Você está aqui: Página inicial > Servidor > IFG > Últimas notícias > IFG e Universidade Linnaeus, da Suécia, assinam protocolo de intenções
PARCERIA INTERNACIONAL

IFG e Universidade Linnaeus, da Suécia, assinam protocolo de intenções

Iniciativa foi motivada por aluno do IFG - Câmpus Goiânia, que participou do Programa Ciências sem Fronteiras

Alunos do Câmpus Goiânia puderam conhecer as oportunidades oferecidas pela instituição sueca

O Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Faculdade de Tecnologia da Universidade Linnaeus da Suécia fecharam protocolo de intenções para intercâmbio acadêmico e cooperação entre as instituições. O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues, recebeu a diretora de Relações Internacionais da Universidade de Linnaeus, Elena Vinci Hytter, para assinatura do documento, durante solenidade realizada na manhã desta segunda-feira, 2 de outubro, no IFG - Câmpus Goiânia.

Com o acordo, as instituições de ensino reconhecem o interesse mútuo no campo da educação e pesquisa, aumentando a cooperação internacional, tendo em vista os benefícios que podem advir com a interação educacional, pelo intercâmbio cultural, pesquisa cooperativa e outras formas de colaborações acadêmicas.

O documento estabelece cooperação para pesquisa colaborativa e possível troca de trabalhos acadêmicos; intercâmbio de alunos, docentes e servidores administrativos; troca de publicações acadêmicas ou outras informações; cooperação em projetos acadêmicos para áreas específicas de desenvolvimento; dentre outras formas de contribuições.

Por ele, qualquer programa específico estará sujeito ao consentimento mútuo, disponibilidade de fundos e aprovação das partes. O acordo tem validade de três anos, podendo ser prorrogado por mais dois.

Iniciativa

O protocolo de intenções foi motivado pela atuação do estudante Judas Tadeu dos Santos, do curso de Engenharia Mecânica do IFG- Câmpus Goiânia, que participou do Programa Ciências sem Fronteiras, na instituição sueca. Segundo Elena, o interesse por aprofundar as relações com o IFG veio pelo incentivo do aluno. “É por causa dele que estamos aqui hoje”, completou a diretora.

Tadeu cursou alguns componentes curriculares na Universidade de Linnaeus entre 2015 e 2016. Ao participar de pesquisa envolvendo conteúdo de Subestruturação, o estudante despertou o interesse em expandir a chance para os demais colegas do IFG. “Se eu tive essa oportunidade, outras pessoas também poderiam ter. Acho que o resultado que esperam do (programa) Ciências sem Fronteiras seria isso: aumentar essa rede de conhecimentos”, comenta o aluno.

Visita ao Câmpus Goiânia

Elena veio conhecer o IFG – Câmpus Goiânia, incluindo sua estrutura, cursos ofertados e projetos desenvolvidos por alunos e docentes da unidade. A apresentação ficou por conta do coordenador do curso de Engenharia Mecânica do câmpus, professor Vinícius Carvalhaes. Ele contou um breve histórico do IFG, suas unidades em Goiás, e falou sobre os cursos ofertados pelo Instituto, principalmente as oportunidades disponíveis no Câmpus Goiânia.

Coordenador de Engenharia Mecânica, Vinícius Carvalhaes, apresentou breve histórico do IFG à representante da Universidade de Linnaeus

Na ocasião, também estavam presentes o diretor-geral do Câmpus Goiânia, Alexandre Silva Duarte, a coordenadora de Relações Internacionais do IFG, professora Suelene Vaz, o chefe de Departamento de Áreas Acadêmicas IV do câmpus, Hipólito Barbosa, os coordenadores Samir Youssif (Engenharia Elétrica), Mirian Cristiane Alves (Sistemas de Informações), Paulo Rosa Mota (cursos técnicos em Mecânica), Sérgio Botelho (Gerência de Pesquisa e Extensão), além da servidora Ingrid Klein, da Coordenação de Relações Internacionais, e do professor Écio Naves Duarte, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Em seguida, Elena Vinci teve um momento com estudantes do curso dos cursos de Engenharia do Departamento Acadêmico IV do câmpus. Ela apresentou um pouco do que é ofertado pela Faculdade de Tecnologia da Universidade de Linnaeus. São 45 cursos nas áreas de Matemática, Engenharias, Sistemas de Informação, entre outros. Para conhecer mais sobre a instituição, acesse o site: https://lnu.se/en/

A visita ao Câmpus Goiânia terminará apenas no final do dia. À tarde, a diretora de Relações Internacionais da Universidade de Linnaeus terá um encontro com professores pesquisadores das Engenharias e de outras áreas da unidade, quando farão encaminhamentos e proposições de ações a serem desenvolvidas.

Coordenação de Comunicação do Câmpus Goiânia.