Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Conteudo do Menu Superior > IFG > Câmpus > Águas Lindas > Notícias do Câmpus Águas Lindas > Câmpus Águas Lindas produz cerca de 8 mil máscaras de tecido em projeto do IFG
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

Câmpus Águas Lindas produz cerca de 8 mil máscaras de tecido em projeto do IFG

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 15h00 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 09h17

Atividades tiveram início em julho com a participação da comunidade interna e externa

imagem sem descrição.

A produção de máscaras de tecido feita pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas em ação coordenada pelo Câmpus Aparecida de Goiânia já está em fase de finalização. Em Águas Lindas, foram selecionadas 10 costureiras (6 alunas e 4 membros da comunidade externa) e produzidas quase 8 mil máscaras no formato 3D e bico de pato (anatômica).

A produção segue as orientações e os padrões de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As equipes de costura receberam vídeos sobre higienização do local de trabalho e um manual com o passo a passo de montagem do produto em escala, garantindo a qualidade do produto e agilidade para quem trabalha.

Os kits de máscaras já estão sendo empacotados, rotulados e na sequência começarão a ser distribuídos a toda a comunidade do IFG e também comunidade externa, em pontos estratégicos que serão definidos a partir da sugestão dos servidores.

No câmpus, a ação foi coordenada pela professora Zilka dos Santos e contou com a colaboração de servidores, bolsistas, além de discentes voluntários. A professora destaca o esforço e cuidado diários das costureiras participantes: “ações como essa são muito importantes para auxiliar a comunidade na proteção individual e coletiva contra a Covid-19, especialmente às pessoas em situação de vulnerabilidade.”

A estudante do curso técnico em Enfermagem e bolsista do projeto, Agda de Freitas, considera a experiência gratificante: “ajudou a divulgar o meu trabalho como costureira e também a obter mais experiência na fabricação de máscaras... É muito bom poder ajudar o próximo e ainda ocupar a mente nesses tempos difíceis, este projeto me deu a oportunidade de ter uma renda extra já que meu trabalho foi afetado pelas medidas de prevenção, e ao mesmo tempo fiquei protegida podendo trabalhar de casa”, afirma.

Já a integrante bolsista da comunidade externa, Maria de Jesus, considera a participação do projeto como uma superação pessoal e profissional: “nossas mãos ajudaram pessoas e juntas vimos o projeto se transformar em algo grandioso, cada uma de sua casa... Foi através dele que minha filha começou a gostar e admirar a costura, e hoje ela ajuda no meu trabalho”, declara.

 

Sobre o projeto

O projeto de extensão “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19” é institucional, coordenado pelo Câmpus Aparecida de Goiânia, com professoras e alunas do curso de Modelagem, e conta com a participação da Reitoria do IFG e de outros 12 câmpus. A ação é uma parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), para proteção individual de uso não hospitalar na prevenção à transmissão e contágio pelo novo coronavírus.

 

*Projeto com recursos de Termo de Execução Descentralizada da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)

 

Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página