Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Reflexões sobre o ato de brincar envolvem estudantes do 5º período de Pedagogia Bilíngue
Início do conteúdo da página
Pedagogia Bilíngue

Reflexões sobre o ato de brincar envolvem estudantes do 5º período de Pedagogia Bilíngue

Publicado: Quinta, 17 de Agosto de 2023, 10h34 | Última atualização em Quinta, 17 de Agosto de 2023, 11h01

O assunto é central no componente curricular PEEI: Infância e Produção Cultural e realiza atividades envolvendo teoria e prática em diferentes disciplinas

Professora Alciane Macedo com alunas do curso de Pedagogia Bilíngue (atualmente no 6º período) e intérprete de Libras do IFG Aparecida, apresentando painéis interativos produzidos pela turma e entregues em escolas campos de estágio
Professora Alciane Macedo com alunas do curso de Pedagogia Bilíngue (atualmente no 6º período) e intérprete de Libras do IFG Aparecida, apresentando painéis interativos produzidos pela turma e entregues em escolas campos de estágio

A importância do ato de brincar no processo de ensino e aprendizagem na educação de crianças surdas e ouvintes é assunto levado muito a sério no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG. O componente curricular “Práticas de Ensino/Estudos Integradores (PEEI): Infância e Produção Cultural” ofertado no 5º período do curso, conquista participação bastante envolvente dos futuros pedagogos, que têm no IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia a “Bilingoteca” ou brinquedoteca bilíngue, como laboratório de estudos e pesquisas na área.

Cada período do curso de Pedagogia Bilíngue tem um tema diferente em estudo no componente de Práticas de Ensino/Estudos Integradores, sendo que as atividades trabalhadas no 5º período, com o eixo “Infância”, consideram a importância do brincar e do processo educativo na apropriação dos elementos da cultura, com destaque à cultura goiana, para o processo de humanização das crianças. Ao trabalhar a relação entre infância e cultura, o PEEI: Infância e Produção Cultural proporciona reflexões sobre o papel da escola na formação cultural da criança, que também é produtora de cultura, sobre a influência da mídia na formação da criança e outros pontos.

Professores de diferentes disciplinas atuam em uma proposta articulada em questões que envolvem a construção social e histórica da infância. A professora Alciane Barbosa Macedo Pereira, que coordena o PEEI: Infância e Produção Cultural, explica que a ação articulada visa a “potencializar a discussão sobre a infância contemporânea, a construção social e histórica das concepções de infância, bem como as relações pedagógicas, as produções culturais voltadas para o público infantil e a não universalização da infância”.

 

Ações realizadas em 2023/1

A turma que concluiu o 5° período no semestre 2023/1 se envolveu, segundo relata a professora Alciane, em vivências que possibilitaram a relação teoria e prática, bem como a realização de discussões sobre as temáticas relevantes para a compreensão da infância, para além da sala de aula e da experiência de aulas expositivas. Entre as atividades que integraram as diferentes disciplinas do período e seus diversos saberes, podem ser destacadas :

- Produção de material pedagógico para a regência no Estágio Supervisionado em Educação Infantil - Painéis sensoriais foram construídos e entregues nos campos de estágio - instituições de educação infantil (professora Alciane Macedo, a partir do planejamento realizado junto às professoras Ruskaia Mendonça e Keith Braga). Link para fotos

- Articulação com as disciplinas de Fundamentos e Metodologias da Educação Infantil e Literatura e Formação do Leitor por meio do estudo de obras goianas de literatura infantil (professores Alexssandro Moura e Ruskaia Mendonça)

- Visita ao CMEI - Village (professoras Alciane Macedo e Ruskaia Mendonça) Link para fotos

- Construção de seminário sobre as produções culturais para a infância ouvinte e para a infância surda (professores Alciane Macedo, Waléria Vaz, Germano Lopes, Diego Vaz e Carlos Otto)

- Visita técnica à Cidade de Goiás e conversa com a professora e escritora Diane Valdez, a fim de aprofundar os estudos sobre a infância goiana (professoras Alciane Macedo e Ruskaia Mendonça) Link para fotos

- Visita técnica ao Departamento de Educação Infantil da UFG, para conhecer espaços públicos de Educação Infantil (professoras Alciane Macedo e Ruskaia Mendonça) Link para fotos.

 

No contexto da disciplina optativa "Psicologia Histórico Cultural", ministrada pela professora Alciane Macedo, importantes reflexões têm sido realizadas junto às alunas e aos alunos do 5º período em cada semestre. Um dos objetivos da disciplina é levantar possíveis contribuições pedagógicas da teoria de Lev Vigotski, considerado um dos principais teóricos da pedagogia contemporânea, para questões levantadas pelos e pelas discentes. No último semestre, os estudantes elaboraram, em duplas, ensaios acadêmicos que foram apresentados à comunidade do câmpus em uma mostra de banners, intitulada “O Vigotski que nós (não) conhecemos”. Link para imagens da mostra

 

 

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página