Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Cursos de extensão em Música
Início do conteúdo da página

Cursos de extensão em Música

Publicado: Terça, 21 de Fevereiro de 2017, 09h51 | Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2017, 09h51

Crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade externa e também estudantes e servidores do IFG que têm o interesse em ingressar nos estudos em Música podem se inscrever nos cursos de extensão ofertados pelo Câmpus Goiânia do IFG. São oferecidas 62 vagas, ao todo, distribuídas em três cursos: Tempo de Música: Descobrindo e Percebendo a Escrita Musical, Musicalização Infantil, e Iniciação em Percussão. Os cursos são totalmente gratuitos e as inscrições são feitas exclusivamente pela internet.

 

O período de inscrição vai das 12 horas do dia 17 de fevereiro até as 23h59 do dia 1º de março para os três cursos. A comunidade externa pode se inscrever nos cursos: Tempo de Música: Descobrindo e Percebendo a Escrita Musical (40 vagas), Musicalização Infantil (12 vagas) e Iniciação em Percussão (10 vagas). Já alunos e servidores podem se candidatar às vagas destinadas à comunidade interna numa das duas turmas do curso Tempo de Música: Descobrindo e Percebendo a Escrita Musical.

 

A seleção para as vagas ocorre mediante a ordem de inscrição pela internet, ou seja, os primeiros que se inscreverem serão selecionados de acordo com o número de vagas para cada curso. As inscrições que ultrapassarem o quantitativo de vagas integrarão listas de espera.

 

 

Tempo de Música
O curso de extensão Tempo de Música: Descobrindo e Percebendo a Escrita Musical tem por objetivo estimular o interesse e o estudo de princípios básicos do conhecimento musical aplicado à escrita, solfejo e percepção. No curso, os participantes conhecerão um panorama de instrumentos, de formações musicais, estilos e maneiras de se estudar Música, visando ao desenvolvimento da sensibilidade artística e estética. As inscrições para este curso devem ser feitas de 17 de fevereiro até o dia 1º de março pelo formulário eletrônico específico.

 

Conforme Chamada Pública n° 001/2017, são oferecidas 40 vagas distribuídas em duas turmas. No curso, são destinadas 32 vagas para a comunidade externa e 8 para alunos e servidores do IFG. O público-alvo do curso são pessoas com 16 anos ou mais e que tenham concluído o ensino fundamental. Não há necessidade de ter conhecimentos prévios em Música. Serão formadas duas turmas: Turma A (20 vagas), com aulas nas segundas-feiras, das 18h30 às 20 horas; e turma B (20 vagas), que terá aulas nas quintas-feiras, das 18h30 às 20 horas, a partir dos dias 13 e 16 de março, respectivamente, no Câmpus Goiânia.

 

Serão consideradas até o total de 60 inscrições no curso para a formação de listas de espera. A relação dos candidatos selecionados conforme o número de vagas e a lista de espera serão divulgadas no dia 6 de março, no site do Câmpus Goiânia. As matrículas dos classificados em primeira chamada nas Turmas A e B serão realizadas de 8 a 9 de março, na Coordenação da Secretaria de Pós-Graduação do IFG – Câmpus Goiânia, sala S1 -604B, das 12 às 17 horas.

 

As aulas do curso Tempo de Música terão início a partir do dia 13 de março, para a Turma A; e no dia 16 de março, para a turma B, no Câmpus Goiânia. O término das aulas está marcado para 6 e 7 de julho, respectivamente. Os encontros ocorrerão uma vez por semana, com duração de 1h30. Está prevista a publicação de uma segunda chamada para o curso no dia 10 de março.


Consulte a Chamada Pública nº 001/2017 – Curso de Extensão - Tempo de Música: Descobrindo e Percebendo a Escrita Musical

Faça a sua inscrição no curso Tempo de Música

 

Musicalização infantil
O curso de extensão Musicalização Infantil é destinado a crianças de seis a oito anos de idade e que têm o interesse em iniciar os estudos na área de Música. No curso, os participantes serão capacitados nos estudos em percussão desde a infância. Para a participação de menores, é necessário obter a autorização dos responsáveis legais.


A Chamada Pública nº 002/2017 disponibiliza 12 vagas integralmente destinadas à comunidade externa. As inscrições vão de 17 de fevereiro a 1º de março. Serão consideradas, para efeito de formação de lista de espera, até o total de 24 inscrições, conforme data e horário de preenchimento do formulário de inscrição. Os que se inscreverem primeiramente serão selecionados de acordo com o número de vagas.

 

O resultado final dos candidatos selecionados e a lista de espera serão divulgados no dia 6 de março. As matrículas para este curso serão realizadas no dia 10 de março, das 12 às 17 horas, na Coordenação da Secretaria de Pós- Graduação do Câmpus Goiânia, sala S1-604B. Está prevista a divulgação de uma segunda chamada no dia 14 de março, se as vagas não forem preenchidas na primeira chamada. As aulas ocorrerão, uma vez por semana, todos os sábados, no Câmpus Goiânia, das 9h30 às 11 horas. O início das atividades do curso está marcado para o dia 18 de março e término no dia 1º de julho.

 

Consulte a Chamada Pública nº 002/0017 – Curso de Extensão - Musicalização Infantil

Faça sua inscrição no curso Musicalização Infantil

 

 
Iniciação em percussão
O curso Iniciação em Percussão é voltado para adolescentes de 12 a 14 anos exclusivamente da comunidade externa. O curso visa estimular o interesse e o estudo em percussão, mostrando um panorama de instrumentos percussivos com suas técnicas específicas e particulares (caixa clara, triângulo, pandeiro, bumbo, teclados de percussão, entre outros) e desenvolver atividades práticas com eles. Além disso, busca-se capacitar os participantes para a continuidade nos estudos em percussão em nível intermediário posteriormente. As inscrições também são feitas de 17 de fevereiro a 1º de março, pelo formulário eletrônico.

 

Para este curso, são oferecidas, ao todo, 10 vagas. No ato de inscrição, os adolescentes precisam ter autorização do responsável legal para participar do curso. Serão aceitas o total de 20 inscrições. Dessas, serão selecionados apenas 10 classificados e os demais formarão lista de espera, conforme ordem de inscrição registrada no formulário eletrônico.

 

O resultado final e a lista de espera serão divulgados no dia 6 de março, e as matrículas da primeira chamada ocorrerão no dia 10 de março, na Coordenação da Secretaria de Pós-Graduação do IFG – Câmpus Goiânia, na sala S1-604B, das 12h às 17h. Está prevista a divulgação de uma segunda chamada, com base na lista de espera, no dia 14 de março.

 

As aulas ocorrerão uma vez por semana, aos sábados, das 9h30 às 11h30. O início das aulas será no dia 18 de março e o encerramento está marcado para o dia 1º de julho.
 
Acesse a Chamada Pública nº 003/2017 – Iniciação em Percussão
Faça a sua inscrição no curso Iniciação em Percussão

 

Extensão
Os cursos de extensão em Música oferecidos pelo Câmpus Goiânia do IFG estão previstos no Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão (PROPERC), que integra outro programa maior, a saber, o Programa de Extensão Universitária – PROEXT no IFG.

 

Conforme explica o coordenador do PROPERC no Câmpus Goiânia, professor Ronan Gil, o Programa está no segundo ano de atividades. No ano passado, foram abertas turmas dos cursos de extensão Tempo de Música e Iniciação em Percussão e também foram realizadas apresentações, bem como houve a presença de convidados do cenário musical nacional. Para este ano, participarão do programa músicos do cenário internacional.

 

O professor Ronan Gil esclarece que os alunos inscritos nas turmas dos cursos de extensão oferecidos no ano passado terão as matrículas renovadas em outras datas e não precisam se inscrever nas chamadas 2017.
 
Para mais informações sobre o Programa Interinstitucional de Extensão em Percussão, acesse o site.


 
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página