Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora do IFG participará de missão de formação em Moçambique
Início do conteúdo da página
Internacionalização

Professora do IFG participará de missão de formação em Moçambique

A docente será uma das representantes da Rede Federal em uma ação cujo objetivo é formar educadores moçambicanos

  • Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2022, 17h35
  • Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 10h26
A docente Jéssica Azevedo Coelho, do Câmpus Uruaçu, participará de uma missão internacional de formação em Moçambique, promovida pelo Conif
A docente Jéssica Azevedo Coelho, do Câmpus Uruaçu, participará de uma missão internacional de formação em Moçambique, promovida pelo Conif

A docente Jéssica Azevedo Coelho, do Instituto Federal de Goiás, participará de uma missão internacional promovida pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A servidora do IFG, docente da área de engenharia do Câmpus Uruaçu, foi selecionada pelo programa da Agência Brasileira de Cooperação para Desenvolvimento e Capacitação em Engenharia Civil em Moçambique para a “Ação Simplificada Brasil Moçambique de Educação Profissional (Bramotec)”, cujo objetivo é a formação de educadores moçambicanos.

Durante a estadia em Moçambique, a professora participará de visitas técnicas aos laboratórios dos Institutos que ofertam cursos no eixo construção civil, nas cidades de Beira, Nampula e Inhambane, e também representará a Rede Federal em uma missão de diagnóstico. Junto com a docente do IFG, participarão servidores dos Institutos Federais de Alagoas, de Brasília, de Sergipe e do Paraná.

Para Jéssica Coelho, “a expectativa com essa missão de diagnóstico é poder conhecer melhor como são estruturados os cursos da construção civil de Moçambique e a estrutura que estes dispõem para a realização da capacitação acordada com à Agência Brasileira de Cooperação”. Ainda segundo a docente que participa pela primeira vez de uma ação como esta, “será muito importante entender quais são as demandas deles é poder trocar experiência técnica e profissional dentro das nossas áreas de atuação”.

Na missão de diagnóstico, a Rede Federal será representada pela professora Jéssica Coelho, do Câmpus Uruaçu, e pelas professoras Ângela Beatriz Souza Bertazzo (IFB) e Sheyla Karolina Justino Marques (IFAL).

 

BRAMOTEC

Segundo o Conif, a missão está relacionada à continuidade da “Ação Simplificada Brasil Moçambique de Educação Profissional (Bramotec)”. O foco da ação é promover a formação de educadores moçambicanos. Os professores que participarão da missão já iniciaram as atividades necessárias à implementação do projeto, como reuniões com os comitês de gestão do projeto (Conif, ABC/MRE e Secretaria Educação Profissional de Moçambique) e elaboração da minuta do plano de formação.

 De acordo com a Secretaria de Estado do Ensino Técnico Profissional de Moçambique (SEETP), até 50 formadores serão beneficiados pelo programa. Os formadores moçambicanos serão matriculados nas instituições brasileiras e serão certificados (modalidade FIC).

 

Cronograma da Ação

No período de 19 a 28 de setembro, segundo o Conif, será realizada uma missão de diagnóstico com a participação de especialistas brasileiros. Além de dialogar com os especialistas e gestores moçambicanos, os representantes das instituições brasileiras visitarão os laboratórios dos institutos de formação.

De acordo com o cronograma, de 19 a 23 de setembro, serão realizadas visitas técnicas aos laboratórios dos Institutos que ofertam cursos no eixo construção civil (Beira, Nampula e Inhambane). E entre os dias 26 e 28 de setembro, será realizada uma oficina para conclusão do plano de formação e revisão/ajuste da Ação Simplificada.

Segundo o Conif, o cronograma para implementação da formação prevê que em novembro de 2022 será iniciado os módulos virtuais (moodle). No 1º semestre de 2023, será feita a implementação dos cursos presenciais em Moçambique. A avaliação da atividade de formação está prevista para ocorrer no 1º e 2º semestre de 2023.

 

 

Diretoria de Comunicação Social / Reitoria.

Fim do conteúdo da página