Histórico do PPGECM/IFG
Histórico do PPGECM/IFG
A origem do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM/IFG) remonta aos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí e ao desejo de oferecer um curso de pós-graduação stricto sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.
No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.
Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso reforçou o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representou a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática, possibilitando aos professores e interessados na referida área de estudos, uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.
Não obstante a relevância da atuação do IFG fsdnos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, o projeto do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática foi elaborado em 2011 e aprovado pela CAPES em 2012, constituindo-se como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (e-books, aplicativos, sites e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.
O PPGECM/IFG é o segundo programa ofertado no estado de Goiás em ensino de Ciências e Matemática e o primeiro a ofertar mestrado profissional em ensino de ciências e matemática. Em junho de 2012, ocorreu o primeiro processo seletivo para ingresso de discentes. No dia 18 de junho de 2014, foi realizada a primeira defesa de dissertação e produto educacional. Desde então, o Programa já titulou 90 mestres, além de contabilizar 75 alunos regularmente matriculados no ano de 2024.
No ano de 2019, com vistas a contribuir para a evolução da verticalização do ensino no IFG e para o desenvolvimento científico e tecnológico na região Centro-Oeste, foi elaborada a proposta do Curso de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, aprovada em 2020 pela CAPES. Destaca-se que o curso de doutorado no PPGECM é consequência do desenvolvimento do curso de mestrado e empreende esforços do IFG no sentido de continuar impulsionando melhoria à educação. A formação de mestres e doutores é o que, indubitavelmente, mais contribui para a melhoria do ensino fundamental e médio. O PPGECM/IFG, nessa direção, desde a sua implantação, contribui para a melhoria do ensino de ciências e matemática na região Sudoeste do estado de Goiás e em outros estados do país.
Objetivo geral:
O objetivo do Programa é oferecer ao público-alvo, professores de diversos níveis de ensino e profissionais interessados na educação científica e matemática, uma formação especializada, nos níveis de mestrado e doutorado, atendendo às demandas educacionais local, regional e nacional relacionadas ao ensino de ciências e matemática. Com esse objetivo, o programa assume um caráter voltado para o desenvolvimento e a aplicação de produtos/processos, primando pela indissociabilidade teoria e prática, com foco na identificação e resolução de problemas reais do trabalho educativo, em espaços formais e não formais de ensino, favorecendo a atuação de seus egressos no estudo, pesquisa e intervenção na/sobre a educação básica e superior e possibilitando uma melhor qualidade da educação e o consequente desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da Região Centro-Oeste e do Brasil.
Objetivos específicos:
• Capacitar professores para identificar e diagnosticar situações-problema na escola nos processos de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática, propor e avaliar soluções inovadoras no ensino desses componentes curriculares;
• Promover o debate sobre a pesquisa em educação para ciências e matemática e seus enlaces com a sala de aula;
• Contribuir para a formação de professores em nível de mestrado e doutorado para atuarem na educação básica e superior de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais desafios da educação brasileira;
• Propiciar melhoria da formação profissional de professores do nível básico, do ensino superior e da pós- graduação, em termos de conteúdos específicos de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática, de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos relacionados ao ensino e ao uso de novas tecnologias;
• Formar profissionais com conhecimento interdisciplinar, possibilitando-lhes desenvolver unidades didáticas, projetos, cursos, em integração com as diferentes disciplinas e conteúdos da educação básica e superior;
• Desenvolver nos pós-graduandos a autonomia para refletir e redimensionar sua prática pedagógica e produzir conhecimentos que possam ser difundidos no ensino de ciências e matemática;
• Qualificar profissionais para analisar e desenvolver ações de educação ambiental e de divulgação científica;
• Propiciar aos profissionais de educação que não atuam em sala de aula conhecimentos voltados para a educação básica e, em especial, para o ensino de ciências e matemática.
Colegiado do PPGECM/IFG - Mandato 2022-2024
O Colegiado do PPGECM/IFG colabora com os coordenadores dos cursos, no desempenho de suas funções, orientando e fiscalizando o funcionamento didático, científico e administrativo do Programa. Sua atual constituição é descrita a seguir:
Presidente: Paulo Henrique de Souza (Coordenador do Doutorado - Portaria nº 0117, de 19 de janeiro de 2023)
Vice-Presidente: Carlos Cézar da Silva (Coordenador do Mestrado - Portaria nº 118, de 19 de janeiro de 2023.)
Representação |
Titular |
Suplente |
Docente - Linha de Pesquisa: Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática (Ensino de Física e Química) |
Ruberley Rodrigues de Souza |
Felippe Guimarães Maciel |
Docente - Linha de Pesquisa: Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática (Educação Matemática) |
Luciano Duarte da Silva |
Adelino Cândido Pimenta |
Docente - Linha de Pesquisa: Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática |
Vanderleida Rosa de Freitas Queiroz |
Rita Rodrigues de Souza |
Docente - Linha de Pesquisa: Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade |
Marluce Silva Sousa |
Marlei de Fátima Pereira |
Técnico-administrativo |
Mara Sandra de Almeida |
Liliane Paulino de Castro |
Discente do Curso de Doutorado |
Thiago Wedson Hilário |
Joana Cristina Neves de Menezes |
Discente do Curso de Mestrado |
Filipe de Souza Cardoso |
Roni França Silva |
Infraestrutura
O PPGECM/IFG conta com o suporte de infraestrutura de duas Unidades do IFG/Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo (onde está instalado o Programa) e Unidade Flamboyant. Destaca-se, nessa direção, que os espaços utilizados para as aulas são equipados com ar condicionado e existe a disponibilidade de internet sem fio nas duas unidades.
IFG - Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo IFG - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant
Fonte: https://www.ifg.edu.br/jatai
Na Unidade Riachuelo o Programa dispõe dos seguintes recursos, de uso exclusivo:
- sala de aula, com 40 lugares, equipada com som, projetor multimídia e computador desktop;
- sala para defesas e seminários equipada para transmissão de defesas on-line e 60 lugares;
- 4 salas de aula com 30 lugares;
- 2 salas de estudos para os alunos;
- laboratório de Informática;
- sala de descanso e convivência para estudantes;
- sala para a coordenação do Programa ;
- sala para a assistência à coordenação do Programa;
- sala de apoio administrativo ao Programa;
- sala da secretaria de Pós-Graduação;
- 5 salas de professores para atendimento individual e 1 para atendimento coletivo ;
- 3 notebooks para uso dos docentes e discentes em atividades de aula e apresentações;
- 5 microcomputadores para atividades administrativas;
- 1 escâner;
- 1 impressora a laser em rede, multifuncional, com escâner;
- 4 projetores multimídia portáteis;
- 3 câmeras filmadoras profissionais;
- 2 câmeras fotográficas profissionais.
Sala para defesas e seminários - PPGECM/IFG - Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo
Fonte: acervo de fotos do PPGECM/IFG
Ainda na Unidade Riachuelo conta-se com auditório com capacidade para 280 pessoas, equipado com som, projetor multimídia e telão, de uso compartilhado com a comunidade interna e externa do IFG - Câmpus Jataí.
Auditório - Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo
Fonte: https://www.facebook.com/semlic/photos_by
Na Unidade Flamboyant o PPGECM também dispõe dos seguintes recursos, para uso compartilhado com as demais coordenações de curso:
- 2 miniauditórios com 53 e 63 lugares, respectivamente;
- 1 Biblioteca com salas para estudos individuais e em grupo, sala de leitura e sala de informática;
- 5 Laboratórios de Informática;
- 1 Laboratório de Biologia;
- 1 Laboratório de Química;
- 4 Laboratórios de Física;
- 1 Laboratório de Matemática;
Auditório - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant
Fonte: https://www.facebook.com/IFGJatai/photos_by
Laboratórios didáticos
Os laboratórios de informática da unidade Riachuelo, onde ocorrem as aulas e as principais atividades do Programa, são destinados prioritariamente ao desenvolvimento das atividades de ensino, estudo e pesquisa dos docentes e discentes. Além destes, o Programa conta com a infraestrutura dos laboratórios de pesquisa e ensino existentes no Departamento das Áreas Acadêmicas do IFG, localizado na Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí. Parte dessa estrutura é reservada prioritariamente para o desenvolvimento das atividades propostas para os cursos de mestrado e doutorado. Os estudantes usufruem de laboratórios de Biologia, Física, Química, Matemática e de informática, instalados na Unidade Flamboyant, de uso compartilhado com os demais cursos.
Laboratório de Informática - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant
Fonte: https://www.facebook.com/IFGJatai/photos_by
Recursos tecnológicos
O Programa dispõe de recursos de informática ligados à área acadêmica e administrativa. Todos os computadores disponíveis estão ligados em rede, com acesso à intranet e à internet. A secretaria de pós-graduação e a coordenação do PPGECM contam com computadores individuais e impressora a laser compartilhada por todos. Somam-se ainda acessórios de multimídia.
Os estudantes do Programa podem acessar os recursos de informática por meio dos laboratórios de informática exclusivos para os alunos do Programa e/ou por meio do uso da rede wireless, que possibilita a utilização de recursos on-line durante as aulas.
O PPGECM/IFG possui também essa página eletrônica, na qual, além de informações gerais do curso, produtos educacionais e dissertações já defendidas são publicados e constituem-se material de consulta para o mundo. Destaca-se que os sítios da instituição oferecem recursos de tradução para seis idiomas, além da tradução para Libras por meio do software Vlibras (ferramenta responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais - texto, áudio, vídeo em LIBRAS)
O Programa possui, ainda, uma sala virtual de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para o desenvolvimento de atividades remotas, a qual foi disponibilizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFG. Contudo, nas atividades híbridas ou on-line desenvolvidas no Programa, utiliza-se também a plataforma Google Meet por sua amplitude, praticidade e gratuidade, o que favorece a participação de pesquisadores nacionais e internacionais nas palestras e bancas avaliadoras.
Outro recurso tecnológico que auxilia o controle e registro das atividades de extensão, principalmente, eventos do PPGECM/IFG é o Sistema Unificado de Gestão em Extensão e Pesquisa (SUGEP). Esse sistema permite o gerenciamento de eventos no âmbito do programa, como inscrições e emissões de certificados.
Biblioteca
Faz parte da estrutura física disponível ao PPGECM/IFG, a biblioteca Veredas da Leitura, instalada na Unidade Flamboyant, cujo espaço físico tem área total de 813,78m². Seu acesso é livre para toda a comunidade interna e externa em seu horário de funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h.
Para atender sua finalidade, ela mantém os seguintes serviços: empréstimo domiciliar; empréstimo especial; empréstimo entre bibliotecas; devolução, renovação e reserva; serviço de consulta local ao acervo online; acesso à internet – wireless; levantamento bibliográfico; elaboração de fichas catalográficas; treinamento ao usuário (Sophia e outros); divulgação e marketing; atividades culturais; orientação/treinamento ao uso do portal de periódicos capes; comutação bibliográfica.
Biblioteca Veredas da Leitura - IFG - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant
![]() |
![]() |
Fonte: https://www.ifg.edu.br/jatai
Acervos da Biblioteca
A biblioteca é constituída por diferentes suportes de informação inerentes às áreas do conhecimento dos cursos oferecidos, formando acervos específicos: acervo geral; acervo de multimeios; acervo de referência; acervo especial; acervo de consulta local; acervo de periódicos; acervo de monografias, dissertações e teses; acervo de normas técnicas/ABNT digital.
No acervo físico, destacam-se os livros extraídos do software Sophia. Os dados de 2024 registram 8.298 títulos e 19.529 exemplares, assim distribuídos por área do conhecimento: -Ciências Exatas e da Terra: 1.603 títulos e 4.919 exemplares; -Ciências Biológicas: 116 títulos e 237 exemplares; -Engenharias: 793 títulos e 3.131 exemplares; -Ciências da Saúde: 78 títulos e 181 exemplares; -Ciências Agrárias: 24 títulos e 62 exemplares; -Ciências Sociais Aplicadas: 590 títulos e 1.301 exemplares; -Ciências Humanas: 2.220 títulos e 4.751 exemplares; -Linguística, Letras e Artes: 2.744 títulos e 4.563 exemplares; -Multidisciplinar: 130 títulos e 386 exemplares. -Obras em Braile: 117 exemplares de livros, 69 CDs, 198 DVDs, 75 exemplares de periódicos.
Repositório de dissertações e produtos educacionais do IFG
O ReDI-IFG é um repositório público e gratuito que pode ser acessado por meio do link: https://repositorio.ifg.edu.br/. Publicam-se neste repositório todos os trabalhos de conclusão de curso do Programa, dissertações e produtos educacionais, entre outras publicações dos discentes e docentes. Nesse sentido, o ReDI-IFG se constitui como o principal meio de divulgação das dissertações e produtos educacionais do Programa. Nele estão publicados mais de 320 dissertações e produtos educacionais, o que informa a significativa produção científica do PPGECM/IFG ao longo de sua existência, proporcionando visibilidade e destaque aos produtos educacionais, além de atender às orientações da Capes quanto à necessidade de divulgação dos produtos educacionais em plataformas livres.
Outros acervos virtuais e recursos tecnológicos
Além do Repositório Digital do IFG, destaca-se que a Biblioteca Veredas da Leitura recomenda acervos virtuais e dispõe de recursos tecnológicos para discentes e servidores do IFG, tais como:
- Periódicos Capes: Coleções disponíveis para o IFG
- Portal de Periódicos do IFG: http://revistas.ifg.edu.br/
- Plataforma EBSCOHost: Para acessá-la, basta estar conectado à rede da Instituição e entrar no endereço: http://search.ebscohost.com/ .
- SciELO - Scientific Electronic Library Online: Acesse o Portal SciELO
- Acesso à ABNT: https://www.abntcolecao.com.br/ifg/
- Acesso online à Biblioteca, por meio do sofware SophiA. Basta acessar o Terminal Web para fazer a busca por título, autor, título, assunto, ISBN/ISSN e série, entre outras formas de busca, além de renovar e reservar empréstimo, se for estudante ou servidor da instituição.
- Empréstimos Entre Bibliotecas (EEB);