Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG é homenageado em Sessão Especial por sua história em Goiás
Início do conteúdo da página
10 ANOS IFS

IFG é homenageado em Sessão Especial por sua história em Goiás

Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 12h06 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 14h45

Homenagem foi na Câmara de Goiânia pelos 109 anos de atuação na educação e pelos 10 anos dos institutos federais

O último domingo, dia 23 de setembro, foi uma data muito especial para o Instituto Federal de Goiás (IFG). Nesse dia, há 109 anos era criada a Escola de Aprendizes Artífices. Essa escola centenária, depois de adequações e renomeações ao longo da história, é hoje o IFG, uma Instituição que atua na educação profissional, científica e tecnológica e que atende mais de 13 mil estudantes. Para celebrar essa data tão singular e também os 10 anos da criação dos institutos federais, foi realizada na noite desta segunda-feira, 24, uma sessão especial na Câmara Municipal de Goiânia.

Do Câmpus Senador Canedo foram homenageados o Diretor-Geral, Aldemi Coelho Lima; o técnico-administrativo Deusair Oliveira Martins, enquanto representante dos técnico-administrativos no Conselho Superior (Consup); e o docente Ricardo Fouad Rabahi, que representou o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, homenageado pelo apoio que concedeu à implantação do Câmpus Aparecida do IFG.

A sessão especial, que foi aberta ao público, foi proposta pelo presidente da Câmara, vereador Andrey Azeredo, e na cerimônia foram homenageados integrantes da comunidade acadêmica e personalidades ligadas à trajetória da Instituição. A sessão foi aberta pelo proponente da homenagem, que em seu discurso ressaltou a importância do artigo 205 da Constituição Federal, que trata da importância da educação como um direito de todos e dever do Estado e da família. O presidente da Câmara chamou atenção para o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição, ao promover e incentivar educação de qualidade em Goiás.

No final de sua fala, Andrey Azeredo reafirmou a necessidade de valorizar a educação e os profissionais que trabalham nessa área, para que a história exitosa de instituições como o IFG possa ter continuidade: “Resistam! A educação vale à pena e o Brasil precisa dela!”.

Parabenizando toda a comunidade acadêmica, Andrey salientou a necessidade de valorizar cada vez mais a educação e de investir na área e também destacou a necessidade de valorização das pessoas que fazem o IFG ser o que ele é. “Ver aqui hoje, nesse plenário, tantos homenageados que orgulhosamente fizeram e fazem parte dessa história de realizações é perceber que uma Instituição só se torna referência, assim como IFG, pela dedicação das pessoas. As pessoas são a alma de qualquer lugar”. Destacando o papel educacional que o IFG cumpre na Capital, Andrey afirmou: “Nós temos orgulho por ter o IFG na nossa cidade e em todas as regiões do nosso Estado. São 14 unidades multiplicando possibilidades transformadoras e inclusivas para milhares de famílias”.

O professor Jerônimo Rodrigues da Silva, reitor do IFG, em seu discurso durante a sessão especial, destacou a importância da Instituição e ressaltou a história do IFG, desde o seu início como Escola de Aprendizes e Artífices, até o seu estágio atual, como Instituto Federal de Goiás, parte de uma Rede Federal de Educação que está presente em todo o Brasil. “Mesmo com tantas mudanças ao longo desses anos, inclusive com alterações de nomes, o IFG nunca deixou de cumprir sua função social educativa”, salientou o reitor.

Retomando uma fala importante presente na Carta da Reditec 2018, o reitor destacou que o IFG, assim como a Rede Federal, coloca-se integralmente à disposição para auxiliar o país e para contribuir com o desenvolvimento de tecnologias que agreguem valor à sociedade e, principalmente, para auxiliar o Estado no cumprimento do acesso à educação como um bem público e um direito social.

Jerônimo Rodrigues ressaltou a necessidade de fortalecer cada vez mais a Instituição, mantendo a sua gratuidade, fortalecendo a educação como um direito de todos e valorizando toda a comunidade acadêmica: “é imprescindível que haja a manutenção da gratuidade em todos os níveis de e modalidades das nossas ofertas”.

 

Aluna

Irene Cândida de Oliveira, aluna do curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA) de Modelagem e Vestuário, que representou os discentes do IFG durante a solenidade, ressaltou que o Câmpus no qual estuda, Aparecida de Goiânia, é uma extensão da sua casa: “O IFG é minha segunda casa; muitas vezes, ele é melhor até que minha própria casa”. Em sua fala na Tribuna, Irene falou da importância do curso para a sua vida profissional e para a sua qualificação e agradeceu aos professores e aos colegas de curso que com ela estudam.
Homenagens

No final da cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo, homenageou cerca de 60 pessoas com a entrega de um Diploma de Honra ao Mérito. Entre os homenageados, alguns in memoriam, estão diretores da Escola de Aprendizes Artífices (1909), da Escola Técnica de Goiânia – ETG (1942), da Escola Técnica Federal de Goiás – ETFG (1965), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás – Cefet-GO (1999); e do Instituto Federal de Goiás – IFG (2008).

Também foram homenageados egressos da Instituição, integrantes e ex-integrantes do Conselho Superior do IFG (Consup), personalidades que contribuíram e ainda contribuem para o desenvolvimento do IFG, servidores docentes e técnico-administrativos, entidades representativas dos servidores e alunos do IFG e os reitores da Instituição desde 2008: Paulo César Pereira (2008-2013) e o atual reitor, professor Jerônimo Rodrigues da Silva (2013-2017 e 2017-2021).

 

Presenças

Composição da mesa diretiva na sessão especial

 

Participaram da mesa diretiva da sessão o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Andrey Azeredo; o secretário de Educação do Estado de Goiás, Flávio Rios Peixoto da Silveira, representando o Governador do Estado; o presidente da Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos de Goiânia, Paulo César Pereira, representando o ex-aluno homenageado e atual prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; o ex-aluno, ex-professor e ex-diretor da Escola Técnica Federal de Goiás e membro do Conselho Superior do IFG, Hélio Naves; o reitor do Instituto Federal Goiano, Vicente Pereira de Almeida; a aluna do 4º período do curso integrado ao ensino médio EJA em Modelagem e Vestuário do Câmpus Aparecida de Goiânia, Irene Cândida de Oliveira. Diversos gestores dos 14 câmpus e da Reitoria do IFG, além de servidores, estudantes e seus familiares, ex-servidores e ex-alunos também prestigiaram a solenidade.

 

Acesse o álbum de fotos no Facebook.
Saiba mais sobre a história do IFG.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria, mais informações da Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Senador Canedo,

Fim do conteúdo da página