SUAP - Plano de Trabalho Docente
Sobre
O Módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP é o sistema de informação desenvolvido para a gestão da entrega, da avaliação, da homologação e da publicização do plano individual de trabalho docente, bem como do relatório individual das atividades docentes no âmbito do Instituto Federal de Goiás. A implantação desta solução tem como principais objetivos a melhoria no planejamento das atividades pelo docente e a padronização do processo para entrega e gestão do plano de trabalho e relatório docente.
Justificativa
A implantação do Módulo SUAP - Plano de Trabalho Docente está alinhada com os objetivos organizacionais e o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) do IFG, se relacionando com os seguintes objetivos da dimensão Instituição e Sociedade:
- Objetivo 8: Melhorar continuamente o atendimento prestado à comunidade do IFG;
- Objetivo 9: Desenvolver, implantar e manter os sistemas de apoio à realização da estratégia organizacional;
- Objetivo 10: Melhorar a comunicação, a transparência e as informações gerenciais dos projetos, serviços e sistemas de TI.
Principais Benefícios
São diversos os benefícios econômicos, sociais e ambientais, podemos destacar:
- Redução de custos financeiros (papel, consumíveis e impressão);
- Redução do custo ambiental associado ao uso do papel;
- Redução de custos operacionais relacionados à entrega e ao armazenamento dos planos e relatórios;
- Redução do tempo gasto para preenchimento dos planos e relatórios;
- Melhoria no planejamento das atividades pelo docente;
- Facilidade para acompanhamento das atividades docentes pelas coordenações e departamento;
- Eliminação de perdas, extravios e destruições indevidas de documentos;
- Publicização das atividades realizadas pelos docentes o que promove a transparência ativa, garantindo aos cidadãos o direito de acesso à informação, conforme determina a Lei n° 12.527, de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso a Informações);
- Facilitar a gestão e a possibilidade de melhoria dos processos;
- Atendimento à legislação.
Cronograma
Cronograma de implantação
Data prevista | Tarefas | Status |
03/12/2021 | Solicitar indicação dos multiplicadores/Comissão Local junto aos Câmpus; Envio dos nomes até 20/12/2021. | Concluído |
08/12/2021 | Participar da reunião do CODIR para informar sobre o projeto. | Concluído |
17/12/2021 | Finalizar customizações, testes e validação do sistema. | Concluído |
22/12/2021 | Solicitar publicação de Portaria Normativa. | Concluído |
31/12/2021 | Publicar e divulgação do Regulamento (Portaria Normativa). | Concluído |
31/12/2021 | Solicitar a publicação de Portaria das Comissões Locais/Multiplicadores. | Concluído |
11/01/2022 | Reunião da comissão central com as comissões locais dos Câmpus Cidade de Goiás e Itumbiara. | Concluído |
26/01/2022 | Reunião da comissão central com as comissões locais dos Câmpus Águas Lindas, Anápolis, Inhumas e Senador Canedo. | Concluído |
10/02/2022 | Reunião da comissão central com as comissões locais dos Câmpus Aparecida de Goiânia, Formosa, Goiânia, Goiânia Oeste, Jataí. Luziânia, Uruaçu e Valparaíso. | Concluído |
31/01/2022 | Disponibilizar módulo em produção e realizar pré-cadastros no sistema (regulamento, atividades) para estar apto para iniciar uso. | Concluído |
A partir de 07/02/2022 | Chefes de Departamentos cadastram períodos de planejamento e acompanhamento para 2022/1. | Concluído |
De acordo com calendário de cada campus |
Chefes de Comissões locais realizam reunião para apresentação do sistema aos docentes na Semana de Planejamento dos Câmpus. | Concluído |
04/04/2022 | Comissão solicita Portaria para criação do Comitê de Gestão do Sistema. | Concluído |
19/04/2022 | Comitê de Gestão do Sistema assume a gestão, suporte e manutenção do sistema. | Concluído |
Documentos
1. Regulamento da jornada de trabalho dos servidores docentes do IFG
Resolução nº 09/2011 - REITORIA/IFG, de 11 de novembro 2011
2. Portaria normativa que institui e regulamenta o sistema
Portaria nº 2093/2021 - REITORIA/IFG, de 28 de dezembro de 2021
3. Designa os membros da comissão de implantação do sistema
Portaria nº 1116/2021 - REITORIA/IFG, de 8 de julho de 2021
4. Atualiza os membros da comissão de implantação do sistema
Portaria nº 2080/2021 - REITORIA/IFG, de 10 de dezembro de 2021
5. Divulga Portaria e convida servidores das comissões locais para reunião
Memorando-Circular nº 7/2021 REITORIA/IFG, de 31 de dezembro de 2021
6. Designa os membros das comissões locais de implantação do sistema
Portaria nº 04/2022 - REITORIA/IFG, de 06 de janeiro de 2022
7. Atualiza a Portaria nº 4/2022, que designa os membros das comissões locais de implantação
Portaria nº 361/2022 - REITORIA/IFG, de 22 de fevereiro de 2022
8. Designa os membros do Comitê de Gestão do Módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP
Portaria nº 1093/2022 - REITORIA/IFG, de 19 de abril de 2022
9. Designa os membros do Comitê de Gestão do Módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP
Portaria nº 1093/2022 - REITORIA/IFG, de 19 de abril de 2022
10. Atualiza a Portaria nº1250/2022
Portaria nº 1622/2022 - REITORIA/IFG, de 24 de junho de 2022
11. Atualiza a Portaria nº1622/2022
Portaria nº 2822 - REITORIA/IFG, de 27 de outubro de 2022
12. Atualiza a Portaria nº 2822/2022
Portaria nº 0515/2023 - REITORIA/IFG, de 08 de março de 2023
13. Orientações gerais
Memorando nº 6/2022 - REITORIA/IFG de 02 de fevereiro de 2022
14. Atividades da Comissão de Implantação
Relatório de conclusão das atividades da Comissão de Implantação
15. Apresentação
Reunião com as comissões locais
16. Apresentação
Central de Serviços para o Plano de Trabalho Docente
17. Exemplos de preenchimento
Orientações para o preenchimento do Plano de Trabalho e do Relatório de Atividades Docente
18. Fluxo principal do sistema
Vídeos tutoriais
Orientações |
A todos os usuários do sistema: |
Aos chefes de departamento: |
Aos docentes: |
Aos avaliadores: |
Perguntas Frequentes
Qual sistema o IFG utilizará para a gestão dos plano de trabalhos e relatórios de atividades docentes?
Será utilizado o módulo Plano de Trabalho Docente do SUAP - https://suap.ifg.edu.br.
Quando o módulo estará em funcionamento?
O módulo SUAP - Plano Trabalho Docente entrará em operação no primeiro semestre de 2022, mais precisamente no dia 31/01/2022. O início da utilização do sistema se dará com o cadastro dos períodos de planejamento e acompanhamento por cada Departamento de Áreas Acadêmicas, permitindo assim a elaboração e entrega do plano de trabalho docente 2022/1.
O Relatório de Atividades Docentes 2021/2 deverá ser entregue via sistema?
Não. O relatório de atividades 2021/2 deverá ser entregue de acordo com o procedimento adotado, até então, por cada departamento acadêmico. Somente a partir do relatório 2022/1 que deverão ser elaborados e entregues via SUAP.
Como será a formação para uso do módulo SUAP - Plano Trabalho Docente?
A formação para uso do sistema se dará através de vídeos tutoriais.
Qual o prazo que os docentes terão para cadastrar o plano de trabalho?
As datas e prazos para entrega, avaliação, correção, avaliação final e homologação dos planos de trabalho e dos relatórios de atividades serão definidos pelos departamentos acadêmicos, de modo que estas definições serão orientadas pelo calendário acadêmico do campus.
Os docentes poderão optar pela entrega dos seus planos de trabalho e relatórios de atividades por meio de e-mail ou impressos?
Não. A Portaria Normativa 2093/2021 - REITORIA/IFG institui e regulamenta a utilização do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP) – Módulo Plano de Trabalho Docente como sistema oficial de gestão dos planos individuais de trabalho e relatórios de atividades docentes no âmbito do IFG. Portanto, a partir do plano de trabalho e posterior relatório de atividades, ambos 2022/1, deverão ser elaborados e entregues via sistema.
O docente poderá editar as informações do plano de trabalho/relatório de atividades após a conclusão do documento?
Sim. Desde que o período definido para a entrega dos planos e relatórios estejam em vigência.
Como serão constituídas as Comissões Locais de Avaliação dos planos e relatórios individuais de trabalho docente?
É de responsabilidade da Direção Geral do campus indicar os servidores docentes que farão parte das Comissões Locais de Avaliação.
Quais funcionalidades o sistema possui? Há melhorias previstas para serem lançadas este ano?
Para início da utilização, o sistema contemplará as funcionalidades de gestão da entrega, avaliação, correção, avaliação final e homologação dos planos e relatórios individuais de trabalho docente. Porém, a Diretoria de TI atuará na evolução deste sistema durante o ano de 2022 para, dentre outras funcionalidades, permitir a importação das atividades de um plano anterior, bem como ampliar a integração de informações com demais sistemas do IFG.
É possível cadastrar atividades acima do limite da pontuação exigida no regulamento da jornada de trabalho dos servidores docentes?
Sim. O sistema concede o registro de todas as atividades desenvolvidas pelo docente, de modo que será computada a pontuação até o limite estabelecido no regulamento.
Ao adicionar um novo registro posso cadastrar simultaneamente todas as atividades planejadas?
Não. Recomenda-se adicionar um novo registro para cada atividade planejada.
Docentes que estão afastados para capacitação stricto sensu, precisam elaborar o plano de trabalho docente e relatório de atividades por este novo sistema?
Não. Docentes afastados para capacitação stricto sensu deverão elaborar e entregar os relatórios de acordo com as orientações da Diretoria de Pós-Graduação/PROPPG, sendo utilizado outro módulo do SUAP específico para este processo. Link do sistema específico: https://suap.ifg.edu.br/admin/afastamentos/afastamento/?tab=tab_andamento
Caso algum docente entre em exercício no meio do período letivo, é possível o mesmo criar seu plano de trabalho para o período corrente?
Sim. O Departamento de Áreas Acadêmicas poderá criar, a qualquer momento, o plano de trabalho em branco e marcar o mesmo para entregar fora do período estipulado nos prazos de entrega. Assim o docente que entrou no meio do período poderá elaborar e entregar seu plano de trabalho.
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