Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Novos espaços, novas ferramentas. Vem aí o “Outubro da Ciência e Tecnologia no IFG”
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Novos espaços, novas ferramentas. Vem aí o “Outubro da Ciência e Tecnologia no IFG”

Iniciativa da Proppg acompanha ação que envolve atividades em instituições de todo País, com programação nesta sexta-feira

Mês da Ciência e Tecnologia no IFG. Aguarde!
Mês da Ciência e Tecnologia no IFG. Aguarde!

Este não é um mês qualquer para a ciência brasileira, a pesquisa, a inovação e a tecnologia. É época em que instituições e institutos públicos de pesquisa do Brasil se dedicam com afinco ao debate, à discussão, apresentação de propostas, produções e análises do vasto campo científico no país. O Instituto Federal de Goiás (IFG) como uma instituição pública federal que articula ensino, pesquisa e extensão também tem uma programação especial preparada para este mês de outubro, com novidades nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.

A previsão é durante o “Outubro da Ciência e Tecnologia no IFG” ocorra a inauguração de novos espaços virtuais e futuramente físicos que vão integrar a pesquisa institucional, mostrar a produção científica, conectar pesquisadores, o IFG e as comunidades, além de estimular a inovação. A ideia é a cooperação entre áreas, núcleos, grupos de pesquisa reunidos em um só local e com acesso público à comunidade externa. Não estarão em evidência apenas os produtores das pesquisas, mas as investigações científicas, as temáticas, as áreas de maior atuação do IFG na pesquisa regional e brasileira. Além disso, será aberto um canal para parcerias externas para a realização de projetos. Essa primeira ação, o lançamento da Plataforma IFG Produz, está prevista para ocorrer no dia 20 de outubro.

Na linha editorial também está prevista na programação uma atividade que vai levar ao público produções de estudantes oriundas dos programas institucionais de incentivo à pesquisa no ensino médio e na graduação. A publicação já existe, mas terá sua nova edição apresentada, com a finalidade de repercutir o que foi investigado ao longo de um ano, com destaque para a publicação dos trabalhos selecionados por um Comitê Científico. Será o lançamento do livro Em.Formação: Cadernos de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG, com data marcada para 27 de outubro.

Há ainda a previsão de lançamento de espaços físicos, que serão referências em pesquisa e inovação em Goiás e no Centro-Oeste do país, localizados em Goiânia. Em razão da pandemia, os espaços não terão evento de inauguração oficial, nesse momento, mas planeja-se realizar algo nesse sentido no próximo ano. No local estão sendo implantados salas, laboratórios, maquinário e equipamentos destinados ao desenvolvimento de pesquisas em diferentes eixos do conhecimento: cultura, memória e patrimônio, desenvolvimento econômico e social, design, imagem e recursos educacionais, estudos ambientais, materiais e energia e design factory (prototipagem). O Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG, CiteLab, será lançado à comunidade também em outubro, mas ainda com data a ser confirmada.

A programação desta ação no mês de Outubro será articulada pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), com posterior divulgação e descrição das atividades, datas e horários. Algumas delas contarão com transmissões ao vivo e serão divulgadas ao longo do mês no portal do IFG e nas redes sociais. Todas as ações serão realizadas online, com transmissão exclusivamente ao vivo (após o encerramento dos eventos, os links não estarão mais disponíveis), e poderão ser acompanhadas pelas comunidades acadêmica e externa que tenham interesse nas temáticas. Nos câmpus, as tradicionais Semanas de Ciência e Tecnologia, que eram realizadas também em outubro, foram transferidas para dezembro, devido à retomada do calendário acadêmico há pouco mais de um mês. 

 

Programação nacional

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) preparou uma série de atividades durante todo o mês de outubro. A programação inicia-se nesta sexta-feira, 1, às 9 horas, com a cerimônia de entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica ao jornalista científico Carlos Henrique Fioravanti, que foi escolhido como vencedor da 40ª edição do prêmio. Logo mais, às 10 horas, será realizada a palestra Iniciação Científica: a eterna fronteira da Ciência. Ao longo do dia serão várias atividades de popularização da ciência. As atividades serão transmitidas ao vivo pelo YouTube do Ministério: https://www.youtube.com/mctic.

Com base nos dezesseis anos de popularização da ciência, o Ministério concentrará atividades ao longo do mês, em uma ação articulada nacionalmente. A comemoração coincide, inclusive, com festividades do calendário brasileiro relacionadas às crianças (12 de outubro), aos professores (15 de outubro), ao Dia Nacional da Inovação (19 de outubro, Lei nº 12.193/2010) e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), a ser realizada de 17 a 23 de outubro em sua 17ª edição.

Acesse a programação nacional: https://snct.mcti.gov.br/

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria

Notícias (Servidor)

Fim do conteúdo da página