Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > II Mostra Clandestina começa nessa semana
Início do conteúdo da página
Cinema

II Mostra Clandestina começa nessa semana

Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2019, 09h57 | Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 08h17

Os filmes serão exibidos no Cine Teatro São Joaquim de 27 a 29 de novembro

A II Mostra Clandestina será realizada a partir de quarta-feira, dia 27, no Cine Teatro São Joaquim com a temática da mulher diversa, multifacetada em suas diferentes lutas. O evento é uma realização do coletivo de pesquisa e cineclube clandestinas composto por estudantes do Bacharelado em Cinema e do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo. A mostra incluirá curtas e longas-metragens que retratam o universo feminino em perspectivas diversas como culturas tradicionais, indígena, quilombola, ribeirinha, urbana, preta, mãe, trabalhadora e artista.

Além da exibição dos filmes, haverá mesas de debate com questões relativas ao papel da mulher na atualidade enquanto força de trabalho, diversidade de expressão e símbolo claro de resistência às mais diversas formas de opressão. “Será um momento de abordar não apenas as problemáticas, mas proposições de qual o tipo de cinema e representações queremos realizar”, explica a professora Cristine Ventura, uma das organizadoras da Mostra.

O objetivo do coletivo clandestinas é promover a discussão sobre a mulher, considerando que esse é um ponto de vista historicamente silenciado e estigmatizado, busca dar novo sentido por meio do cinema, ouvindo as vozes das mulheres. Além disso, o grupo se compromete a atentar o seu olhar para a produção regional ao pesquisar obras realizadas por mulheres goianas. “É um processo de grande importância, pois possibilita a abertura de uma janela para exibições em cada edição da mostra e facilita a catalogação de cada filme para levantamentos futuros”, elucida a professora.

Toda a base teórica utilizada para contextualizar o grupo sobre narrativa, linguagem e crítica cinematográfica é embasada por textos, artigos e livros, preferencialmente criados por mulheres. Desta forma, o coletivo se empenha em exaltar a produção intelectual feminina, ao buscar sempre conhecer e classificar novas autoras do ramo.

 

Confira a programação completa:

 

Fim do conteúdo da página