Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes e egressos do IFG têm filmes selecionados para Mostras do 23º FICA

Estudantes e egressos do IFG têm filmes selecionados para Mostras do 23º FICA

Publicado: Segunda, 23 de Maio de 2022, 09h56 | Última atualização em Terça, 24 de Maio de 2022, 10h55

Ao todo são 10 filmes em 2 mostras diferentes

Cartaz de divulgação do filme Tic e Tac

Dez filmes produzidos por estudantes e/ou egressos do Bacharelado em Cinema do IFG estarão nas Mostras do 23º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA 2022) que ocorrerá de 24 de maio a 05 de junho na Cidade de Goiás. Os filmes estão distribuídos em duas mostras: Mostra do Cinema Goiano e Mostra Becos da minha terra de curtas metragens vilaboenses.

Na Mostra do Cinema Goiano concorrem: Antiquíssimo de Laura Freitas; Até a Luz voltar de Alana Ferreira; Conto dos Lobos de Matheus Amorim. Na Mostra Becos da minha terra de curtas metragens vilaboenses estão os filmes: Bola da Vez de Elder Patrick; Bordando Cidadania de Vicente G. Gielen; Capitão Tocha de Matheus Amorim; Conquista do Espaço de César Rodrigues Pulido; Devoção d’ Abadiinha de Lucinete Moraes e Thaynara Rezende; Quando as Pupilas se Dilatam de Laura Freitas; Tic Tac de Luara Moraes Leão.

Sobre os filmes

O filme Tic e Tac foi realizado no primeiro semestre de 2021 como trabalho de conclusão de curso dos estudantes Gabriel Vicente e Luara Moraes, orientado pelo professor Carlos Cipriano e co-orientado pelo professor Guilherme Martins. Luara explica que a produção do filme foi a realização de um sonho em plena pandemia. “ Filmado em Goiás, em época de pandemia com toda a pré- produção e pós-produção sendo feita a distância, os professores do IFG foram muito importantes para o desenvolvimento do filme sempre dando dicas e opiniões quanto a história, seus simbolismo e a técnica usada, em que nunca antes havia sido empregada por nós ou pelo curtas anteriores do IFG. Tenho muito orgulho de depois de passarmos alguns anos em pausa cultural no país, devido a pandemia e ao atual governo, o nosso curta Tic Tac seja um representante do IFG e de Goiás no FICA”.

O filme Bola da Vez é considerado por Elder Patrick, egresso do Bacharelado em Cinema, o encerramento de um ciclo que começou com seu ingresso no curso. “Esta exibição tem a importância de marcar este momento. O IFG através do Bacine, como carinhosamente é chamado o curso de cinema, tem um impacto não só na produção de imagens e leituras poéticas da Cidade de Goiás. O impacto é também na vida de jovens realizadores que encontram aqui oportunidade de desenvolvimento através dos filmes. Contar histórias através do cinema é um processo de afetação mútua, que é potente e capaz de gerar mudanças profundas nos indivíduos envolvidos. O IFG é o catalisador deste processo. É onde visões, opiniões, parcerias e futuros possíveis se encontram e são criados. Como egresso do Bacine, do IFG-câmpus Cidade de Goiás, não posso estar senão grato e feliz, com muita esperança de que mais e mais filmes possibilitados por esses encontros se espalhem por muitas telas ao redor do mundo”.

A seguir veja a sinopse de alguns dos filmes:

Até a Luz Voltar: Nino vive na pequena cidade de Nova Canaã. Em meio aos obstáculos da vida, ela busca na religiosidade e nas expressões de sua sexualidade formas de se ver livre da sensação de abandono e exploração.

Tic e Tac: Uma garota que está vivendo um momento de mudanças, tenta escapar de ser assassinada por uma figura mítica encapuzada causando em si um refúgio mental da sua realidade.

Antiquíssimo: Ignorando a influência capitalista a violência vem sendo cada vez mais legitimada pelas grandes mídias tecnológicas, que reeditam o ‘velho’ fazendo apologia ao ‘ novo’.

Quando as pupilas se dilatam?: Em busca de sua ancestralidade Laura investiga as fotografias post-mortem herdadas de sua bisavó.

Bola da Vez: Entre encontros e desencontros, esquecimento e memória, um grupo de crianças nos guia pela infância, pelas raízes e por paisagens escondidas da Cidade de Goiás.

Bordando Cidadania: Através do projeto de inclusão social ̈Projeto Cabocla - Bordando Cidadania, Milena Curado traz a prática do bordado para penitenciária da Cidade de Goiás, transformando o ambiente carcerário e a vida de muitas pessoas.

Entramos em contato com os estudantes e egressos dos demais filmes e não obtivemos retorno.

Acesse aqui a programação completa das mostras com dias e horários das exibições

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás.