Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes da agronomia participam de Congresso Brasileiro de Agroecologia na cidade de Aracaju
Início do conteúdo da página
Agronomia

Estudantes da agronomia participam de Congresso Brasileiro de Agroecologia na cidade de Aracaju

Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 09h25 | Última atualização em Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 09h43

Jason Carvalho apresentou trabalho sobre projeto desenvolvido no câmpus

imagem sem descrição.

Os estudantes Jason Carvalho e Marivânia Pereira participaram no início do mês, 04 a 07 de novembro, do XI Congresso Brasileiro de Agroecologia que foi realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS) – câmpus São Cristovão, localizado na cidade de Aracaju. “Matéria orgânica aumenta a fertilidade do solo em diferentes manejos em áreas de assentamentos rurais no cerrado goiano” foi o título apresentado por Jason dentro do eixo temático manejo de agroecossistemas de base ecológica. O trabalho é fruto de um projeto de iniciação científica realizado no IFG em que o estudante participa e tem como orientador o biólogo Carlos de Melo.

A matéria orgânica aproveitada para melhorar a fertilidade do solo é proveniente do resíduo gerado pela poda das árvores da cidade, segundo Jason, esse aspecto gerou grande interesse dos outros participantes que quiseram se informar melhor do processo com o intuito de reproduzir as ações. “A apresentação foi em formato de roda de conversa, nós pudemos trocar experiências, falar de nossas realidades e como o processo de aproveitamento de resíduos urbanos gera um impacto muito grande isso provocou grande interesse dos outros participantes”, explica o estudante.

Outro ponto importante ressaltado por Jason é o fato do envolvimento do projeto com a comunidade dos agricultores familiares do município, o que ele considera um grande diferencial do curso oferecido pelo IFG. “Nós vemos muito pouco projetos que envolvem de fato a comunidade local, aqui como o curso é voltado para nós que fazemos parte da agricultura familiar, que estamos em busca do conhecimento para levar de volta para o campo, isso facilita muito a aproximação, porque historicamente esse espaço da academia não foi feito pra nós, é uma conquista que ainda temos que trilhar”.

Para Marivânia Pereira o momento mais marcante do evento foi o contato direto com uma comunidade de mulheres marisqueiras que estão sofrendo com a contaminação do óleo que poluiu várias praias do nordeste. “Foi muito marcante ver o impacto direto na atividade realizada por elas, comparar o relato, e a experiência com o que está sendo veiculado na mídia. Constatar que a prioridade do poder público é a limpeza das áreas turísticas e não o mangue”, explica.

Os estudantes fizeram a viagem para a cidade de Aracaju junto com uma caravana que saiu de Brasília com outros estudantes do Instituto Federal de Brasília (IFB). O trajeto até chegar ao evento já foi uma oportunidade de aprendizado. “Foi muito legal o contato com outros estudantes, nós conversamos e trocamos muitas ideias”. Jason e Marivânia também fizeram questão de enfatizar que a participação no Congresso só foi viabilizada devido ao apoio que receberam de alguns professores e técnicos administrativos do câmpus que contribuíram financeiramente para as despesas de viagem, hospedagem e alimentação.

 

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás

 

Fim do conteúdo da página