Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Institutos Federais se encontram para troca de experiências na EaD
Início do conteúdo da página
EAD

Institutos Federais se encontram para troca de experiências na EaD

Servidores da equipe da Diretoria de Educação à Distância do IFG participaram do evento

Servidores da Diretoria de Educação à Distância do IFG participaram do encontro
Servidores da Diretoria de Educação à Distância do IFG participaram do encontro

 

O Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de São Paulo, localizado no Câmpus São Miguel Paulista, recebeu as equipes de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No encontro, as instituições trocaram experiências e discutiram possíveis parcerias para novos projetos na área de Educação a Distância.

A reunião contou com a presença de Mateus Oliveira, da Gerência de Serviços para Educação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o intuito de acompanhar o trabalho dos Institutos Federais e prospectar novas soluções e melhorias com relação à oferta de EaD no que concerne à infraestrutura e serviços oferecidos pela RNP para a Rede Federal.

Os Institutos Federais participaram do evento Moodlemoot, conferência dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle, realizada nos dias 25 e 26 de abril, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Centro de Referência em Educação a Distância do IFSP participou do evento com a palestra "10 anos de Moodle na EaD do IFSP: avanços, desafios e perspectivas", apresentada pelo diretor do DED-CEAD, Paulo José Evaristo da Silva, e pelo coordenador de EaD do Câmpus São Paulo, Osvaldo Canato Jr., com a colaboração de Mateus Oliveira, que apresentou os serviços da RNP para a educação e o caso de sucesso de integração da conferência web MConf com o ambiente Moodle do IFSP.

A professora Júlia Marques Carvalho da Silva (IFRS) ministrou a palestra “MOOCs, NOOCs, gamificação, personalização: é possível via Moodle?”, trazendo a sua experiência no IFRS, onde, atualmente, possui mais de 100 mil alunos matriculados em cursos MOOCs (Massive Open Online Course) e NOOCs (Nano Open Online Courses), sendo estes últimos, segundo ela, os que têm apresentado melhores resultados de conclusão e satisfação dos cursistas.

Julia desmistifica o uso do Moodle para a oferta desse modelo de ensino, demonstrando que a plataforma possui todas as funcionalidades necessárias, além de possibilidades de gamificação e personalização dos cursos.

O encontro das equipes de EaD dos IFs, realizado no último dia 24 de abril, e a participação na edição de 2019 do Moodlemoot trouxeram grandes avanços em termos de soluções tecnológicas educacionais e o estabelecimento de possíveis acordos de cooperação entre as instituições participantes.

 

 

Texto e fotografia: Comunicação IFSP

Fim do conteúdo da página