Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Alunos atendidos por equipe do IBC recebem prescrições de óculos e outros recursos especiais
Início do conteúdo da página
ENXERGA IF

Alunos atendidos por equipe do IBC recebem prescrições de óculos e outros recursos especiais

Resultado da parte de atendimento da parceria entre o IFG e o IBC foi apresentado na manhã desta quarta-feira. Projeto segue com capacitação de servidores

Parceria entre o IFG e o IBC é oficializada com a assinatura do acordo e do plano de trabalho do Projeto Enxerga IF
Parceria entre o IFG e o IBC é oficializada com a assinatura do acordo e do plano de trabalho do Projeto Enxerga IF

A maioria dos estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) que apresenta algum problema de visão e foi atendida por médicos especialistas do Instituto Benjamin Constant (IBC) teve o diagnóstico do problema e recebeu prescrição de óculos e/ou outros recursos especiais, como telescópio, lupa e videomagnificação (ampliação das imagens e texto com projeção em tela).  "Estaremos atentos aos resultados e vamos atuar para garantir a continuidade do atendimento", afirmou o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva. 

Os resultados das consultas dos alunos do IFG foram apresentados na manhã desta quarta-feira, pelo médico Rogério Neurauter, em encontro que reuniu parte das equipes do IBC e do IFG, envolvidas no Projeto Enxerga IF. Os alunos foram atendidos na segunda e terça-feira, no Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof), que disponibilizou suas instalações e equipamentos para a realização dessa etapa do projeto. "O número de atendimentos foi relativamente pequeno (18 pacientes), mas, como estamos tratando de um projeto-piloto, essa semente poderá frutificar para trazer melhores condições de vida aos alunos com baixa visão", afirmou Rogério.

O encontro serviu também para a oficialização, com assinatura do acordo e do plano de trabalho, da parceria entre o IFG e IBC, que é a primeira a ser celebrada dentro do Projeto Enxerga IF, para atendimento de alunos com baixa visão e para a capacitação de servidores para o acolhimento e a assistência a esse público em todos os Institutos Federais. O IFG está executando o projeto-piloto, que deve ser estendido a toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Pelo Projeto Enxerga IF, o IBC encarrega-se da avaliação médica dos estudantes com baixa visão e também da capacitação de professores e técnicos administrativos para o atendimento a esse público específico. As instituições de ensino parceiras devem fazer a triagem prévia dos estudantes com problemas de visão e dar o suporte para o atendimento. Devem também selecionar os seus servidores que vão participar da formação. 

Na reunião desta quarta-feira, o reitor do IFG agradeceu mais uma vez ao presidente do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo, e à equipe que se deslocou do Rio de Janeiro até Goiânia, composta por médicos oftalmologistas e por médicos residentes em oftalmologia. Segundo ele, a parceria deve ter continuidade, e o objetivo é, de fato, estendê-la a toda Rede Federal.  "Vamos lutar para isso", disse. 

Presidente do IBC, João Ricardo Melo Figueiredo; reitor do IFG, professor Jerônimo; e pró-reitora de Ensino e reitora eleita, professora Oneida Irigon

O presidente do IBC disse estar muito feliz com o trabalho que foi realizado. "O IBC é uma referência brasileira e tem contribuído para a inclusão de pessoas com deficiência visual na sociedade. E essa inclusão tem de ser efetiva, o que exige atendimento eficaz, por parte das escolas, a esse público", afirmou. 

Tanto o reitor do IFG quanto o presidente do IBC falaram também da proposta de incluir o IBC na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O IBC é um órgão do Ministério da Educação, referência nacional na deficiência visual, com atuação desde a educação básica até a pós-graduação. "Temos muitas semelhanças", afirmou João Ricardo. 

A pró-reitora de Ensino do IFG, professora Oneida Irigon, reitora eleita, também participou da reunião e reafirmou o compromisso da Instituição com a educação inclusiva. Ela elogiou o projeto por sua dupla abordagem: a busca da qualidade de vida do estudante com baixa visão e a qualificação de servidores para o atendimento a esse público. "Estamos tratando da saúde e da educação, ambas fundamentais para os indivíduos e para a sociedade", resumiu. 

A capacitação para servidores, prevista na parceria do IFG com o IBC, será realizada nesta quinta-feira, 26, e dia 31. Serão ministradas pela equipe do IBC oficinas no formato on-line.  

 

Saiba mais sobre a baixa visão. http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/693-um-universo-entre-outros-dois

Orientações gerais a pais e professores. http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/695-orientacoes-para-pais-e-professores

 

 Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. 

 

Fim do conteúdo da página