Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Institutos Federais se encontram para troca de experiências na EaD
EAD

Institutos Federais se encontram para troca de experiências na EaD

Servidores da equipe da Diretoria de Educação à Distância do IFG participaram do evento

Servidores da Diretoria de Educação à Distância do IFG participaram do encontro

O Centro de Referência em Educação a Distância do Instituto Federal de São Paulo, localizado no Câmpus São Miguel Paulista, recebeu as equipes de Educação a Distância (EaD) do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). No encontro, as instituições trocaram experiências e discutiram possíveis parcerias para novos projetos na área de Educação a Distância.

A reunião contou com a presença de Mateus Oliveira, da Gerência de Serviços para Educação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), com o intuito de acompanhar o trabalho dos Institutos Federais e prospectar novas soluções e melhorias com relação à oferta de EaD no que concerne à infraestrutura e serviços oferecidos pela RNP para a Rede Federal.

Os Institutos Federais participaram do evento Moodlemoot, conferência dedicada aos usuários, desenvolvedores e administradores do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle, realizada nos dias 25 e 26 de abril, na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O Centro de Referência em Educação a Distância do IFSP participou do evento com a palestra "10 anos de Moodle na EaD do IFSP: avanços, desafios e perspectivas", apresentada pelo diretor do DED-CEAD, Paulo José Evaristo da Silva, e pelo coordenador de EaD do Câmpus São Paulo, Osvaldo Canato Jr., com a colaboração de Mateus Oliveira, que apresentou os serviços da RNP para a educação e o caso de sucesso de integração da conferência web MConf com o ambiente Moodle do IFSP.

A professora Júlia Marques Carvalho da Silva (IFRS) ministrou a palestra “MOOCs, NOOCs, gamificação, personalização: é possível via Moodle?”, trazendo a sua experiência no IFRS, onde, atualmente, possui mais de 100 mil alunos matriculados em cursos MOOCs (Massive Open Online Course) e NOOCs (Nano Open Online Courses), sendo estes últimos, segundo ela, os que têm apresentado melhores resultados de conclusão e satisfação dos cursistas.

Julia desmistifica o uso do Moodle para a oferta desse modelo de ensino, demonstrando que a plataforma possui todas as funcionalidades necessárias, além de possibilidades de gamificação e personalização dos cursos.

O encontro das equipes de EaD dos IFs, realizado no último dia 24 de abril, e a participação na edição de 2019 do Moodlemoot trouxeram grandes avanços em termos de soluções tecnológicas educacionais e o estabelecimento de possíveis acordos de cooperação entre as instituições participantes.

Texto e fotografia: Comunicação IFSP