Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ciclo de Formação segue com apresentação dos Planos Estratégicos de Permanência

Ciclo de Formação segue com apresentação dos Planos Estratégicos de Permanência

Elaboração dos documentos faz parte de recomendação feita pela Setec para conter a evasão e a retenção escolar

• Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2017, 07h44
  • Última atualização em Sexta, 09 de Junho de 2017, 14h45

Dando continuidade ao IV Ciclo de Formação, cuja abertura foi realizada ontem, 31, no Câmpus Goiânia, servidores da área de ensino de todos os câmpus do Instituto Federal de Goiás (IFG) estão reunidos para apresentação das ações do Plano Estratégico de Permanência e Êxito das unidades do IFG, das 9 às 17 horas.

A elaboração dos planos para os institutos federais foi demandada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC) em 2014, após o relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), de 2012, ter constatado que a taxa de conclusão nos cursos técnicos dos IFs estava baixa (31,4% para os técnicos subsequentes e 46,8% para os integrados).

As principais ações na elaboração do Plano estratégico institucional na Instituição são a realização de diagnóstico das causas de evasão e retenção, proposições de ações administrativas e pedagógicas, de modo a ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes no processo educativo no IFG, bem como a implementação de políticas voltadas para a permanência e êxito dos estudantes.

Conceito

O conceito de evasão a ser utilizado será em conformidade com o descrito na Nota Informativa nº 138/2015 SETEC/MEC, em que entende-se que a evasão decorre do desligamento do estudante de um curso, caracterizada em diversas situações, tais como: abandono, pedido de cancelamento de matrícula, transferência interna ou externa. A retenção consiste da não conclusão do curso no período previsto, fator concorrente para o aumento da evasão. Dessa forma, faz-se necessário conhecer e avaliar os fatores que influenciam a aprendizagem dos estudantes, pois tais fatores podem levar ao êxito ou à desistência do curso, bem como a adoção de medidas institucionais que visam sanar tais fatores,

O principal objetivo dos planos é diagnosticar as causas da evasão e retenção escolar no IFG, bem como propor ações que promovam a permanência e o êxito dos estudantes.

Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Educação Básica e Superior da Pró-reitoria de Ensino, na Reitoria do IFG.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.