Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeites

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Realizadas as aulas inaugurais dos cursos de especialização e formação pedagógica
Início do conteúdo da página
Cursos EAD

Realizadas as aulas inaugurais dos cursos de especialização e formação pedagógica

Os cursos na modalidade EAD são voltados à área da docência e da formação pedagógica

Os coordenadores Frederico Nogueira e Wellington Cardoso falam sobre a UAB na aula inaugural  do curso de Formação Pedagógica
Os coordenadores Frederico Nogueira e Wellington Cardoso falam sobre a UAB na aula inaugural do curso de Formação Pedagógica

 

Nesta segunda-feira, 29, foram realizadas as aulas inaugurais do curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica e do curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados. Os cursos são resultados de uma parceria entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Aberta do Brasil (Sistema UAB/ CAPES).

As aulas inaugurais dos cursos UAB/IFG foram realizadas no laboratório de EAD do Câmpus Goiânia Oeste e transmitidas via webconferência para os discentes. Delas participaram presencialmente o diretor da EAD do IFG, professor Júlio César dos Santos; a coordenadora pedagógica da EAD, professora Helen Betaneo; o coordenador-geral da UAB no IFG, professor Wellington Cardoso de Oliveira; o coordenador adjunto da UAB, professor Frederico Nogueira; o coordenador do curso de especialização, professor Benjamim Vilela; a professora formadora da disciplina Fundamentos e Práticas na EAD, Viviane Bessa; e a coordenadora do curso de Formação Pedagógica, professora Mônica Graziella.

 

Importância da formação de professores

O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, a pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon, e o pró-reitor de Pesquisa e Graduação, Écio Naves, não puderam participar das aulas inaugurais, mas falaram a respeito dos cursos e de sua importância para a Instituição e desejaram aos alunos um excelente curso.

O professor Jerônimo chamou atenção para o fato de que as ofertas desses cursos dentro do IFG são fundamentais para auxiliar na formação dos professores tanto no âmbito acadêmico, quanto no social. Além disso, como salientou o reitor, “essa oferta permite que a Instituição cumpra a função legal de propiciar cursos de formação de professores à comunidade interna e externa do IFG, algo que é essencial para os institutos federais”.

A pró-reitora de Ensino, Oneida Irigon, nesse sentido, ressaltou que "a oferta desses cursos pelo IFG vem para somar na formação pedagógica e continuada de inúmeros cidadãos". E isso, segundo a docente, é de extrema importância para o IFG e seu papel social como Instituição. “Trata-se do cumprimento de uma função social no âmbito da formação dos docentes, um elemento fundamental para nossa Instituição”, destacou a pró-reitora.

Para o diretor de EAD do IFG, Júlio César dos Santos, “nossa Instituição, com a oferta desses cursos, apresenta à sociedade alternativas para atender as demandas pedagógicas da comunidade acadêmica interna e externa”. Nesse sentido, “esses cursos surgem dentro do IFG para preencher um espaço social importante e também para atender a uma adequação legal de oferta cursos de formação docente no âmbito dos institutos federais”, explicou o diretor.

Professor Júlio César dos Santos, diretor da EAD no IFG, durante a aula inaugural do curso de Formação pedagógica para graduados não licenciados

 

As aulas inaugurais foram realizadas no período da manhã. No curso de Especialização Lato Sensu em Docência na Educação Profissional Técnica e Tecnológica, há 200 alunos matriculados. E no curso de Formação Pedagógica para Graduados não Licenciados, são 300 discentes. Para o diretor da EAD, esse primeiro momento de contato com os alunos foi bastante importante e produtivo. “Houve uma participação muito expressiva dos discentes, o que nos deixa muito felizes”, ressaltou Júlio César.

 

Sistema UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) foi instituído pelo Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país”. Além de fomentar a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior e apoiar pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação, o Sistema incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de educação a distância em localidades estratégicas. No IFG, são oferecidos cursos em 8 polos: Aparecida de Goiânia; Catalão; Formosa; Goiânia Oeste; Inhumas; Jataí; Luziânia; e Senador Canedo.

Saiba mais sobre os cursos EAD do IFG aqui.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Notícias (Servidor)

Fim do conteúdo da página