicos em eletrotécnica e edificações no IFG Câmpus Jataí
Autora: Kathynne Carvalho Freitas Ferri
Orientador: Carlos Cézar da Silva
 
Dissertações defendidas em 2015
A construção da argumentação no ensino de ciências por investigação visando a promoção da alfabetização científica
Autora: Ana Regina Mendes e Silva Issa
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
A Investigação Matemática com o Geogebra no estágio com pesquisa do curso de Licenciatura em Matemática da UEG/Iporá
Autora: Claudimary Moreira Silva Oliveira
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
A Realidade Aumentada como recurso didático alternativo para o ensino de Astronomia: uma Sequência Didática para o estudo do Sistema Solar
Autor: Renato Oliveira Abreu
Orientador: Paulo Henrique de Souza
A transversalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na formação inicial de professores: Webquest como recurso pedagógico para o ensino da Matemática
Autora: Vânia Hörner de Almeida
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
As tecnologias digitais como suporte para a leitura e a escrita no ensino de Matemática
Autora: Stelamara Souza Pereira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Formação Continuada de professores e a metodologia de ensino por investigação nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Paraúna-GO
Autor: Marcelo Bueno Moura
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Formação de conceitos matemáticos: um estudo baseado na teoria do ensino desenvolvimental
Autor: Kliver Moreira Barros
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Gestão Democrática e as Licenciaturas em Ciências e em Matemática do Instituto Federal de Goiás
Autora: Arquidânia Lásara Franco Maciel
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Investigação matemática em sala de aula: uma proposta para a inclusão do aluno surdo no ensino regular
Autora: Magda Cabral Costa Santos
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
O Ensino de Química no curso de Secretariado a modalidade EJA do IFG - Câmpus Jataí: Proposta de material didático                                                                                          Autor: Hailton Ferreira Pereira
Orientador: Carlos Cézar da Silva
Proposta e avaliação de atividades de conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental para alunos surdos e ouvintes
Autora: Karine Sânya Dutra Silva
Orientadora: Marta João Francisco Silva Souza
Trabalho de Campo: uma perspectiva para Educação Ambiental no Ensino Superior
Autor: Zaqueu Henrique de Souza
Orientadora: Maria Socorro Duarte da Silva Couto
Um estudo sobre a avaliação e suas interlocuções com o processo ensino-aprendizagem no PROEJA
Autor: Octávio Marcos Martins Mani
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
Uso de vídeos como atividade experimental demonstrativa no Ensino de Química
Autora: Anna Gabriella da Silva Oliveira
Orientador: Carlos Cézar da Silva
 
Dissertações defendidas em 2014
A abordagem sintático-semântica da matemática: produtividade da ferramenta sequência didática em turmas de Proeja
Autor: Leizer Fernandes Moraes
Orientadora: Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais
A educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino de Aporé - GO
Autora: Lilian Kely de Assis Lima
Orientadora: Sandra Regina Longhin
A inserção da educação ambiental por meio da construção conjunta de três propostas pedagógicas em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Jataí-GO
Autora: Cláudia Sampaio Guimarães
Orientadora: Maria Socorro Duarte da Silva Couto
As TIC como instrumentos mediadores na Educação Ambiental: uma proposta de sequência didática para o ensino Médio
Autora: Raquel Aparecida Issa Gonçalves
Orientadora: Marlei de Fátima Pereira
Corpo máquina ou corpos vivos? O corpo que a escola afirma por meio dos livros didáticos              Autora: Estefânia Costa Ferreira Machado
Orientador: André Valente de Barros Barreto
Educação ambiental e sustentabilidade: A ressignificação da leitura para os alunos do PROEJA do IFGOIANO - Câmpus Rio Verde
Autora: Sandra Mara Santos Lemos de Oliveira
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Educação Profissional integrada em tempo integral: uma prática pedagógica na física e na matemática
Autora: Elina Assis de Lima Ribeiro
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
Ensino integrado: uma experiência de interdisciplinaridade no curso técnico em edificações integrado ao ensino médio
Autor: Sandro Stanley Soares
Orientador: Ruberley Rodrigues de Souza
Escolas rurais e trabalho docente: a atuação em ciências e em matemática
Autora: Mara Sandra de Almeida
Orientadora: Luciene Lima de Assis Pires
O Currículo de ciências no ciclo de alfabetização e o efeito do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC): um estudo sobre um município do sudoeste goiano
Autora: Michelle Cristine da Silva Toti
Orientadora: Daniella de Souza Bezerra
O Software Geogebra como elemento mediador na formação do conceito de polígonos semelhantes: um estudo na perspectiva do ensino desenvolvimental
Autora: Tattiana Fernandes de Oliveira Melo
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
O teatro como um recurso metodológico no ensino de Física: o estudo da termodinâmica em peças teatrais
Autora: Luciana Cândido e Silva
Orientadora: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas
Percepção de professores de matemática relativa ao uso de TIC: análise de uma investigação-ação envolvendo o Geogebra
Autora: Lydianne Gomes de Assis Ferreira Vilela
Orientador: Adelino Cândido Pimenta
Principais noções e (co)relações das geometrias euclidiana, elíptica e hiperbólica para a educação básica (Divulgação não autorizada pelo autor)
Autor: Adriano Rodrigues Honorato
Orientador: Duelci Aparecido de Freitas Vaz
Tecnologias no ensino de química para surdos em uma perspectiva bilíngue
Autora: Anahê Netto Leão Marques
Orientadora: Sandra Regina Longhin
Uma proposta de ensino de Física por investigação para Educação de Jovens e Adultos
Autor: Milton Batista Ferreira Júnior
Orientador: Paulo Henrique de Souza
Vídeo-caso em hipertexto (VCH): de resíduos de enunciação à produção de significados
Autor: Marcos Roberto da Silva
Orientador: Adelino Cândido Pimenta

 


 Produtos Educacionais

Nesta seção, estão disponíveis os produtos educacionais elaborados no PPGECM.  Com esse tipo de divulgação, o PPGECM espera auxiliar professores e outros profissionais ligados ao ensino, considerando que os produtos educacionais disponibilizados podem servir de instrumento e apoio no processo de ensino-aprendizagem na Educação para Ciências e Matemática. 

 

Produtos educacionais desenvolvidos como parte da pesquisa dos(as) mestrandos(as)

Neste link, você terá acesso aos produtos educacionais defendidos juntamente com as dissertações, das quais fazem parte. São produtos testados em situações reais de ensino e validados por banca examinadora. A diversidade de temas, de abordagens e de natureza é ampla. São sequências didáticas, documentários, sites, webquests, cursos, material de apoio, softwares, entre outros, focados em auxiliar os(as) professores(as) de ciências da natureza e matemática, nos mais diversos níveis. 

 

Produtos desenvolvidos na disciplina Análise e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências e matemática

Na disciplina Análise e desenvolvimento de recursos didáticos para o ensino de ciências e matemática, os(as) discentes desenvolvem e aplicam recursos didáticos variados, como apostilas, atividades/materiais de natureza experimental ou concreta, brincadeiras, jogos, histórias em quadrinhos, estratégias e mídias para o ensino de ciências e matemática. Esses produtos educacionais são analisados por pareceristas e, também, apresentados no Simpósio de Recursos Didáticos, evento realizado anualmente pelo PPGECM. Conheça estes recursos didáticos produzidos pelos(as) alunos(as).

 

 

 

Ações de extensão

No PPGECM, em razão da oferta de curso de mestrado profissional da área de ensino, o foco recai na aplicação do conhecimento. As pesquisas são, portanto, aplicadas, haja vista que os mestrandos desenvolvem produtos e processos educacionais que são implementados em condições reais de ensino. Dessa forma, o PPGECM, buscando permanente sintonia com o princípio da indissociabilidade entre as dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, procura estabelecer diálogo recorrente com a sociedade educacional, almejando agregar contribuições e avanços no ensino.

Existe atenção constante por parte dos docentes para que se promovam e se apliquem tecnologias, produtos e processos educativos, o que gera desdobramentos em várias disciplinas, capazes de promover ações de extensão, a saber:

  • na disciplina Análise e Desenvolvimento de Recursos Didáticos para o ensino de ciências e matemática, os discentes desenvolvem recursos didáticos e os aplicam em escolas públicas da cidade – e em outros municípios – com a anuência da Secretaria Municipal de Educação, bem como da Subsecretaria Estadual de Educação. Por possibilitar ações interventivas, disseminação de conhecimentos, troca de experiências e por propiciar a disponibilização de recursos pedagógicos às escolas envolvidas nos projetos e divulgação dos resultados à comunidade local e regional, essa ação se revela algo bem maior que uma atividade da disciplina mencionada. Na aba Produtos Educacionais, é possível conhecer os recursos pedagógicos produzidos pelos discentes.
  • é pré-requisito da disciplina Prática Docente Supervisionada que os discentes desenvolvam, em escolas públicas de ensino básico (municipais, estaduais ou federais) ou no ensino superior, os produtos educacionais da sua pesquisa de mestrado. Além de se manifestarem como importantes ferramentas de inserção social, a geração e a aplicação dos produtos implicam ações de extensão interessadas em contribuir com comunidade educacional em diversos níveis, concorrendo para o avanço no ensino da região.
  • o PPGECM, por meio da disciplina Educação Inclusiva para Ciências e Matemática, apresenta, anualmente, o evento Ouvindo Vozes e promovendo diálogos, organizado pelos discentes do Programa e extensivo à comunidade local e regional, a fim de tratar da temática da inclusão.
  • realização de oficina promovida pelos discentes da disciplina Ciência, Tecnologia e Sociedade para os alunos da licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, propiciando o diálogo com a graduação a respeito das possibilidades de uso das tecnologias no ensino de ciências.


Outras ações:

  • o evento anual Semana de Licenciatura, Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática, Encontro de Egressos do Mestrado e Encontro de Egressos da Licenciatura , realizado em parceria com a coordenação dos cursos de Licenciatura do IFG-Câmpus Jataí , é aberto não só à comunidade acadêmica, como a todos ligados à educação e traz a especificidade da formação de professores.
  • o convênio com a Secretaria Municipal de Educação, que possibilita a oferta de curso de formação continuada. Os professores da rede municipal participam ativamente dos eventos promovidos pelo PPGECM.
  • Projeto IFG vai à região, no qual os alunos desenvolvem/aplicam produtos educacionais em suas regiões de origem. Como o PPGECM assiste um público de regiões distintas, esse projeto permite a inserção social não só local, mas também em diversas regiões brasileiras.
  • a biblioteca Veredas da Leitura do IFG-Câmpus Jataí, do qual o PPGECM faz parte, é aberta também à comunidade externa, funcionando, pois, como um serviço social. Nela, pode-se ter acesso às dissertações e aos produtos educacionais do PPGECM. 

 Eventos e Certificados

 

 
 
Próximos eventos do PPGECM 

 

 

 

Próximos eventos relacionados
Na página Eventos Científicos, você poderá ter acesso a vários simpósios, encontros, seminários, congressos, entre outros, de dimensão regional, nacional ou internacional, da área de ensino de ciências e matemática e áreas afins. 

 

Eventos anteriores realizados pelo PPGECM 

Acesse e saiba mais sobre os eventos organizados pelo Programa.

  

 


Periódicos

O PPGECM, atento à importância da produção intelectual bibliográfica de seus docentes e discentes, elenca, na página PERIÓDICOS, uma gama de revistas cujo foco e escopo podem se direcionar para as pesquisas produzidas por nossos docentes e discentes. 

Acesse a página PERIÓDICOS. Além do link para as revistas, você encontrará, também, a periodicidade, o qualis em ensino e uma breve descrição do perfil e/ou objetivo delas.

Divulgação:



 

  


 Egressos

O PPGECM já titulou 156 mestres. A maioria é do quadro docente das redes públicas de ensino, sobretudo em Jataí e cidades vizinhas e também de cidades do Mato Grosso. Há também professores do magistério superior e servidores  técnico-administrativos em Educação, entre outros. 

Conheça um pouco sobre nossos egressos e suas pesquisas

 

 

 


 

 

Endereço: Rua Riachuelo, nº 2090, Divino Espírito Santo, Jataí - GO, CEP 75.804-020.

Telefone: (64) 3514 - 9660

Coordenação
Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza - Coordenador do Curso de Doutorado (Ramal 9627)

Prof. Dr. Carlos Cezar da Silva - Coordenador do Curso de Mestrado (Ramal 9699)

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Apoio à Coordenação
Servidora: Liliane Paulino de Castro
Ramal: 9613
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Secretaria de Pós-Graduação
Secretária: Mara Sandra de Almeida
Ramal: 9611
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