Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > “Se eu pudesse, eu escreveria uma nova história da minha vida”, relata estudante do curso de Eletricista Predial para egressos prisionais
Extensão

No sábado, 9h30, no Câmpus Goiânia Oeste, 28 formandos receberão certificado do IFG

Turma de 28 alunos recebe formação inicial e continuada em Eletricista Predial

Egresso do sistema prisional, mais especificamente, ex-preso, como alguns deles se intitulam. Isso às vezes incomoda as pessoas, ou por terem receio, ou pelo preconceito, ou por desacreditarem que essas pessoas possam passar pela transformação social e reinserção na sociedade. É essa transformação que o IFG narrará aqui hoje. A equipe de comunicação social da Reitoria foi até a sala de aula desses alunos, onde eles passaram seis meses adquirindo conhecimento e retomando sua condição de cidadão. Na perspectiva de escrever novamente sua história, os alunos selecionados puderam melhorar aspectos emocionais, retomar a vida e ter a oportunidade de fazer diferente, ao serem acolhidos por uma instituição pública. O fato é que essas pessoas, nesses momentos, foram ouvidas e reconhecidas.

São essas histórias que dão sentido ao trabalho e ao papel social que os Institutos Federais devem cumprir. Essa é a resposta que o Instituto espera poder dar às pessoas, uma resposta que os participantes buscaram ao ingressar como estudantes no IFG. São histórias para além da superação, mas de ser alguém, que um dia se perdeu na vida e que a Instituição entrega à sociedade hoje, com formação profissional e novas possibilidades. Essas três histórias são do Anderson, do Alan e do Wesley.

Acesse para ler a reportagem completa, conhecer um pouco mais da vida dessas pessoas e a importância do projeto Alvorada no papel de ressocialização dos egressos do sistema prisional.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria