Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Cidade de Goiás > Notícias do Câmpus Cidade de Goiás > Reunião com equipe do Goiás Turismo discute parceria para execução de projetos em comunidades quilombolas
Início do conteúdo da página
Extensão

Reunião com equipe do Goiás Turismo discute parceria para execução de projetos em comunidades quilombolas

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2023, 11h27 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 11h27

O objetivo da reunião foi discutir maneiras de colocar em prática projetos já aprovados em editais de fomento

imagem sem descrição.

No último dia 14 de março, a professora Ádria Borges participou de reunião com uma equipe da Goiás Turismo para discussão de parceria para a execução de projetos de turismo junto à comunidades quilombolas. Participaram da reunião Fernando Magalhães Filho, da gerência de estudos, pesquisa e qualificação da Goiás Turismo, Janete Rego da Universidade Estadual de Goiás (UEG - Cora Coralina) e Ana Glécia, representante da Associação quilombola do povoado Moinho de Alto Paraíso de Goiás.

A professora explica que foi iniciado um diálogo junto ao órgão para fechar parcerias para execução de projetos de Turismo que foram aprovados em editais de fomento da Fundação Boticário e FAPEP. "O IFG Cidade de Goiás aprovou em conjunto com a Associação Quilombola do Povoado do Moinho e em parceria com a  UEG Cora Coralina e o ICMBIO- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros,  o projeto que realiza diagnóstico sobre a importância da "Trilha do Cavaleiro" na região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros-Goiás. A proposta foi submetida à Chamada Pública 016/2022 – Chamada para o fortalecimento das áreas naturais protegidas no Nordeste Goiano - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás | Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, tendo a minha coordenação".

O Quilombo do Moinho é uma comunidade localizada em Alto Paraíso de Goiás, e tem parte da sua área dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A comunidade busca se fortalecer economicamente e se integrar ao turismo regional. O projeto tem como objetivo descrever, demarcar e reconhecer o potencial turístico do território da comunidade quilombola por meio da elaboração do Documento Técnico do Potencial Turístico. No mesmo sentido realizar um curso para condutores de turismo, considerando o perfil de visitantes de unidades de conservação e o turismo de base comunitária como forma de qualificar o integrar ao turismo local e de geração de renda.

O objetivo é realizar uma pesquisa com os moradores mais antigos sobre a trilha para sua descrição histórica. O mapeamento será realizado por georreferencimento. Os pontos principais da trilha com atrativos visuais, considerando os aspectos etnográficos, históricos, paisagísticos, etnobotânicos também serão considerados. Espera-se que com este trabalho realizado esses dados sejam utilizados para a elaboração dos documentos necessários para o potencial uso da trilha com fins turísticos. Será construído um Plano de Turismo em conjunto com a comunidade quilombola, considerando a trilha do cavaleiro e demais atrativos turísticos na perspectiva da Base Comunitária.

 Ádria ainda explica que na reunião também foram tratadas questões referentes aos demais projetos em andamento, como o projeto "Tem um quilombo nas trilhas da Cidade de Goiás" junto à comunidade quilombola do Alto Santana, coordenado pela mesma equipe e os projetos "Produtos kalunga da Sociobiodiversidade do Cerrrado", além do "Farofa do Cerrado: produto da Sociobiodiversidade" com as comunidades quilombolas da Chapada dos Veadeiros-GO, sob coordenação do professor Diogo de Souza Pinto, do IFG Cidade de Goiás.

Fim do conteúdo da página