Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Flisol apresenta importantes discussões sobre o software livre
Flisol 2017

Flisol apresenta importantes discussões sobre o software livre

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 12h01 | Última atualização em Terça, 11 de Abril de 2017, 12h02

O evento acontece todo ano, no mês de abril, em diversas cidades da América Latina, simultaneamente

Palestras, minicursos e instalação gratuita de softwares livres marcaram a 4ª edição do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol) no Câmpus Luziânia, que aconteceu no último sábado, 8 de abril. Alunos, servidores e a comunidade local puderam conhecer e se aprofundar nesse mundo do software livre.

Para o professor coordenador do evento, Ernane Martins, “o evento foi um grande sucesso. Foi bastante participativo e abrangeu várias áreas do Software Livre”.

No período da manhã foram realizadas palestras no auditório do câmpus. O primeiro palestrante convidado foi o professor George Mendonça, que falou sobre Tecnologias Emergentes. Em seguida, a professora Christiane Borges palestrou sobre o Open Hardware. E, por fim, Marcos Prado explicou sobre uma nova profissão, o Data Scientist.

Já o turno vespertino foi marcado pela realização de oito minicursos nos laboratórios de informática do câmpus. O professor Ulisses Rodrigues ensinou aos participantes os primeiros passos dos comandos Linux. Enquanto isso, o servidor Robson Barbosa mostrou a facilidade de se utilizar o editor de textos Latex. Igor Rincon mostrou como realizar análise de malwares e falou sobre segurança cibernética. O aluno Paulo Morais ensinou aos participantes como utilizar software livre para manipulação de fotos digitais. Além dele, o também aluno Vitor da Silva, mostrou como utilizar o SGBD SQL Server no Linux. O minicurso sobre a linguagem JAVA foi ministrado pelo professor Cleyton Peixoto e foi bastante participativo.

No final do dia, foi realizada uma cerimônia de encerramento do evento no auditório, com o sorteio de diversos livros de informática, doados pelos senhores Weder Sousa e Arthur William, de Anápolis.

Veja aqui as fotos do evento.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Luziânia.