Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
ENEM 2019

IFG é destaque em ranking regional do Enem 2019

Criado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 13h55 | Última atualização em Quinta, 16 de Julho de 2020, 09h41

Câmpus Goiânia conquistou o 1º lugar entre as escolas públicas da capital e o 2º lugar entre as escolas públicas de Goiás, no ranking do jornal da Folha de São Paulo

Onze câmpus da Instituição estão presentes no ranking que apresenta as 15 melhores escolas públicas de Goiás
Onze câmpus da Instituição estão presentes no ranking que apresenta as 15 melhores escolas públicas de Goiás

Mais uma vez, o Instituto Federal de Goiás (IFG) ocupa posição de destaque no ranking regional que traz o desempenho dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Publicados e tabulados pelo jornal Folha de S. Paulo, os dados referentes ao ano de 2019 mostram que, em Goiás, entre as escolas públicas (federais, estaduais e municipais), câmpus do IFG ocupam 11 posições entre as 15 melhores. Além disso, unidades do IFG aparecem na lista das 50 melhores escolas de Goiás.

Para o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, esses resultados são frutos do comprometimento que a Instituição tem com a formação integral dos estudantes, com a indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão: “este é um resultado do nosso comprometimento com a educação pública, gratuita e de qualidade, pautada na inclusão”. Parabenizando alunos e todos os servidores, o reitor agradeceu a comunidade acadêmica pelo trabalho comprometido que tem sido realizado.

Câmpus Goiânia
Dentre as instituições educacionais que ofertam o ensino médio na capital do estado, o Câmpus Goiânia do IFG conquistou o 1º lugar entre as escolas públicas de Goiânia (municipal, estadual e federal). Já no ranking estadual, a unidade classificou-se em 2º lugar entre as escolas públicas goianas.

Para a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG, professora Maria de Lourdes Magalhães, o resultado positivo no ranking do Enem 2019 é muito significativo para a gestão, bem como para os estudantes, professores e técnicos-administrativos da unidade. A gestora parabenizou a toda comunidade acadêmica do Câmpus Goiânia do IFG pela conquista.

“É com grande satisfação e sensação do dever cumprido que recebemos essa excelente notícia. O Câmpus Goiânia, de forma recorrente, vem se mantendo entre as melhores escolas públicas no ranking do Enem. Entendemos que este resultado é decorrente da constante busca e preocupação de nosso corpo docente pela qualidade do ensino e pela sua qualificação profissional, assim como do apoio imprescindível dos nossos servidores técnicos-administrativos, da dedicação dos nossos funcionários terceirizados que cuidam da nossa comunidade com carinho e zelo. E tão ou mais importante que tudo isso, reconhecemos e nos orgulhamos do esforço, dedicação e da coragem dos nossos estudantes que não medem esforços pessoais na conquista de seus objetivos”, destaca a diretora-geral do Câmpus Goiânia do IFG.

Classificação estadual
Na análise da classificação estadual em Goiás, que leva em conta a tabulação realizada pela Folha com os resultados do Enem 2019, a partir de dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Câmpus Itumbiara está em 1º lugar entre as escolas públicas (estaduais, federais e municipais) e aparece na 21ª posição entre todas as escolas goianas em relação às médias das provas objetivas. Levando em conta a nota da redação, o Câmpus ficou na 18ª posição no Estado, um resultado excelente. A unidade ficou em 1º lugar também no ranking das escolas de Itumbiara, com melhor nota na média geral do Enem 2019.

Em 2º lugar entre as escolas públicas em Goiás está o Câmpus Goiânia. Tendo como parâmetro as escolas públicas e particulares, a unidade está na 32ª colocação, com as melhores médias nas provas objetivas. No que tange à nota da redação, o Câmpus ficou em 67º, entre todas as escolas do estado.

Em 3º lugar na lista dos melhores colégios públicos de Goiás, está o Câmpus Formosa. No que diz respeito à média da prova objetiva, a unidade ficou na 34ª posição no estado. Levando em consideração a redação, o Câmpus ficou em 36º lugar.

Na sequência do ranking publicado pela Folha de S. Paulo, na lista que tem como parâmetro as 15 melhores escolas públicas de Goiás, estão presentes também os Câmpus Luziânia (4º); Anápolis (6º), Valparaíso (7º), Aparecida de Goiânia (8º), Uruaçu (10º), Jataí (11º), Goiânia Oeste (12º) e Inhumas (14º). O ranking da Folha de S. Paulo pode ser acessado aqui. Além desse ranking, é possível consultar dados tabulados do Enem 2019 na lista elaborada pela startup Evolucional. Clique aqui e acesse.

Para a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, a colocação dos câmpus do IFG nesse ranking “é o resultado de um trabalho sério, de uma proposta pedagógica que tem como princípio fundante a formação humana integral e a inclusão social”.  Ainda segundo a docente, “o IFG vem ano a ano ampliando e garantindo o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, por meio de ações inclusivas, com a participação de alunos das classes populares, em prol do processo de formação e de escolarização. E isso tudo tem surtido resultados muito importantes e positivos. Toda a comunidade acadêmica merece os parabéns por esse resultado. Esta é uma vitória de todo Instituto Federal de Goiás, uma vitória também da escola pública em um país que, infelizmente, ainda reflete a desigualdade econômica, social, cultural no acesso, na permanência e no êxito escolar”, destacou a pró-reitora.

IFG: ensino público, gratuito e de qualidade
O Instituto Federal de Goiás é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicâmpus, especializada na oferta de educação profissional, tecnológica e gratuita em diferentes modalidades de ensino. Atualmente, atende mais de 14 mil alunos em cursos regulares, nos seus 14 câmpus: Anápolis, Formosa, Goiânia, Inhumas, Itumbiara, Jataí, Luziânia, Uruaçu, Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Águas Lindas, Goiânia Oeste, Senador Canedo e Valparaíso.

Com a finalidade de formar e qualificar profissionais para os diversos setores da economia, bem como realizar pesquisas e promover o desenvolvimento tecnológico de novos processos, produtos e serviços, em estreita articulação com os setores produtivos e com a sociedade, a Instituição oferece desde educação técnica integrada ao ensino médio à pós-graduação. Na educação profissional técnica de nível médio, o IFG atua na forma integrada, atendendo também ao público de jovens e adultos, por meio da modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Clique aqui e conheça todos os cursos oferecidos no IFG. 
.
Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria, com acréscimos da Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.

 

Fim do conteúdo da página