IFG é destaque no e-book internacional sobre a resposta COVID-19
Instituto Federal de Goiás foi um dos que contribuiu com a elaboração do livro
As gerações futuras sem dúvida se lembrarão de 2020 como o ano em que COVID-19 atingiu o planeta. Da mesma forma, a resposta das instituições públicas e privadas à pandemia também terá um lugar na história. Desde a chegada do vírus ao Brasil, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem se empenhado ativamente em ajudar a comunidade acadêmica a lidar com todas as restrições impostas por essa crise de saúde sem precedentes. Parte desse trabalho está agora reunido em um e-book denominado “Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica Contra o COVID-19” . Descreve os esforços realizados por nossos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs) e a Escola Pedro II, que somam mais de 600 unidades em todo o Brasil.
O Instituto Federal de Goiás (IFG) é um dos IFs presentes na publicação. A instituição Iniciou logo no começo da pandemia várias ações institucionais e de comunicação no sentido de conscientizar as pessoas sobre o vírus, os cuidados, intensificando a divulgação de uma série de informações. Além disso, criou no portal institucional um espaço reservado na primeira página para publicação de toda as ações, projetos, campanhas e outros. Esse compilado de ações de comunicação e de toda a instituição está descrito no livro publicado, cuja coleta de informações e tradução para o inglês foram realizadas pelo coordenador de Relações Internacionais do IFG, Luciano Perilo, e a professora do Câmpus Uruaçu, Juliana Squinca.
A publicação traz relatos de atividades desenvolvidas por professores, funcionários administrativos, alunos e voluntários da Rede Federal para ajudar no combate ao novo coronavírus no Brasil, como a produção de desinfetante para as mãos com álcool 70% e equipamentos de proteção individual (EPI), conserto de ventiladores e desenvolvimento de aplicativos para monitorar o avanço / recuo da pandemia.
O e-book, que tem como público-alvo a comunidade internacional, chama a atenção para diversos esforços de colaboração, inovação e ciência implementados pela Rede Federal nos últimos meses. Conforme explicou Jefferson Manhães de Azevedo, que coordena a Câmara de Relações Internacionais da CONIF, “a CONIF compartilha a convicção de que todas as nações precisam unir esforços para enfrentar a pandemia do COVID-19. Nosso principal objetivo ao divulgar os esforços da Rede Federal contra a pandemia entre a comunidade internacional é enfatizar essa crença e aplaudir o árduo trabalho de nossos gestores, professores, equipe administrativa e de apoio, alunos e pesquisadores ”, destaca.
A produção contou com o apoio de integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais (FORINTER), grupo consultivo da Câmara de Relações Internacionais, que editou e traduziu todos os textos. O e-book traz cases de todas as instituições do CONIF. “Temos trabalhado para estreitar os laços com as redes internacionais, bem como estreitar o relacionamento com novos parceiros que possam apoiar o desenvolvimento coletivo de novos projetos e ações num contexto tão desafiador”, acrescenta Manhães.
O e-book pode ser lido e baixado no site da Essentia Editora, do Instituto Federal Fluminense, que também elaborou sua capa. “Projetamos uma capa que permitiria aos leitores identificar rapidamente o título e o conteúdo do livro. Para ressaltar o esforço dos Institutos Federais para enfrentar os desafios impostos pelo COVID-19, a capa mostra o coronavírus, de um lado, e uma imagem representativa da rede que conecta todas as suas instituições, do outro ”, explica Cláudia Ferreira, coordenador executivo da Essentia Editora.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif