Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Semana Fashion Revolution no IFG Aparecida fortalece reflexões sobre moda sustentável
Início do conteúdo da página
Sustentabilidade

Semana Fashion Revolution no IFG Aparecida fortalece reflexões sobre moda sustentável

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2023, 12h28 | Última atualização em Segunda, 08 de Maio de 2023, 13h18

O Movimento Fashion Revolution é realizado mundialmente destacando a necessidade de a cadeia produtiva da moda ter foco nos direitos humanos e ambientais

Alunas do curso de Modelagem do Vestuário em oficina de bordado da Fashion Revolution no IFG Aparecida
Alunas do curso de Modelagem do Vestuário em oficina de bordado da Fashion Revolution no IFG Aparecida

Alunas e alunos do Curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário (EJA) do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia participaram, de 25 a 27 de abril, da Semana Fashion Revolution. O evento, realizado no IFG Aparecida, teve palestras, oficinas e outras atividades com foco nos direitos humanos e ambientais no mundo da moda. A atividade foi organizada pelos professores Elisângela Tavares da Silva, Mônica Rodrigues de Oliveira de Jesus, Regis Puppim e Raquel Araujo Mendes de Carvalho, que é a coordenadora do curso.

A Fashion Revolution é um movimento mundial que existe há 10 anos e promove a discussão sobre a cadeia produtiva de moda, bem como sobre as possibilidades para que ela seja justa, inclua pessoas, respeite os direitos da natureza e resgate os saberes ancestrais. As atividades da Fashion Revolution são ligadas a questionamentos reflexivos, como “Quem fez as minhas roupas?”, “Do que são feitas minhas roupas?” e “A cor de quem fez as minhas roupas”.

No Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, a Fashion Revolution está em sua terceira edição, como forma de fortalecer, especialmente junto ao curso Técnico em Modelagem do Vestuário, a conscientização sobre os impactos socioambientais da indústria da moda, valorizar quem trabalha na confecção das roupas, incentivar a transparência e fomentar a sustentabilidade. A professora Elisângela Tavares acredita que o evento conseguiu chamar a atenção para uma necessária mudança de comportamento e para fortalecer questionamentos sobre o consumo desenfreado.

As palestras realizadas no IFG Aparecida este ano foram “Do pó ao pó: tingimentos sustentáveis”, ministrada pela fotógrafa Marion Therese Rupp, que atua na área de moda; e “Bordado a mão e o macramê: o trabalho manual e o seu valor ancestral”, ministrada por Rosimeire Bueno e Fernanda Barbosa. Rosimeire é egressa do curso técnico em Modelagem de Vestuário, é bordadeira, modelista, costureira e empreende num ateliê em casa. Fernanda é aluna do curso, trabalha com teatro e dança e empreende com o macramê (uma técnica de tecelagem manual), que ela aprendeu em Projeto Integrador do curso no 5⁰ período e, desde então, vem aperfeiçoando. Os participantes da Semana Fashion Revolution no IFG Aparecida também também assistiram a palestras com as professoras Elisângela e Mônica e integraram oficina de bordado.

 

IMAGENS

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página