Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks

Pronatec terá 2 milhões de vagas em 2016

Bolsa Formação

A presidente Dilma Rousseff anunciou, nesta quarta-feira (9), as novas metas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que terá dois milhões de novas vagas em 2016. Ao lado do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a presidenta afirmou que, com o Pronatec, o governo está ampliando a competitividade do Brasil. O reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva, acompanhado por alunos e professores dos câmpus Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas e Uruaçu, participou do evento em Brasília (DF).

Além do reitor, o diretor executivo do IFG, Adelino Candido Pimenta, esteve presente na solenidade. Na ocasião, a presidente Dilma Rousseff destacou: “Estamos hoje aqui criando não só um caminho de oportunidade para milhões de brasileiros e brasileiras, estamos criando um caminho para o próprio País. O País precisa desse investimento para ultrapassar, não só esse momento e voltar a crescer. Mas, quando voltar a crescer, voltar sempre com melhor qualidade, com maior capacidade de inovação. É isso que nós queremos: mais e melhor”, destacou.

MEC

A presidenta anunciou que o Ministério da Educação vai criar uma espécie de roteiro curricular, para que todos os cursos já feitos pelos estudantes possam ser aproveitados nos cursos subsequentes. Além disso, será associada a qualificação profissional às aulas do fundamental e médio. Pelo menos 25% das matrículas de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, serão vinculadas à educação profissional.

O MEC também fará parcerias com TVs públicas para oferecer cursos técnicos em uma plataforma on-line de qualificação profissional. Os estudantes do programa também poderão optar pelo e-Pronatec, que permite estudar à distância, de acordo com a própria disponibilidade, por meio de plataformas digitais, simuladores, animações e outros métodos de aprendizagem na internet, na TV Escola e em demais canais educativos, ofertados principalmente pelos institutos federais e pelo Sistema S (Sesc, Senat, Senai, Senac e outros).

Sobre o Pronatec

Em geral, são oferecidos pelo Pronatec dois tipos de formação: cursos técnicos de maior duração, que variam de um ano e meio a dois anos, e cursos de qualificação profissional de curta duração, que vão de dois a três meses até seis meses. De 2011 a 2015, o programa teve mais de 9 milhões de matrículas. Além da meta de ter 2 milhões de inscritos em 2016, a nova fase do Pronatec, lançada hoje, terá 372 mil vagas para estudantes do EJA, pessoas com mais de 18 anos que não terminaram o ensino fundamental ou o médio.

Audiência

Nesta sexta-feira, 11 de março, a Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal Profissional, Científica e Tecnológica e os demais reitores da Rede serão recebidos pela presidente Dilma Rousseff para uma reunião. O reitor do IFG participará do encontro.

Blog do Planalto/Diretoria de Comunicação Social do IFG/Fotos: Conif