Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG é a terceira melhor instituição de ensino superior pública de Goiás

IFG é a terceira melhor instituição de ensino superior pública de Goiás

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2017, 11h56 | Última atualização em Quarta, 26 de Julho de 2017, 11h48

O Instituto Federal de Goiás (IFG) possui a terceira melhor nota de ensino superior do Estado de Goiás

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além da publicação desses resultados, outros dois Indicadores de Qualidade da Educação Superior foram divulgados pelo Inep. Todos esses dados mostram, em uma escala de 1 a 5, qual é a avaliação dos cursos de graduação e das Instituições de Educação Superior (IES) brasileiros.

Nova metodologia

Para a atribuição da nota do IFG, o único curso de graduação avaliado em 2015 e que teve a nota levada em consideração foi o curso superior de Tecnologia em Logística do Câmpus Anápolis. Este foi avaliado satisfatoriamente pelo Inep com a nota 3.

No total, foram avaliadas mais de duas mil faculdades e oito mil cursos. Para o cálculo dos índices, o qual teve a sua metodologia alterada, foram considerados o desempenho do curso, a estrutura da faculdade, a formação dos professores, estudantes e os dados da pós-graduação.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino da Instituição, professora Adriana dos Reis Ferreira, o IFG foi muito bem em vários índices que compõem o IGC : “mesmo tendo apenas um curso superior avaliado, os dados foram muito positivos. Há certamente questões para melhorar, mas é importante comemorar a nossa classificação. Estamos no caminho certo”, ressaltou a gestora.

O Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) avalia, por meio de prova e questionário, o desempenho dos estudantes de cada curso e a percepção que eles têm a Instituição. Ele tem presença obrigatória para os alunos concluintes dos cursos, mas o desempenho dos alunos não lhes afeta diretamente, sendo utilizado somente para a avaliação institucional.

O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é o conceito obtido a partir da avaliação do desempenho dos alunos somado à avaliação do corpo docente, da infraestrutura da Instituição, dos recursos didático-pedagógicos e dos dados do Censo da Educação Superior.

O Índice Geral de Cursos (IGC), conceito geral da Instituição, é calculado anualmente considerando a média dos últimos CPCs, a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino.

Confira a classificação das cinco primeiras colocadas instituições de ensino superior de Goiás (Universidades e Ifets):

1. Universidade Federal de Goiás (UFG)

2. Instituto Federal Goiano (IFGoiano)

3. Instituto Federal de Goiás (IFG)

4. Fundação do Ensino Superior de Rio Verde (Fesurv)

5. Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)

Acesse o resultado geral do IGC 2015 no site do Inep.

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.