Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial
Início do conteúdo da página
Gestão

IFG recebe doação de materiais para os cursos da área de saúde

Doação foi feita pelo Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP) e vai beneficiar os câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas

  • Criado: Sexta, 09 de Julho de 2021, 18h09
  • Última atualização em Segunda, 26 de Julho de 2021, 12h43
Professor Jerônimo e Leonardo Amorim do IFEP apresentam o termo de doação assinado
Professor Jerônimo e Leonardo Amorim do IFEP apresentam o termo de doação assinado

O Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu nesta sexta-feira, 9 de julho, a doação de materiais para a área de saúde. Os insumos recebidos são voltados aos cursos técnicos integrados ministrados no Câmpus Goiânia Oeste e no Câmpus Águas Lindas. A solenidade de recebimento da doação foi realizada na Reitoria do IFG e contou com a presença de gestores da Instituição e do representante do Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP), entidade responsável pela doação dos materiais.

Participaram da solenidade o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; a pró-reitora de Ensino, Oneida Barcelos Irigon; o diretor-geral do Câmpus Goiânia Oeste, Cleberson Arruda; o representante do IFEP, Leonardo Amorim de Araújo; o coordenador-geral do Projeto de Telemonitoramento de portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no estado de Goiás, professor do Câmpus Valparaíso, Geraldo Andrade de Oliveira; a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do Câmpus Goiânia Oeste, professora Charlise Fortunato Pedroso; entre outros gestores.

 

Doação

Os materiais foram doados pelo Instituto de Fomento, Educação e Pesquisa (IFEP), a partir de uma contrapartida acordada no Projeto de Extensão “Telemonitoramento de portadores de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis (DCNT) no Estado de Goiás”. O projeto foi realizado por servidores, discentes e egressos do Curso Técnico em Enfermagem dos câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas, no período de abril a setembro de 2020. Como explicam os gestores do projeto, dessa ação de Extensão surgiram a parceria e a contrapartida financeira transformada em doação de materiais para ambos os câmpus participantes. 

Na imagem, alguns dos materiais doados no Câmpus Goiânia Oeste 

Entre os itens doados pelo IFEP estão manequins e bonecos de simulação, torso humano, mama amiga modelo didático, AMBU (reanimadores manuais completos), estetoscópios, suporte para soro, colchão hospitalar, biombo, mesa de mayo, aspirador de líquidos e secreção, seladora de embalagem, além de insumos, como lancetas e águas destiladas.

Segundo a professora Ingrid Aline de Jesus Gonçalves, uma das coordenadoras de saúde da ação de extensão do Campus Goiânia Oeste, que também esteve presente na solenidade de doação desta sexta-feira, os materiais, equipamentos e insumos para serem utilizados nas práticas dos cursos da área da saúde totalizam o valor de 20 mil reais e foram destinados aos câmpus Goiânia Oeste e Águas Lindas.

 

Ação de Extensão

De acordo com Ingrid, “a ação de extensão destaca a importância da atuação da área da saúde, fortalecendo a identidade de um dos eixos de ambos os câmpus, além de atender a sociedade, uma vez que foram telemonitoradas 860 pessoas com DCNT, egressos de internação hospitalar”.

O projeto de extensão, desenvolvido no IFG, foi vinculado ao projeto de pesquisa “O impacto da coordenação e acompanhamento do cuidado na qualidade da assistência prestada aos usuários do SUS, egressos de internação hospitalar em Itaquera - São Paulo/SP, Goiânia e Aparecida de Goiânia/Goiás”. O projeto é desenvolvido pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

No IFG, o projeto conta com a coordenação-geral do professor Geraldo Andrade de Oliveira, além das coordenações locais de saúde realizadas pelas professoras Emily Nayana (Câmpus Águas Lindas) e Ingrid Aline (Câmpus Goiânia Oeste). Segundo a professora Ingrid, “ao todo, no estado de Goiás, o projeto realizou o telemonitoramento de 860 participantes com DCNT, resultando na elaboração de material informativo sobre saúde: qualidade de vida, controle e prevenção de fatores riscos em relação a DCNTs, promoção da saúde e bem-estar; ampliação do conhecimento sobre doenças crônicas e a telessaúde no estado de Goiás; contato com a realidade social no contexto de pandemia; integração entre ensino, pesquisa e extensão, bem como o seminário A comunicação como tecnologia do cuidado”.

Como pontuou a coordenadora Ingrid Gonçalves, “a ação foi concluída em setembro de 2020 e tem sido inspiração, modelo para novas e futuras parcerias e ações de telemonitoramento em saúde”.

Confira as fotos da solenidade no nosso perfil no Facebook.

 

Diretoria de Comunicação Social/ Reitoria.

Fim do conteúdo da página