Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > Servidores efetivos podem submeter projetos de pesquisa e inovação

Servidores efetivos podem submeter projetos de pesquisa e inovação

Submissões de projetos vinculados ao Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa podem ser feitas até o dia 17 de fevereiro, via SUAP.

Seleção vinculada ao Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa visa estruturar os eixos de pesquisa do Citelab IFG

O Instituto Federal de Goiás, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicou nesta segunda-feira, 26 de dezembro, edital para selecionar projetos de pesquisa e inovação vinculados ao Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PROAPP). Servidores efetivos do IFG que tenham currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq podem participar da seleção. Os interessados podem submeter projetos até o dia 17 de fevereiro, por meio do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP).

Segundo o edital, o objetivo da seleção é viabilizar a estruturação das coordenações dos eixos de pesquisa do Centro de Referência em Pesquisa e Inovação (CiteLab), com apoio financeiro às atividades de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por meio de seleção de projetos de pesquisa e inovação.

Além de estruturar os eixos de pesquisa e inovação do Citelab, a chamada pública visa fortalecer as ações de pesquisa, ensino, extensão e inovação, por meio de ações sistematizadas nos câmpus e na reitoria, e estimular iniciativas inovadoras e a formação e consolidação de grupos de estudos e pesquisa no IFG, com vistas à geração de produtos e/ou processos inovadores que resultem em propriedade intelectual e ampliação da produção acadêmico-científico-cultural na Instituição.

Inscrições

As propostas dos interessados devem ser apresentadas pelo pesquisador-coordenador sob a forma de projeto de pesquisa (ver anexo I do edital) e precisam ser encaminhadas via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP - Módulo Pesquisa). Além do projeto, é preciso também apresentar os indicadores de produtividade do pesquisador.

Podem participar da seleção servidores efetivos do IFG que tenham currículo cadastrado e atualizado na Plataforma Lattes do CNPq; que não estejam afastados ou de licença, remunerada ou para interesse particular; e que não se encontrem inadimplentes e/ou com pendências com os programas institucionais geridos pelo IFG. O edital ressalta também que os candidatos precisam ser, preferencialmente, membros de núcleo de pesquisa ativo no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq e certificado pelo Instituto Federal de Goiás.

A chamada pública terá validade de 12 meses após a implantação das propostas. Os pesquisadores não contemplados na primeira chamada constituirão lista de espera e poderão ser contemplados em caso de desistência, desclassificação ou ampliação dos recursos financeiros do edital.

Ao todo, serão destinados recursos orçamentários de noventa mil reais para o edital. Cada coordenador poderá submeter projeto com propostas de até quatro mil e duzentos reais para custeio. Segundo o edital, os recursos deverão estar previstos no planejamento institucional e ter a disponibilidade orçamentária informada pela Pró-Reitoria de Administração do IFG.

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.