Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus promove minicurso "Racismo e Linguagem"
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

Câmpus promove minicurso "Racismo e Linguagem"

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 09h38 | Última atualização em Quarta, 03 de Julho de 2019, 12h03

Foi realizado no último sábado o minicurso “Racismo e Linguagem”. A atividade é promovida no âmbito do projeto Consciência Negra e Diversidade Cultural do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Jatai, que ocorre desde 2009 e em 2019 foi aprovada no edital de apoio financeiro para ações de extensão.

A professora Camila Leopoldina ministrou o minicurso em diálogo com os estudantes do curso de Educação de Jovens e Adultos em Secretariado. A pergunta que orientou o minicurso foi “Como você percebeu que o racismo existe? ” De acordo com Camila, “a partir desse questionamento trabalhamos com narrativas de vida e a relação da linguagem e a construção da discriminação racial”, explicou.

Camila coordenou o projeto Consciência Negra e Diversidade Cultural desde 2015, mas está afastada da coordenação em 2019 devido à licença para o doutorado. Apesar disso, ela afirmou que continua atuando no mesmo “inclusive porque a perspectiva que apontamos no projeto articula-se com a minha pesquisa”, finalizou.

Além do minicurso destinado aos estudantes do Secretariado, uma palestra foi realizada no âmbito do projeto na terça-feira, 11 de junho. O técnico administrativo Evaldo Gonçalves palestrou sobre História e Cultura Afro-Brasileira para os estudantes dos primeiros anos do ensino médio no Colégio Estadual Frei Domingos.

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí