IFG conclui processo de implantação de sistema de gestão acadêmica
SUAP-Ensino está presente em todos os câmpus e permite que os usuários tenham mais agilidade na gestão de dados acadêmicos

O Instituto Federal de Goiás (IFG) concluiu o processo de implantação do novo sistema de gestão acadêmica: o módulo SUAP-Ensino. Depois de realizar treinamentos para os servidores diretamente envolvidos nos registros acadêmicos, todos os 14 câmpus da Instituição vão utilizar o novo sistema neste ano letivo. O sistema substituiu o Q-Acadêmico, que era responsável pelo controle e registro acadêmico do IFG.
De acordo com o diretor de Gestão Acadêmica da Instituição, professor Vinicius Sousa Ferreira, “a implantação do Suap-Ensino ocorreu de forma gradual, devido à complexidade de preparo do sistema e treinamento dos servidores dos câmpus. Ela foi iniciada em agosto de 2023, com a utilização do novo sistema para a gestão acadêmica de cursos ministrados a distância, e foi finalizada agora em 2025, sendo implantado em todos câmpus do IFG.”
O processo de implantação foi coordenado pelas diretorias de Gestão Acadêmica e de Tecnologia da Informação juntamente com uma comissão instituída pela Portaria 1712/2023. O módulo SUAP-Ensino, que já é amplamente utilizado pela Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, permite que os usuários tenham mais autonomia e agilidade na gestão de dados acadêmicos.
Mudanças
O módulo SUAP-Ensino é uma alternativa viável e segura para a gestão acadêmica e envolve atividades realizadas por professores e estudantes, como preenchimento de diário de classe, matrícula, rematrícula, frequência, cursos, emissão de notas, relatórios e documentos, entre outras atividades inerentes ao ambiente escolar.
Segundo o diretor da DGA, “o SUAP-Ensino promoveu mudanças como gestão dos planos de ensino, emissão de documentos autenticados pelos alunos, todos os diplomas serão emitidos no formato digital, integração de dados de Ensino, Pesquisa e Extensão além de possibilitar mais celeridade dos procedimentos acadêmicos. As mudanças atingem toda a comunidade acadêmica, dos gestores dos dados aos docentes e alunos”.
Como destaca Vinícius, “mesmo com o novo sistema em operação em todas as unidades do IFG, os servidores e alunos terão acesso ao Q-acadêmico para consultas”.
Para mais informações sobre o SUAP-Ensino, acesse: https://www.ifg.edu.br/suap-edu
Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.