Histórico do PPGECM/IFG

  • Imprimir
Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2024, 17h50 | Última atualização em Sexta, 04 de Abril de 2025, 23h45

Histórico do PPGECM/IFG

A origem do Programa de Pós Graduação em Educação para Ciências e Matemática (PPGECM/IFG) remonta aos cursos de licenciatura ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Jataí e ao desejo de oferecer um curso de pós-graduação stricto sensu que desse prosseguimento aos esforços realizados pelo Câmpus Jataí do IFG para a melhoria do Ensino de Ciências e Matemática na região do Sudoeste Goiano.

No âmbito da formação inicial de professores, o IFG vem atuando desde o ano de 2001, quando realizou um processo seletivo para o curso de Licenciatura em Ciências. Em 2003, o curso de Licenciatura em Física foi criado e implantado, sendo convalidado e autorizado pelo Conselho Diretor do então Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (Cefet-GO) por meio da resolução Nº 07 de 29 de abril de 2005, publicada no Diário Oficial da União em 02 de maio de 2005.

Com o intuito de proporcionar a iniciação à pesquisa acadêmica aos professores de Ciências Naturais e Matemática de Jataí e região, este Câmpus do IFG propôs, em 2010, o Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Este curso reforçou o papel do IFG como formador de professores da educação básica e representou a oportunidade de aperfeiçoamento profissional na área de Educação Científica e Matemática, possibilitando aos professores e interessados na referida área de estudos, uma maior inserção no mercado de trabalho e, também, uma possível melhoria da educação, no município de Jataí e no Estado de Goiás.

Não obstante a relevância da atuação do IFG fsdnos âmbitos da formação inicial de professores e da pós-graduação acadêmica lato sensu, o Câmpus Jataí sentiu a necessidade de fazer frente a uma demanda que assola a realidade educacional, sobretudo o contexto do ensino de Ciências e Matemática, a saber: o insuficiente impacto da produção acadêmica sobre os processos desenvolvidos em sala de aula. Assim sendo, o projeto do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática foi elaborado em 2011 e aprovado pela CAPES em 2012, constituindo-se como espaço pragmático, de desenvolvimento e aplicação de produtos técnicos (e-books, aplicativos, sites e outras ferramentas de natureza instrucional) à realidade da educação científica e matemática, sem menosprezar o espaço de reflexões e aprofundamentos teóricos inerentes à pós-graduação strictu sensu.

O PPGECM/IFG é o segundo programa ofertado no estado de Goiás em ensino de Ciências e Matemática e o primeiro a ofertar mestrado profissional em ensino de ciências e matemática. Em junho de 2012, ocorreu o primeiro processo seletivo para ingresso de discentes. No dia 18 de junho de 2014, foi realizada a primeira defesa de dissertação e produto educacional. Desde então, o Programa já titulou 90 mestres, além de contabilizar 75 alunos regularmente matriculados no ano de 2024. 

No ano de 2019, com vistas a contribuir para a evolução da verticalização do ensino no IFG e para o desenvolvimento científico e tecnológico na região Centro-Oeste, foi elaborada a proposta do Curso de Doutorado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, aprovada em 2020 pela CAPES. Destaca-se que o curso de doutorado no PPGECM é consequência do desenvolvimento do curso de mestrado e empreende esforços do IFG no sentido de continuar impulsionando melhoria à educação. A formação de mestres e doutores é o que, indubitavelmente, mais contribui para a melhoria do ensino fundamental e médio. O PPGECM/IFG, nessa direção, desde a sua implantação, contribui para a melhoria do ensino de ciências e matemática na região Sudoeste do estado de Goiás e em outros estados do país.

 


Objetivo geral:

O objetivo do Programa é oferecer ao público-alvo, professores de diversos níveis de ensino e profissionais interessados na educação científica e matemática, uma formação especializada, nos níveis de mestrado e doutorado, atendendo às demandas educacionais local, regional e nacional relacionadas ao ensino de ciências e matemática. Com esse objetivo, o programa assume um caráter voltado para o desenvolvimento e a aplicação de produtos/processos, primando pela indissociabilidade teoria e prática, com foco na identificação e resolução de problemas reais do trabalho educativo, em espaços formais e não formais de ensino, favorecendo a atuação de seus egressos no estudo, pesquisa e intervenção na/sobre a educação básica e superior e possibilitando uma melhor qualidade da educação e o consequente desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da Região Centro-Oeste e do Brasil.  

Objetivos específicos:

• Capacitar professores para identificar e diagnosticar situações-problema na escola nos processos de ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática, propor e avaliar soluções inovadoras no ensino desses componentes curriculares;

• Promover o debate sobre a pesquisa em educação para ciências e matemática e seus enlaces com a sala de aula;

• Contribuir para a formação de professores em nível de mestrado e doutorado para atuarem na educação básica e superior de forma crítica e inovadora, acompanhando os atuais desafios da educação brasileira;

• Propiciar melhoria da formação profissional de professores do nível básico, do ensino superior e da pós- graduação, em termos de conteúdos específicos de Ciências (Biologia, Química e Física) e Matemática, de aspectos teóricos, metodológicos e epistemológicos relacionados ao ensino e ao uso de novas tecnologias;

• Formar profissionais com conhecimento interdisciplinar, possibilitando-lhes desenvolver unidades didáticas, projetos, cursos, em integração com as diferentes disciplinas e conteúdos da educação básica e superior;

• Desenvolver nos pós-graduandos a autonomia para refletir e redimensionar sua prática pedagógica e produzir conhecimentos que possam ser difundidos no ensino de ciências e matemática;

• Qualificar profissionais para analisar e desenvolver ações de educação ambiental e de divulgação científica;

• Propiciar aos profissionais de educação que não atuam em sala de aula conhecimentos voltados para a educação básica e, em especial, para o ensino de ciências e matemática.

 


 Colegiado do PPGECM/IFG - Mandato 2022-2024

O Colegiado do PPGECM/IFG colabora com os coordenadores dos cursos, no desempenho de suas funções, orientando e fiscalizando o funcionamento didático, científico e administrativo do Programa. Sua atual constituição é descrita a seguir:

 

 Presidente: Paulo Henrique de Souza (Coordenador do Doutorado - Portaria nº 0117, de 19 de janeiro de 2023)

Vice-Presidente: Carlos Cézar da Silva (Coordenador do Mestrado - Portaria nº 118, de 19 de janeiro de 2023.)

Representação
Titular
Suplente

Docente - Linha de Pesquisa: Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática (Ensino de Física e Química)

Ruberley Rodrigues de Souza

Felippe Guimarães Maciel

Docente - Linha de Pesquisa: Fundamentos, metodologias e recursos para a Educação para Ciências e Matemática (Educação Matemática)

Luciano Duarte da Silva

Adelino Cândido Pimenta

Docente - Linha de Pesquisa: Organização escolar, formação docente e Educação para Ciências e Matemática

Vanderleida Rosa de Freitas Queiroz

Rita Rodrigues de Souza

Docente - Linha de Pesquisa: Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade

Marluce Silva Sousa

Marlei de Fátima Pereira

Técnico-administrativo

Mara Sandra de Almeida

Liliane Paulino de Castro

Discente do Curso de Doutorado

Thiago Wedson Hilário

Joana Cristina Neves de Menezes

Discente do Curso de Mestrado

Filipe de Souza Cardoso

Roni França Silva

 

 


Infraestrutura          

O PPGECM/IFG conta com o suporte de infraestrutura de duas Unidades do IFG/Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo (onde está instalado o Programa) e Unidade Flamboyant. Destaca-se, nessa direção, que os espaços utilizados para as aulas são equipados com ar condicionado e existe a disponibilidade de internet sem fio nas duas unidades. 

 IFG - Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo                     IFG - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant

Fonte: https://www.ifg.edu.br/jatai 

Na Unidade Riachuelo o Programa dispõe dos seguintes recursos, de uso exclusivo:

  • sala de aula, com 40 lugares, equipada com som, projetor multimídia e computador desktop;
  • sala para defesas e seminários equipada para transmissão de defesas on-line e 60 lugares;
  • 4 salas de aula com 30 lugares;
  • 2 salas de estudos para os alunos;
  • laboratório de Informática;
  • sala de descanso e convivência para estudantes;
  • sala para a coordenação do Programa ;
  • sala para a assistência à coordenação do Programa;
  • sala de apoio administrativo ao Programa;
  • sala da secretaria de Pós-Graduação;
  • 5 salas de professores para atendimento individual e 1 para atendimento coletivo ;
  • 3 notebooks para uso dos docentes e discentes em atividades de aula e apresentações;
  • 5 microcomputadores para atividades administrativas;
  • 1 escâner;
  • 1 impressora a laser em rede, multifuncional, com escâner;
  • 4 projetores multimídia portáteis;
  • 3 câmeras filmadoras profissionais;
  • 2 câmeras fotográficas profissionais.

Sala para defesas e seminários - PPGECM/IFG - Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo


Fonte: acervo de fotos do PPGECM/IFG

Ainda na Unidade Riachuelo conta-se com auditório com capacidade para 280 pessoas, equipado com som, projetor multimídia e telão, de uso compartilhado com a comunidade interna e externa do IFG - Câmpus Jataí.

Auditório - Câmpus Jataí - Unidade Riachuelo

 
Fonte: https://www.facebook.com/semlic/photos_by

Na Unidade Flamboyant o PPGECM também dispõe dos seguintes recursos, para uso compartilhado com as demais coordenações de curso:

  • 2 miniauditórios com 53 e 63 lugares, respectivamente; 
  • 1 Biblioteca com salas para estudos individuais e em grupo, sala de leitura e sala de informática;
  • 5 Laboratórios de Informática;
  • 1 Laboratório de Biologia;
  • 1 Laboratório de Química;
  • 4 Laboratórios de Física;
  • 1 Laboratório de Matemática; 

Auditório - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant

Fonte: https://www.facebook.com/IFGJatai/photos_by   

Laboratórios didáticos

Os laboratórios de informática da unidade Riachuelo, onde ocorrem as aulas e as principais atividades do Programa, são destinados prioritariamente ao desenvolvimento das atividades de ensino, estudo e pesquisa dos docentes e discentes. Além destes, o Programa conta com a infraestrutura dos laboratórios de pesquisa e ensino existentes no Departamento das Áreas Acadêmicas do IFG, localizado na Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí. Parte dessa estrutura é reservada prioritariamente para o desenvolvimento das atividades propostas para os cursos de mestrado e doutorado. Os estudantes usufruem de laboratórios de Biologia, Física, Química, Matemática e de informática, instalados na Unidade Flamboyant, de uso compartilhado com os demais cursos. 

Laboratório de Informática - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant


Fonte: https://www.facebook.com/IFGJatai/photos_by

Recursos tecnológicos

O Programa dispõe de recursos de informática ligados à área acadêmica e administrativa. Todos os computadores disponíveis estão ligados em rede, com acesso à intranet e à internet. A secretaria de pós-graduação e a coordenação do PPGECM contam com computadores individuais e impressora a laser compartilhada por todos. Somam-se ainda acessórios de multimídia.

Os estudantes do Programa podem acessar os recursos de informática por meio dos laboratórios de informática exclusivos para os alunos do Programa e/ou por meio do uso da rede wireless, que possibilita a utilização de recursos on-line durante as aulas. 

O PPGECM/IFG possui também essa página eletrônica, na qual, além de informações gerais do curso, produtos educacionais e dissertações já defendidas são publicados e constituem-se material de consulta para o mundo.  Destaca-se que os sítios da instituição oferecem recursos de tradução para seis idiomas, além da tradução para Libras por meio do software Vlibras (ferramenta responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais - texto, áudio, vídeo em LIBRAS)

O Programa possui, ainda, uma sala virtual de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para o desenvolvimento de atividades remotas, a qual foi disponibilizada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do IFG. Contudo, nas atividades híbridas ou on-line desenvolvidas no Programa, utiliza-se também a plataforma Google Meet por sua amplitude, praticidade e gratuidade, o que favorece a participação de pesquisadores nacionais e internacionais nas palestras e bancas avaliadoras.

Outro recurso tecnológico que auxilia o controle e registro das atividades de extensão, principalmente, eventos do PPGECM/IFG é o Sistema Unificado de Gestão em Extensão e Pesquisa (SUGEP). Esse sistema permite o gerenciamento de eventos no âmbito do programa, como inscrições e emissões de certificados. 

Biblioteca

Faz parte da estrutura física disponível ao PPGECM/IFG, a biblioteca Veredas da Leitura, instalada na Unidade Flamboyant, cujo espaço físico tem área total de 813,78m². Seu acesso é livre para toda a comunidade interna e externa em seu horário de funcionamento, de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h. 

Para atender sua finalidade, ela mantém os seguintes serviços: empréstimo domiciliar; empréstimo especial; empréstimo entre bibliotecas; devolução, renovação e reserva; serviço de consulta local ao acervo online; acesso à internet – wireless; levantamento bibliográfico; elaboração de fichas catalográficas; treinamento ao usuário (Sophia e outros); divulgação e marketing; atividades culturais; orientação/treinamento ao uso do portal de periódicos capes; comutação bibliográfica.

Biblioteca Veredas da Leitura - IFG - Câmpus Jataí - Unidade Flamboyant 

Fonte: https://www.ifg.edu.br/jatai 

Acervos da Biblioteca 

 A biblioteca é constituída por diferentes suportes de informação inerentes às áreas do conhecimento dos cursos oferecidos, formando acervos específicos: acervo geral; acervo de multimeios; acervo de referência; acervo especial; acervo de consulta local; acervo de periódicos; acervo de monografias, dissertações e teses; acervo de normas técnicas/ABNT digital.

No acervo físico, destacam-se os livros extraídos do software Sophia. Os dados de 2024 registram 8.298 títulos e 19.529 exemplares, assim distribuídos por área do conhecimento: -Ciências Exatas e da Terra: 1.603 títulos e 4.919 exemplares; -Ciências Biológicas: 116 títulos e 237 exemplares; -Engenharias: 793 títulos e 3.131 exemplares; -Ciências da Saúde: 78 títulos e 181 exemplares; -Ciências Agrárias: 24 títulos e 62 exemplares; -Ciências Sociais Aplicadas: 590 títulos e 1.301 exemplares; -Ciências Humanas: 2.220 títulos e 4.751 exemplares; -Linguística, Letras e Artes: 2.744 títulos e 4.563 exemplares; -Multidisciplinar: 130 títulos e 386 exemplares. -Obras em Braile: 117 exemplares de livros, 69 CDs, 198 DVDs, 75 exemplares de periódicos.

Repositório de dissertações e produtos educacionais do IFG

O ReDI-IFG é um repositório público e gratuito que pode ser acessado por meio do link: https://repositorio.ifg.edu.br/. Publicam-se neste repositório todos os trabalhos de conclusão de curso do Programa, dissertações e produtos educacionais, entre outras publicações dos discentes e docentes. Nesse sentido, o ReDI-IFG se constitui como o principal meio de divulgação das dissertações e produtos educacionais do Programa. Nele estão publicados mais de 320 dissertações e produtos educacionais, o que informa a significativa produção científica do PPGECM/IFG ao longo de sua existência, proporcionando visibilidade e destaque aos produtos educacionais, além de atender às  orientações da Capes quanto à necessidade de divulgação dos produtos educacionais em plataformas livres.

Outros acervos virtuais e recursos tecnológicos

Além do Repositório Digital do IFG, destaca-se que a Biblioteca Veredas da Leitura recomenda acervos virtuais e dispõe de recursos tecnológicos para discentes e servidores do IFG, tais como: