Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Evento reúne estudantes e discute temas apresentados durante o VIII Fórum Mundial da Água
ÁGUA

Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 14h17 | Última atualização em Sexta, 27 de Abril de 2018, 09h00

Profissionais que tiveram a oportunidade de participar da conferência internacional dividiram o que aprenderam em mesa de diálogo no IFG – Câmpus Goiânia

Estudantes do Instituto Federal de Goiás e de demais instituições, como Universidade Federal de Goiás (UFG) e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), tiveram a oportunidade de participar da mesa de diálogo sobre o VIII Fórum Mundial da Água. O evento trouxe profissionais da área de Meio Ambiente, Saneamento, entre outras afins que participaram do fórum, realizado em Brasília, para dividir informações e conhecimentos transmitidos durante convenção que reuniu lideranças de 172 países para discutir problemáticas e alternativas para a crise hídrica mundial.

Marcella Felix, da Saneago, foi uma das participantes da 8ª edição do Fórum Mundial da Água e veio para a mesa de diálogo para compartilhar o que mais lhe chamou atenção no evento. Para ela, a principal mensagem dessa edição do fórum foi chamar a sociedade e conscientizá-la sobre a responsabilidade que cada cidadão possui em relação aos cuidados com a água. “Desta vez, eles abriram o evento para a comunidade e tratam de assuntos relevantes com um linguajar mais acessível”, explicou.

Além da mesa de diálogo o encontro trouxe para o auditório Demartin Bizerra do Câmpus Goiânia palestras com temáticas como crise hídrica e reúso; tecnologias avançadas para tratamento de água e efluentes; eficiência energética e operacional; pagamento por serviços ambientais e qualidade de água; saneamento público e privado. O evento foi promovido pelos Jovens Profissionais de Saneamento (JPS) com apoio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES- GO), do Crea - GO Jovem e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saneamento e Meio Ambiente (NEPSA) do IFG - Câmpus Goiânia.

Para o professor do IFG - Câmpus Goiânia e membro do NEPSA, Marlon Capanema, a ideia da mesa de diálogo é justamente promover o conhecimento compartilhado durante o VIII Fórum Mundial da Água a estudantes, tendo em vista a relevância dos assuntos tratados no evento realizado em Brasília. Para ele, essa é uma oportunidade de tornar as informações acessíveis aos alunos e pesquisadores que, de alguma forma, trabalham com a questão da água em suas instituições. “Essas pessoas foram para o Fórum e querem compartilhar com a gente. A roda de conversa é para elas dividirem o que viram por lá”, completa o professor.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.