Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Projeto SanearCidades > IFG > Pró-Reitorias > Pesquisa e Pós-Graduação > Grupos de Pesquisa do IFG
Início do conteúdo da página

Grupos de Pesquisa do IFG

Publicado: Quinta, 02 de Junho de 2016, 07h26 | Última atualização em Sexta, 06 de Maio de 2022, 16h16

Os grupos de pesquisa têm o objetivo de desenvolver atividades de caráter científico, tecnológico, artístico, cultural, didático-pedagógico e de interação com a sociedade, conforme estabelecido no regimento geral do IFG. Congrega servidores e alunos e o trabalho desenvolvido estimula o fortalecimento de áreas específicas do conhecimento e contribui para a articulação entre distintos saberes.

 Acesse aqui o Regulamento para criação e supervisão de Grupos de Pesquisa do IFG

Acesse aqui a Instrução Normativa sobre os procedimentos para a supervisão e o acompanhamento dos Grupos de Pesquisa do IFG

 

Como criar um grupo de pesquisa?

Para solicitar a criação de um grupo de pesquisa, o líder do grupo deve elaborar um projeto de acordo com o regulamento. O projeto e os anexos devem ser encaminhados à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do câmpus. Posteriormente, será analisado e encaminhado para aprovação do Conselho Departamental. Em seguida, o Conselho Departamental encaminha a proposta de criação do grupo de pesquisa de volta à Gepex, aprovada ou não. Caso tenha sido aprovada, a Gepex encaminha à PROPPG para credenciamento do grupo junto ao CNPq.

 

Documentos necessários para criação de grupo de pesquisa:

- Projeto de grupo de pesquisa (modelo);
- Formulário de solicitação preenchido (modelo);
- Parecer favorável da chefia de departamento de áreas acadêmicas ou do setor de lotação do servidor;
- Comprovação do cadastro e atualização do currículo na Plataforma Lattes de todos os membros (primeira folha);
- Declaração de ciência da instituição de vínculo de colaboradores (caso haja);
- Declaração do líder do grupo de que todos os membros do grupo atendem aos requisitos e compromissos estabelecidos no regulamento.

 

Acompanhamento de grupo de pesquisa

A Diretoria de Pesquisa e Inovação acompanha a atuação dos grupos de pesquisa em andamento, a partir das informações fornecidas no relatório anual, no qual é feita a indicação da produção científica, a descrição das atividades desenvolvidas e das propostas para o ano seguinte.

 

Documentos necessários para criação de grupo de pesquisa:

- Relatório Anual (modelo)

 

Consulta aos grupos de pesquisa do IFG

Na Plataforma IFG Produz podem ser listados todos os grupos de pesquisa cadastrados no IFG.

A Plataforma consiste em uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de promover o encontro e a cooperação entre pesquisadores do IFG e destes com outras instituições públicas e privadas.

Dessa forma, possibilita à comunidade identificar as competências e produções dos servidores, como também permite aos servidores identificarem colegas com interesses em comum, que possam vir a colaborar em projetos e ações.

 

Acesse a Plataforma IFG Produz:


 

Fim do conteúdo da página